ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 27/04/2020 À 30/04/2020
9º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ELAINE
Leia e responda.
______________________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSORES ROSELI E JOSÉ DILSON
PROFESSORA MICHELE
(EF09CI03)
Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a
conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar
estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas
científicas.
PROFESSORA ELAINE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:Identificar o tema dos textos,localizar
informações explícitas,reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação
de textos .
1ª) Qual
a tipologia do texto em estudo?
_________________________________________________________
2ª) O
objetivo do texto é
a)
promover uma ideia.
b)
motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender
um produtor.
d) falar
sobre a importância de uma boa alimentação.
3ª)
Escreva a frase impacto da propaganda.
___________________________________________________________
4ª) Qual
a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro
famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
___________________________________________________________
5ª) Que
tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal
e não verbal.
c)
Subjetiva.
d) Formal e informal.
6ª)
Escreva a logomarca da propaganda.
____________________________________________________________
7ª)
Escreva o slogan da propaganda.
_____________________________________________________________
8ª) Como
os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?
_____________________________________________________________
9ª) O
anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos
jovens.
b) aos
adultos.
c) às crianças.
d) aos
idosos.
10ª) O
texto em estudo é um exemplo de gênero
a)
publicitário.
b)
informativo.
c)
classificado.
d)
notícia.
.
Leia e responda.
1º) O
anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o
nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do
anúncio em estudo?
______________________________________________________________________
2ª) Quem é o responsável pela
publicação desse anúncio?
______________________________________________________________________
3ª) Que recursos foram
empregados visando ao sucesso do propaganda?
______________________________________________________________________
4ª) Identifique o verbo no
imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
_____________________________________________________________________
Fonte:https:saladeaula.blogspot.com2016.
PROFESSORA SIMONE LUZ
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Campo de Atuação: Jornalístico Midiático.
Prática de linguagem: Leitura/ Produção/
Análise linguística e Semiótica.
Código: EF69LP03D / EF69LP07B / EF89LP37
Descritor: Identificar crítica ou
ironia/humor presente nas tirinhas, notícias etc.
Produzir
textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de
produção e circulação.
Objeto de estudo: Textualização
/ apreender os sentidos globais do texto.
ATIVIDADE 1- Leitura dos textos
jornalísticos acessados através dos sites: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/23/curva-de-mortes-de-covid-19-no-brasil-esta-mais-rapida-que-a-da-espanha-dizem-universidades.ghtml
TEMPO PREVISTO: 2 aulas
Os alunos acessarão os sites indicados e
realizarão a leitura das notícias sobre o Covid -19, serão orientados para
que façam a leitura com atenção e anotem a curva de crescimento da doença
atingida durante a semana de 27 a 30/04, relatada na notícia do G1 e a queda
do isolamento social apontado na notícia do São Paulo Faz Notícias, além de
fazerem um mapa conceitual, aprendido em sala de aula (atividade da apostila),
sobre os temas abordados nas duas notícias. Esse mapa conceitual deve conter
uma comparação entre o aumento de casos da Covid-19 e o fato da queda de
isolamento social relatado na segunda notícia.
·
Para os alunos que não têm acesso à Internet,
a escola disponibilizará o material impresso para a realização da atividade.
|
ATIVIDADE 2-
Questões sobre as notícias lidas (anexadas a esse roteiro)
TEMPO PREVISTO:
2 aulas
As questões relacionam-se sobre a intenção
dos autores por trás da notícia, como sabemos se não é fake, ideia principal
etc.
ATIVIDADE 3
– Os alunos farão as seguintes atividades em forma de relatório:
(Essas notícias
também estão nos sites que acessarão descritos acima)
50 DIAS DA
DOENÇA: Compare a situação do Brasil com China, Itália, EUA e outros países.
MAPA: Veja as
cidades com casos de corona vírus no Brasil.
SINTOMAS: Febre,
tosse e dificuldade de respirar são os mais citados; entenda.
TEMPO PREVISTO:
2 aulas
ATIVIDADE 4
– PRODUÇÃO DE NOTÍCIA
TEMPO PREVISTO:
2 aulas
Os alunos elaborarão uma notícia para ser
publicada no Blog da escola sobre como nos prevenirmos contra o Covid – 19,
contendo informações precisas sobre contágio, prevenção e argumentos que
comprovem que o isolamento social pode diminuir o contágio, eles deverão usar
dados coletados durante as atividades realizadas. Como os alunos já viram, em
sala, os elementos que compõem uma notícia como manchete, lide deverão
segui-los para elaborarem sua própria notícia.
·
Será anexado junto ao plano as questões, uma folha
para fazerem um mapa conceitual, um resumo do lide, o relatório da atividade 3
e um para a produção do rascunho da notícia.
|
______________________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSORES ROSELI E JOSÉ DILSON
Habilidades desenvolvidas: [habEF09MA01]
Atividades desenvolvidas: Localizar números reais na reta numérica
Atividade 1 –
Tempo previsto: 2 aulas
1- Em uma reta numérica são colocados todos os
números de determinado conjunto sobre ela assinale a alternativa correta:
a) A reta
numérica é uma reta comum. Entre ela e os números reais, foi criada uma
correspondência biunívoca em que cada ponto está relacionado com um [único
número real e vice-versa.
b) A reta
numérica é uma reta na qual foram colocados todos os números reais de modo que
os números mais à esquerda são maiores que os números mais à direita.
c) É chamado
de origem onde a reta numérica nasce. Sendo assim, o menor número encontrado na
reta é a sua origem.
d) O número
é nulo e, por isso, não está na reta numérica.
e) Os
números inteiros são colocados na reta numérica de qualquer maneira. O
importante é que entre eles estejam os números decimais.
2- A
respeito dos números irracionais na reta numérica, assinale a alternativa
correta:
a) Os
números irracionais não podem ser marcados na reta numérica pois não há espaço
para eles.
b) Os
números irracionais podem ser marcados na reta numérica ao final de cada
intervalo e após os números decimais.
c) Os
números irracionais podem ser marcados na reta numérica, mas devem estar
próximos ao zero.
d) Os
números irracionais não podem ser marcados na reta numérica pois não existe
representação fracionária para eles.
e) Os
números irracionais podem ser marcados na reta numérica entre os números
racionais mais próximos deles.
______________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA VIVIAN
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Práticas
corporais de aventura (EF09EF19) Explorar
diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio
natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
Identificar as
características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária,
organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas
transformações históricas
ATIVIDADE 1-
Atividade:
I •.•J espaço territorial e seus
recursos ambientais incluindo, as águas jurisdicionais, corn características
naturais relevantes, legalrnente instituído pelo poder pulico, corn objetivos
de conservação e limites definidos, sob regime especial de adrninistraçao, ao
qual se aplicarn garantias adequadas de proteção (BRASIL, 2000a, p. 07).
Faça
uma a leitura do trecho acima e pesquise:
O que é uma unidade de conservação?
Para que serve as unidades de
conservação?
Quais são os benefícios ao meio
ambiente trazidas pelas unidades de conservação?
Na cidade onde você mora existe alguma
unidade de conservação?
Você já foi a uma unidade de
conservação?
Sugestão de leitura: livro entre o
urbano e a natureza: a inclusão na aventura
ATIVIDADE 2-
Pesquise quais são os 8 princípios do
pega leve, diga qual é a principal contribuição para o meio ambiente ?
Faça uma lista dos esportes de
aventuras que você conhece!
Escolha o seu
preferido e procure onde e quando surgiu essa prática?
- Quando e como
essa prática chegou ao Brasil?
- Quais são as
principais características e objetivos dessa modalidade?
- Cite quais
são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua prática.
- Quais são as regras e como funciona
uma competição dessa modalidade?
_________________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA EGILSA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Estabelecer
relações entre textos verbais e/ou não verbais;
Reconhecer e interpretar os diferentes tipos de
linguagens artísticas
Observação:
neste momento tão
diferente daquele que estamos
acostumados, boa parte das pessoas buscam se adequar a um novo modo de vida. Na
educação não é diferente, e para que possamos ter êxito na aprendizagem será necessário uma
maior adequação ao modo de se estudar. Lembre-se que este desafio de
mudança compete a todos nós, professores e alunos. Leve a sério as atividades mesmo estando em
casa e siga algumas dicas que se
colocadas em pratica provavelmente os ajudarão a desenvolver de forma mais
correta a este e aos próximos exercícios:
- Pesquise, mas, não se desespere caso algo esteja fora do
seu alcance, como por exemplo: internet ou qualquer outro recurso.
-
Planeje seus horários;
- Deixe
um espaço reservado para seu momento de estudo; - Afaste de seu
redor tudo aquilo que desvie sua atenção.
Boa
atividade.
Professora:
Egilsa.
Copie em seu caderno-
2ª Atividade de Arte- 9°ano:A/B/C/D/E
Nesta
atividade deveremos compreender dois tipos de textos: verbal e não verbal e
estabelecer relações que possam existir entre eles. Para compreender melhor o
que é um texto verbal e não verbal leia o texto abaixo e em seguida produza a
atividade pedida.
O que é um Texto verbal e não verbal
Texto verbal – O texto verbal é aquele
que se estrutura por meio da palavra
– oral e escrita. Assim, é correto dizer que, para que façamos uso da
linguagem verbal, é essencial que sejamos falantes/usuários de uma língua, esse tipo de linguagem
manifesta-se em nossa fala, nos textos
que escrevemos, naqueles que lemos nos veículos
de comunicação, bem como em propagandas, obras literárias e em tantas outras situações.
Já
o texto não verbal é um tipo de
linguagem que não se estabelece por meio de palavras, mas, muitas vezes, por
meio de símbolos,
por exemplo: o nosso corpo,
as nossas expressões faciais e o próprio silêncio, às vezes, constroem
mais sentido do que uma fala ou um texto escrito. Basta nos lembrarmos daquele
olhar de mãe, ao repreender uma criança sem sequer pronunciar uma palavra. Exemplos de linguagem não verbal: Mímicas,
desenhos, pinturas, esculturas, coreografias, semáforos, placas de trânsito...
São incontáveis os modos de ocorrência da linguagem não verbal.
• Agora que você já sabe o que é um
texto verbal e não verbal, analise os dois exemplos abaixo, (o primeiro se
trata de uma pintura de Candido Portinari e o segundo um poema de Guibson Medeiros), e assinale um X na alternativa correta.
Texto
l
Disponível
em: www.todamateria.com.br
Texto ll
Retirantes.
A esperança é o suporte
do sertanejo peregrino
onde à seca, não há sorte
que sustente o nordestino
sem temer o vão da morte
leva a vida a própria sorte
pelas vias do destino.
Sobre os dois textos é correto afirmar:
(
) Tratam do mesmo tema entretanto as
idéias são divergentes.
(
) A pintura e o poema, tratam da mesma idéia apresentando indivíduos dentro do mesmo contexto social e
cultural.
(
) Tratam de temas completamente opostos.
(
) Não podem tratar do mesmo assunto, já
que, um se trata de uma pintura e o outro de uma escrita.
(
) Nenhum dos textos transmitem qualquer
assunto.
•
Você sabe o que significa
a palavra retirante? Faça uma breve pesquisa e responda em poucas linhas (2 ou
3) o sentido desta palavra.
•
Agora nos lembraremos das ultimas aulas
de Arte neste ano de 2020, em que falamos sobre as 4 linguagens artísticas e
suas atividades. Observe o texto abaixo e em seguida responda a questão.
Linguagens
artísticas
Artes visuais- Envolve a fotografia, o desenho, a escultura,
a pintura, o grafite e a gravura. Teatro- Envolve a dramatização, a cena/encenação, a representação.
Musica-Envolve os sons e sua organização de
forma harmoniosa.
Dança- Envolve o movimento corporal.
Sobre o texto l, que se trata de uma pintura a óleo
feita pelo artista brasileiro Candido Portinari.é correto afirmar que...
(
) Pertence a linguagem das artes
visuais.
(
) Pertence a linguagem do teatro.
(
) Pertence a linguagem do cinema.
(
) Pertence a linguagem da dança.
(
) Pertence a linguagem da literatura.
__________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSOR PLÍNIO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Identificar os processos de urbanização e modernização
da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que
vive
Para os 9os anos do Ensino Fundamental II quero um trabalho com o tema ¨O surto de Gripe Espanhola no Brasil e no mundo ¨
- Capa;
- Manuscrito, no mínimo 3 paginas , em folha de almaço / sulfite;
- Conclusão;
- Fonte de pesquisa (proibido wikipedia) ;
__________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR EDNA
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: analisar características físicas do continente europeu
1)Pesquise e registre no caderno as vegetações do
continente europeu presentes na legenda abaixo.
2) Registre no
caderno imagens dessas vegetações impressas (se possível), desenhadas a mão ou colagens. Quantas forem possíveis.
_______________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA DIGNAMARA E IRAN
HABILIDADE DESENVOLVIDA:
(EF09LI07) Recursos de argumentação; Identificar
argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
Leia o artigo de opinião abaixo, e
também assista o vídeo neste link: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506.
Agora respondam:
1- Qual é o assunto principal deste
artigo de opinião(texto)?
2- Porque algumas frases do texto,
estão grifadas?
3- Você gostou do vídeo, explique
porque?
4- A respeito do que este vídeo
fala?
O texto acima foi
retirado da revista Newsweek e
publicado no dia 28/8/2018. A revista Newsweek é uma
revista de notícias semanal norte-americana, publicada na cidade de Nova Iorque
e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. Na atualidade
é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com
publicidade. O artigo sugerido para leitura foi retirado da edição online e está localizado na seção Opinion. No que se refere ao leitor pressuposto da
revista, como ela traz notícias nacionais e internacionais e aborda temáticas
variadas, não podemos especificar em detalhes qual o perfil desse leitor.
Agora, responda
estas perguntas...
____________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EFO9CI01)
Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar
essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O QUE É MATÉRIA?
PESQUISA: MUDANÇAS DO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA
ATIVIDADE 1- O QUE É MATÉRIA?
TEMPO PREVISTO: 1h
Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Além
dessas características, ela pode ser encontrada na natureza em três estados
físicos.
A definição de matéria é dada
por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o
mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade).
Alguns exemplos de matéria: árvore bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa,
veículo, etc.
Poderíamos citar milhares de exemplos, já que a matéria é bem
abrangente. Mas, será que existe algo que não seja matéria? Com certeza, sim,
porém, nesse caso, é denominado de energia, como os seguintes exemplos:
·
LUZ:
denominada de energia luminosa;
·
SOM:
denominado de energia sonora;
·
FOGO:
associação das energias térmica e luminosa;
·
ELETRICIDADE:
denominada de energia elétrica;
·
CALOR:
denominado de energia térmica;
·
RAIOS-X:
uma forma de energia eletromagnética;
A energia pode
ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito
simples diferenciar a matéria de energia, já que ocupa espaço e possui massa, e
a outra, não.
A matéria é que
ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.
CORPO: trata-se de uma parte da matéria.
Exemplos: fio de lã, caco de vidro, tronco de árvore.
OBJETO: trata-se de uma parte da
matéria que apresenta uma utilização específica. Exemplos: camisa, vidro e,
cadeira.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Os estados
físicos mais comuns em que podemos encontrar a matéria são:
·
SÓLIDO:
estado em que as partículas ( átomos ou moléculas), que formam a matéria,
apresentam o maior nível de organização. Exemplo: gelo.
·
LÍQUIDO:
estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria,
apresentam um menor nível de organização. Exemplo: água líquida.
·
GASOSO:
estado em que as partículas (átomos ou moléculas), que formam a matéria, não
apresentam organização. Exemplo: vapor de agua.
ATIVIDADE 2- PESQUISA-PROCESSOS ENVOLVIDOS NAS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA
MATÉRIA.
TEMPO PREVISTO: 2hs
Faça uma pesquisa sobre os processos envolvidos nas mudanças de estado
físico da matéria, tais processos são:
·
FUSÃO
·
VAPORIZAÇÃO
·
SOLIDIFICAÇÃO
·
LIQUEFAÇÃO OU CONDENSAÇÃO
·
SUBLIMAÇÃO
·
RESSUBLIMAÇÃO
Obs:
Descreva os processos e realize desenhos para expressar as mudanças nos
estados físicos da matéria.
TEMPO PREVISTO: 4 aulas
1- O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por
Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:
a) Uma bola de tênis;
b) Uma bola de futebol;
c) Uma bola de pingue-pongue;
d) Uma bola de bilhar;
e) Uma bexiga cheia de ar.
2- Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na
coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
a) Demócrito
(
) Descobridor do nêutron.
b)
Thomson
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c)
Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um
“pudim de passas”.
d)
Dalton
( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
e) Chadwick
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.
3- (UFRS-RS)
O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à medida que determinados fatos
experimentais eram observados, gerando a necessidade de proposição de modelos
atômicos com características que os explicassem.
A associação correta entre o fato observado e o modelo atômico
proposto, a partir deste subsídio, é:
a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4
b) I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3
c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2
d) I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3
e) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2
________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
PROFESSORA MARINA
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Construir e valorizar positivamente a si próprio e conhecer uns
aos outros.
ATIVIDADE 1- COMO EU ME VEJO?
Através de desenhos, represente as seguintes imagens:
·
Como eu me vejo;
·
Como eu acho que os outros me veem;
·
Como eu gostaria de ser;
·
Como os outros gostariam que eu fosse;
·
Como eu tenho medo de ser;
·
Como eu posso vir a ser realmente.
ATIVIDADE 2- REFLEXÃO E ANOTAÇÃO
Após a realização dos desenhos da atividade 1, faça uma pequena reflexão
:
·
OS QUE VOCÊS SENTIRAM AO DESENHAR COMO VOCÊS SE
VEEM
E após isso
escreva no caderno o significado de cada desenho.
EXEMPLO: Como eu gostaria de ser
(se você desenhou um super- herói...). Porque você gostaria que as pessoas te
vissem dessa forma?
____________________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOCAÇÃO
PROFESSORA LILIAN
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Reconhecer a linguagem
digital
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Roteiro de atividades proposto por email . aula proposta no CMSP sobre
o tema Cyberbullying , criar uma
história em quadrinho , vídeos utilizando os aplicativos da redes sociais para
informar e apoiar as pessoas sobre o tema.
ATIVIDADE DO MUNDO DIGITAL
ATIVIDADE 1 e 2 – PESQUISAR ( O QUE
PEDE NA APOSTILA ).
Criará cartões para verbetes ( recortar e
representar no caderno).
TEMA – CONHECENDO A RELAÇÃO DE TODA
TECNOLOGIA COM A TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1 – PESQUISA
NUVENS DE PALAVRAS , VOCÊS PODEM DESENHAR OU
RECORTAR E COLAR COMO DESCREVE NA APOSTILA E ESCREVER ( MAPA DE CONCEITO DE PALAVRAS) , QUE VOCÊ
PESQUISOU SOBRE TECNOLOGIA .
PROFESSOR ADRIANO
O que fazer depois que assistir às
aulas?
(Lembrando que será até o retorno das
atividades escolares)
Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas
que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).
Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e
qual plataforma digital você acompanhou:
OBS: O estudante
que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas
outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando
também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É
MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO
MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.
Professor: Adriano
(TECNOLOGIA)
|
_______________________________________________________________________
O professor Plínio, já tinha passado aqui no site uma pesquisa (no caderno) com esse mesmo tema "o surto de gripe espanhola no Brasil e no mundo" e eu já fiz. Mas agora ele está pedindo em forma de trabalho, eu preciso fazer o trabalho mesmo eu já tendo feito a pesquisa?
ResponderExcluir