quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADES- 9º ANO- SEMANA DO DIA 27/04/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 27/04/2020 À 30/04/2020

9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ELAINE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:Identificar o tema dos textos,localizar informações explícitas,reconhecer diferentes  formas de tratar uma informação na comparação de textos .


1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?
_________________________________________________________

2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.

3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.
___________________________________________________________

4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
___________________________________________________________

5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.

6ª) Escreva a logomarca da propaganda.
____________________________________________________________

7ª) Escreva o slogan da propaganda.
_____________________________________________________________

8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?
_____________________________________________________________

9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.

10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.
.

Leia e responda.


1º)  O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?
______________________________________________________________________

2ª) Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
______________________________________________________________________

3ª)  Que recursos foram empregados visando ao sucesso do propaganda?
______________________________________________________________________

4ª) Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
_____________________________________________________________________


Fonte:https:saladeaula.blogspot.com2016.

PROFESSORA SIMONE LUZ

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
 Campo de Atuação: Jornalístico Midiático.
 Prática de linguagem: Leitura/ Produção/ Análise linguística e Semiótica.         
 Código: EF69LP03D / EF69LP07B / EF89LP37
 Descritor: Identificar crítica ou ironia/humor presente nas tirinhas, notícias etc.                                         
                   Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.      
                  Objeto de estudo: Textualização / apreender os sentidos globais do texto. 





TEMPO PREVISTO: 2 aulas
 Os alunos acessarão os sites indicados e realizarão a leitura das notícias sobre o Covid -19, serão orientados para que façam a leitura com atenção e anotem a curva de crescimento da doença atingida durante a semana de 27 a 30/04, relatada na notícia do G1 e a queda do isolamento social apontado na notícia do São Paulo Faz Notícias, além de fazerem um mapa conceitual, aprendido em sala de aula (atividade da apostila), sobre os temas abordados nas duas notícias. Esse mapa conceitual deve conter uma comparação entre o aumento de casos da Covid-19 e o fato da queda de isolamento social relatado na segunda notícia.

·         Para os alunos que não têm acesso à Internet, a escola disponibilizará o material impresso para a realização da atividade.



ATIVIDADE 2- Questões sobre as notícias lidas (anexadas a esse roteiro)
TEMPO PREVISTO: 2 aulas
  As questões relacionam-se sobre a intenção dos autores por trás da notícia, como sabemos se não é fake, ideia principal etc.


ATIVIDADE 3 – Os alunos farão as seguintes atividades em forma de relatório:
(Essas notícias também estão nos sites que acessarão descritos acima)
50 DIAS DA DOENÇA: Compare a situação do Brasil com China, Itália, EUA e outros países.
MAPA: Veja as cidades com casos de corona vírus no Brasil.
SINTOMAS: Febre, tosse e dificuldade de respirar são os mais citados; entenda.
TEMPO PREVISTO: 2 aulas

ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO DE NOTÍCIA
TEMPO PREVISTO: 2 aulas
 Os alunos elaborarão uma notícia para ser publicada no Blog da escola sobre como nos prevenirmos contra o Covid – 19, contendo informações precisas sobre contágio, prevenção e argumentos que comprovem que o isolamento social pode diminuir o contágio, eles deverão usar dados coletados durante as atividades realizadas. Como os alunos já viram, em sala, os elementos que compõem uma notícia como manchete, lide deverão segui-los para elaborarem sua própria notícia.
·         Será anexado junto ao plano as questões, uma folha para fazerem um mapa conceitual, um resumo do lide, o relatório da atividade 3 e um para a produção do rascunho da notícia.


______________________________________________________________________

MATEMÁTICA
PROFESSORES ROSELI E JOSÉ DILSON

Habilidades desenvolvidas: [habEF09MA01]
Atividades desenvolvidas: Localizar números reais na reta numérica



Atividade 1 –  
Tempo previsto:  2 aulas

 1- Em uma reta numérica são colocados todos os números de determinado conjunto sobre ela assinale a alternativa correta:
a) A reta numérica é uma reta comum. Entre ela e os números reais, foi criada uma correspondência biunívoca em que cada ponto está relacionado com um [único número real e vice-versa.
b) A reta numérica é uma reta na qual foram colocados todos os números reais de modo que os números mais à esquerda são maiores que os números mais à direita.
c) É chamado de origem onde a reta numérica nasce. Sendo assim, o menor número encontrado na reta é a sua origem.
d) O número é nulo e, por isso, não está na reta numérica.
e) Os números inteiros são colocados na reta numérica de qualquer maneira. O importante é que entre eles estejam os números decimais.

2- A respeito dos números irracionais na reta numérica, assinale a alternativa correta:
a) Os números irracionais não podem ser marcados na reta numérica pois não há espaço para eles.
b) Os números irracionais podem ser marcados na reta numérica ao final de cada intervalo e após os números decimais.
c) Os números irracionais podem ser marcados na reta numérica, mas devem estar próximos ao zero.
d) Os números irracionais não podem ser marcados na reta numérica pois não existe representação fracionária para eles.
e) Os números irracionais podem ser marcados na reta numérica entre os números racionais mais próximos deles.


______________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA VIVIAN
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Práticas corporais de aventura  (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas
ATIVIDADE 1-


Atividade:
I •.•J espaço territorial e seus recursos ambientais incluindo, as águas jurisdicionais, corn características naturais relevantes, legalrnente instituído pelo poder pulico, corn objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de adrninistraçao, ao qual se aplicarn garantias adequadas de proteção (BRASIL, 2000a, p. 07).


Faça uma a leitura do trecho acima e pesquise:
O que é uma unidade de conservação?
Para que serve as unidades de conservação?
Quais são os benefícios ao meio ambiente trazidas pelas unidades de conservação?
Na cidade onde você mora existe alguma unidade de conservação? 
Você já foi a uma unidade de conservação?
Sugestão de leitura: livro entre o urbano e a natureza: a inclusão na aventura



ATIVIDADE 2-

Pesquise quais são os 8 princípios do pega leve, diga qual é a principal contribuição para o meio ambiente ?
Faça uma lista dos esportes de aventuras que você conhece!
Escolha o seu preferido e procure onde e quando surgiu essa prática?
- Quando e como essa prática chegou ao Brasil?
- Quais são as principais características e objetivos dessa modalidade?
- Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua prática.
- Quais são as regras e como funciona uma competição dessa modalidade? 
_________________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA EGILSA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Estabelecer relações entre textos verbais e/ou não verbais;
Reconhecer e interpretar os diferentes tipos de linguagens artísticas

Observação: neste momento tão diferente  daquele que estamos acostumados, boa parte das pessoas buscam se adequar a um novo modo de vida. Na educação não é diferente, e para que possamos ter   êxito na aprendizagem será necessário uma maior adequação ao modo de se estudar. Lembre-se que este desafio de mudança  compete a  todos nós, professores e alunos.  Leve a sério as atividades mesmo estando em casa  e siga algumas dicas que se colocadas em pratica provavelmente os ajudarão a desenvolver de forma mais correta  a este e  aos próximos exercícios:
- Pesquise,  mas, não se desespere caso algo esteja fora do seu alcance, como por exemplo: internet ou qualquer outro recurso.                                                                                                                                           
- Planeje seus horários;                                                                                                          
- Deixe um espaço reservado para seu momento de estudo;                                                - Afaste de seu redor tudo aquilo que desvie sua atenção.                                                           
Boa atividade.                                                                                                                                           Professora: Egilsa.

Copie em seu caderno- 2ª Atividade de Arte­- 9°ano:A/B/C/D/E
Nesta atividade deveremos compreender dois tipos de textos: verbal e não verbal e estabelecer relações que possam existir entre eles. Para compreender melhor o que é um texto verbal e não verbal leia o texto abaixo e em seguida produza a atividade pedida.
O que é um Texto verbal e não verbal
Texto verbal – O texto verbal é aquele que se estrutura por meio da palavra – oral e escrita. Assim, é correto dizer que, para que façamos uso da linguagem verbal, é essencial que sejamos falantes/usuários de uma língua, esse tipo de linguagem manifesta-se em nossa fala, nos textos  que escrevemos, naqueles que lemos nos veículos de comunicação, bem como em propagandas, obras literárias  e em tantas outras situações.
Já o texto não verbal é um tipo de linguagem que não se estabelece por meio de palavras, mas, muitas vezes, por meio de  símbolos, por exemplo: o nosso corpo, as nossas expressões faciais e o próprio silêncio, às vezes, constroem mais sentido do que uma fala ou um texto escrito. Basta nos lembrarmos daquele olhar de mãe, ao repreender uma criança sem sequer pronunciar uma palavra. Exemplos de linguagem não verbal: Mímicas, desenhos, pinturas, esculturas, coreografias, semáforos, placas de trânsito... São incontáveis os modos de ocorrência da linguagem não verbal.

• Agora que você já sabe o que é um texto verbal e não verbal, analise os dois exemplos abaixo, (o primeiro se trata de uma pintura de Candido Portinari e o segundo um poema de  Guibson Medeiros), e assinale um X na alternativa correta. 
Texto l                                                                 


                                                                Disponível em: www.todamateria.com.br

Texto ll

Retirantes.

A esperança é o suporte
do sertanejo peregrino
onde à seca, não há sorte
que sustente o nordestino
sem temer o vão da morte
leva a vida a própria sorte
pelas vias do destino.


Sobre os dois textos é correto afirmar:
(  ) Tratam do mesmo tema entretanto as idéias são divergentes.
( ) A pintura e o poema, tratam da mesma idéia apresentando  indivíduos dentro do mesmo contexto social e cultural.
(  ) Tratam de temas completamente opostos.
(  ) Não podem tratar do mesmo assunto, já que, um se trata de uma pintura e o outro de uma escrita.
(  ) Nenhum dos textos transmitem qualquer assunto.


Você sabe o que significa a palavra retirante? Faça uma breve pesquisa e responda em poucas linhas (2 ou 3) o sentido desta palavra.


• Agora nos lembraremos das ultimas  aulas de Arte neste ano de 2020, em que falamos sobre as 4 linguagens artísticas e suas atividades. Observe o texto abaixo e em seguida responda a questão.


Linguagens artísticas   

Artes visuais- Envolve a fotografia, o desenho, a escultura, a  pintura, o grafite e a gravura.                                                                                                                                                   Teatro- Envolve a dramatização, a cena/encenação, a representação.
Musica-Envolve os sons e sua organização de forma harmoniosa.
Dança- Envolve o movimento corporal.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Sobre o texto l, que se trata de uma pintura a óleo feita pelo artista brasileiro Candido Portinari.é correto afirmar que...

(  ) Pertence a linguagem das artes visuais.
(  ) Pertence a linguagem do teatro.
(  ) Pertence a linguagem do cinema.
(  ) Pertence a linguagem da dança.
(  ) Pertence a linguagem da literatura.

__________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSOR PLÍNIO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive

Para os 9os anos do Ensino Fundamental II quero um trabalho com o tema ¨O surto de Gripe Espanhola no Brasil e no mundo ¨ 

- Capa;
- Manuscrito, no mínimo 3 paginas , em folha de almaço / sulfite;
- Conclusão;
- Fonte de pesquisa (proibido wikipedia) ;
__________________________________________________________________

GEOGRAFIA
PROFESSOR EDNA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: analisar características físicas do continente europeu

1)Pesquise  e registre no caderno as vegetações  do continente europeu presentes na legenda abaixo.
2) Registre no caderno  imagens dessas vegetações  impressas (se possível), desenhadas  a mão ou colagens. Quantas forem possíveis.

_______________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA DIGNAMARA E IRAN

HABILIDADE DESENVOLVIDA:
(EF09LI07) Recursos de argumentação; Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

Leia o artigo de opinião abaixo, e também assista o vídeo neste link:  https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506

Agora respondam:
1- Qual é o assunto principal deste artigo de opinião(texto)?          
2- Porque algumas frases do texto, estão grifadas? 
3- Você gostou do vídeo, explique porque? 
4- A respeito do que este vídeo fala?  

O texto acima foi retirado da revista Newsweek e publicado no dia 28/8/2018. A revista Newsweek é uma revista de notícias semanal norte-americana, publicada na cidade de Nova Iorque e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. Na atualidade é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com publicidade. O artigo sugerido para leitura foi retirado da edição online e está localizado na seção Opinion. No que se refere ao leitor pressuposto da revista, como ela traz notícias nacionais e internacionais e aborda temáticas variadas, não podemos especificar em detalhes qual o perfil desse leitor.

Agora, responda estas perguntas...




____________________________________________________________

CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EFO9CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O QUE É MATÉRIA?
PESQUISA: MUDANÇAS DO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

ATIVIDADE 1- O QUE É MATÉRIA?
TEMPO PREVISTO: 1h

     Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Além dessas características, ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos.
     A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.
     Poderíamos citar milhares de exemplos, já que a matéria é bem abrangente. Mas, será que existe algo que não seja matéria? Com certeza, sim, porém, nesse caso, é denominado de energia, como os seguintes exemplos:
·         LUZ: denominada de energia luminosa;
·         SOM: denominado de energia sonora;
·         FOGO: associação das energias térmica e luminosa;
·         ELETRICIDADE: denominada de energia elétrica;
·         CALOR: denominado de energia térmica;
·         RAIOS-X: uma forma de energia eletromagnética;
A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que ocupa espaço e possui massa, e a outra, não.
A matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.
CORPO: trata-se de uma parte da matéria. Exemplos: fio de lã, caco de vidro, tronco de árvore.
OBJETO: trata-se de uma parte da matéria que apresenta uma utilização específica. Exemplos: camisa, vidro e, cadeira.




ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Os estados físicos mais comuns em que podemos encontrar a matéria são:
·         SÓLIDO: estado em que as partículas ( átomos ou moléculas), que formam a matéria, apresentam o maior nível de organização. Exemplo: gelo.
·         LÍQUIDO: estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, apresentam um menor nível de organização. Exemplo: água líquida.
·         GASOSO: estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, não apresentam organização. Exemplo: vapor de agua.


ATIVIDADE 2- PESQUISA-PROCESSOS ENVOLVIDOS NAS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA.
TEMPO PREVISTO: 2hs

     Faça uma pesquisa sobre os processos envolvidos nas mudanças de estado físico da matéria, tais processos são:

·         FUSÃO
·         VAPORIZAÇÃO
·         SOLIDIFICAÇÃO
·         LIQUEFAÇÃO OU CONDENSAÇÃO
·         SUBLIMAÇÃO
·         RESSUBLIMAÇÃO

 
Obs: Descreva os processos e realize desenhos para expressar as mudanças nos estados físicos da matéria.

 PROFESSORA MICHELE

(EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.

TEMPO PREVISTO: 4 aulas

1- O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:
a)      Uma bola de tênis;
b)      Uma bola de futebol;
c)       Uma bola de pingue-pongue;
d)      Uma bola de bilhar;
e)      Uma bexiga cheia de ar.


2- Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
a)      Demócrito                         (   ) Descobridor do nêutron.
b)       Thomson                          (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c)       Rutherford                        (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
d)      Dalton                                 (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e)      Chadwick                            (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.


3- (UFRS-RS) O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à medida que determinados fatos experimentais eram observados, gerando a necessidade de proposição de modelos atômicos com características que os explicassem.



A associação correta entre o fato observado e o modelo atômico proposto, a partir deste subsídio, é:
a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4
b) I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3
c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2
d) I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3
e) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2

________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA
PROFESSORA MARINA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Construir e valorizar positivamente a si próprio e conhecer uns aos outros.

ATIVIDADE 1- COMO EU ME VEJO?

     Através de desenhos, represente as seguintes imagens:

·         Como eu me vejo;
·         Como eu acho que os outros me veem;
·         Como eu gostaria de ser;
·         Como os outros gostariam que eu fosse;
·         Como eu tenho medo de ser;
·         Como eu posso vir a ser realmente.


ATIVIDADE 2- REFLEXÃO E ANOTAÇÃO


     Após a realização dos desenhos da atividade 1, faça uma pequena reflexão :
   
·         OS QUE VOCÊS SENTIRAM AO DESENHAR COMO VOCÊS SE VEEM

     E após isso escreva no caderno o significado de cada desenho.
     EXEMPLO: Como eu gostaria de ser (se você desenhou um super- herói...). Porque você gostaria que as pessoas te vissem dessa forma?

____________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOCAÇÃO
PROFESSORA LILIAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Reconhecer a linguagem digital  

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Roteiro de atividades  proposto por email . aula proposta no CMSP sobre o tema Cyberbullying  , criar uma história em quadrinho , vídeos utilizando os aplicativos da redes sociais para informar e apoiar as pessoas sobre o tema.


ATIVIDADE DO MUNDO DIGITAL
ATIVIDADE 1 e 2 – PESQUISAR ( O QUE PEDE NA APOSTILA ).
Criará cartões para verbetes ( recortar e representar no caderno).

TEMA – CONHECENDO A RELAÇÃO DE TODA TECNOLOGIA COM A TECNOLOGIA



ATIVIDADE 1 – PESQUISA
NUVENS DE PALAVRAS , VOCÊS PODEM DESENHAR OU RECORTAR E COLAR COMO DESCREVE NA APOSTILA E ESCREVER  ( MAPA DE CONCEITO DE PALAVRAS) , QUE VOCÊ PESQUISOU SOBRE TECNOLOGIA .


PROFESSOR ADRIANO

O que fazer depois que assistir às aulas?
(Lembrando que será até o retorno das atividades escolares) 


Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).



Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e qual plataforma digital você acompanhou:


OBS: O estudante que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.

Professor: Adriano (TECNOLOGIA)


_______________________________________________________________________






Um comentário:

  1. O professor Plínio, já tinha passado aqui no site uma pesquisa (no caderno) com esse mesmo tema "o surto de gripe espanhola no Brasil e no mundo" e eu já fiz. Mas agora ele está pedindo em forma de trabalho, eu preciso fazer o trabalho mesmo eu já tendo feito a pesquisa?

    ResponderExcluir