segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES - 1ª SÉRIE- SEMANA DO DIA 27/04/2020


ATIVIDADES A DISTÂNCIA 
SEMANA 27/04/2020 A 30/04/2020
 1ª SÉRIE
 LÍNGUA PORTUGUESA
 PROFESSORA SIMONE SOBRAL

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Efeitos de sentido e estratégias de leitura e textualização.
Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade.


A literatura atribui novos sentidos às palavras.

Primeira atividade.

 

Leia,  a seguir, o poema de José Paulo Paes (1926-1998) e observe como o poeta traduz em palavras a necessidade que temos de guardar bons momentos.

 

LEITURA:

Elogio da memória

 

O funil da ampulheta

apressa, retardando-a,

a queda

da areia.

 

Nisso imita o jogo

manhoso

de certos momentos

que se vão embora

quando mais queríamos

que ficassem.

PAES,José Paulo. Socráticas: poemas. São Paulo: Companhia das Letras.

 

1- Ao observar a maneira como os versos estão dispostos, interpretando o texto,  que imagem vem à sua cabeça?

2- Explique a relação entre a imagem e o conteúdo do poema.

3- Na sua opinião, por que o autor deu ao poema o título “Elogio da memória”?

Segunda Atividade

 

1- Trabalhando com a linguagem verbal e não verbal, construa um poema em que haja concordância entre as palavras dispostas no texto e a imagem.  Tema livre.

PROFESSORA SANDRA


                                                  

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Relações de conhecimentos sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos

A bela da noite

    Os antigos moradores de minha cidade contam que em uma época do passado, numa fazenda que hoje não existe mais, havia noites de roda de viola em que todos: casados, moças e rapazes caíam no forró até o dia clarear.

    Sempre aparecia uma linda moça que todos os rapazes e também os viúvos tentavam cortejar, mas ela desaparecia misteriosamente. Numa noite de lua cheia, no meio do baile, a jovem apareceu, linda como um diamante. A sua pele branca se contrastava com o rosa do lindo vestido longo e suas mechas rolavam pelo rosto, deixando, ainda mais belos, os olhos azuis como o mar.

    Um dos rapazes disse ao amigo “Hoje eu a levo pra casa”. Tomou-a pela mão, conduzindo-a até o meio do salão e não a soltou mais. Ela, de nervoso, suava frio como se estivesse morta. Não havendo outro jeito, a donzela deixou que ele a acompanhasse até a sua casa.

    Depois de muito andar, ela disse: “Obrigada!”. “Eu a levarei até a sua casa como prometi”, respondeu o cavalheiro. “Já chegamos.”, a moça lhe disse. “Como?”, perguntou o rapaz assustado. “Aqui é o cemitério”. A jovem que já não estava mais tão bela respondeu: “Moro aqui há mais de dois séculos”. Depois de dizer isso, foi passando através do portão e desapareceu por entre os túmulos, iluminada apenas pela única testemunha: a linda lua cheia que a tudo via, porém nada disse.

    O jovem, por sua vez, foi encontrado semanas depois, perambulando pelas estradas e, depois de contar a sua história para muitos, pediu ao padre para morar na igreja de onde nunca mais saiu.

    Quanto à bela jovem, ninguém mais a viu, mas dizem que, nas noites de lua cheia, uma linda loira, porém gelada, aparece como um sonho e abraça os moços solteiros.



ATIVIDADE 1- Texto: “A Bela da Noite”

Indique o gênero textual, características e faça uma sequência das idéias do texto.


ATIVIDADE 2- Texto: “A Bela da Noite” 

 O que significa causo, quais os elementos do texto, a frase que identifica o clímax, sentido das palavras “mas” e “mais” e quais os termos usados para o texto A Bela da Noite e a que classe gramatical correspondem.

PROFESSORA NATALIA

 HABILIDADES DESENVOLVIDAS:Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária.

Aprendendo o Brasil

 

Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.

Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa arte popular.

Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.

Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.

 

(Abelardo Junqueira)

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

(     ) crônica

(     ) reportagem

   ) artigo de opinião

 

Questão 2 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil [...]”

(     ) “[...] imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer [...]”

(     ) “[...] capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.”

Questão 3 – Na parte “É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato [...]”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) emite um alerta.

(     ) faz uma comparação.

 

Questão 4 – O trecho “[...] o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:

(     ) na tese defendida pelo autor ao longo do texto.

(     ) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo do texto.

(     ) no principal argumento apresentado pelo autor ao longo do texto.

 

Questão 5 – Em “[...] a pluralidade dos nossos costumes [...]”, o pronome “nossos” exprime:

(     ) lugar

(     ) posse

(     ) tempo

 

Questão 6 – Em “Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado [...]”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma conclusão sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) uma explicação sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) um comentário avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”.

 

Questão 7 – No segmento “[...] mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:

(     ) “diferentes regiões”

(     ) “as especificidades dos modos de viver”

(     ) “as riquezas naturais”

 

Questão 8 – Levando-se em consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna indicada no fragmento a seguir:

 

“O turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências [...]”

 

(     ) pois

(     ) por isso

(     ) contudo

PROFESSORA DIGNAMARA

 

HABILIDADE DESENVOLVIDA:

Valorizar a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos.


 
 

 LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES.

 

História e evolução da Língua Portuguesa

                       

 

          O surgimento da Língua Portuguesa está profunda e inseparavelmente ligado ao processo de constituição da Nação Portuguesa. Na região central da atual Itália, o Lácio, vivia um povo que falava latim. Nessa região, foi posteriormente fundada a cidade de Roma. Esse povo foi crescendo e anexando novas terras ao seu domínio. Os romanos chegaram a possuir um grande império e, a cada conquista, impunham aos vencidos os seus hábitos, as suas instituições, os seus padrões de vida e a sua língua.          Existiam duas modalidades de latim: o latim vulgar (sermo vulgaris, rusticus, plebeius) e o latim clássico (sermo litterarius, eruditus, urbanus).

          O latim vulgar era somente falado. Era a língua do cotidiano, usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua coloquial, viva, sujeita a alterações frequentes e por isso apresentava diversas variações.

         O latim clássico era a língua falada e escrita, apurada, artificial, rígida; era o instrumento literário usado pelos grandes poetas, prosadores, filósofos, retóricos. A modalidade do latim que os romanos acabavam por impor aos povos vencidos era a vulgar; estes povos eram muito diversificados e falavam línguas muito diferentes, por isso em cada região o latim vulgar sofreu alterações distintas, o que resultou no surgimento dos diferentes romanços (do latim romanice, que significa "falar à maneira dos romanos"), que deram posteriormente origem às diferentes línguas neolatinas.

        Seja como for, será errado considerar Latim Urbanus e Latim Vulgaris como duas línguas diferentes. Do mesmo modo que não será correto estabelecer-se entre estas duas denominações uma diferenciação assente na oposição entre língua escrita e língua falada, uma vez que ambas eram utilizadas quer por escrito, quer oralmente.           Os próprios Romanos distinguiam já sermo urbanus (linguagem culta) de sermo vulgaris ou sermo plebeius (linguagem popular ou corrente).

 

1-    Quem vivia no Lácio?

2-    Onde fica?

3-    Que língua falavam?

4-    Por qual razão apareceram as duas modalidades do Português (a língua culta e a popular)? 

 

·           COM BASE NO TEXTO LIDO NA QUESTÃO ANTERIOR, PESQUISE QUAIS SÃO OS PAÍS QUE ATUALMENTE FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. 



 

___________________________________________________________________________________________________________________________

MATEMÁTICA 

PROFESSORES CILENE E JOSÉ DILSON



 (PUC-Rio-2009) Em um colégio, de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos alunos não gostam de nenhum dos dois sabores?

a) 0    b) 10       c) 20      d) 30       e) 40

 (PUC) Numa pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam pelo menos um dos produtos A ou B. Sabendo que 10 dessas pessoas não usam o produto B e que 2 dessas pessoas não usam o produto A, qual é o número de pessoas que utilizam os produtos A e B?

a) 0         b) 2        c) 3     d) 4    e) 5

Sabendo que A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}, B = {6, 7, 8, 9} e C = {2, 4, 6, 8, 10}, quais são os elementos do conjunto (A∩B)UC?

a) Os mesmos do conjunto A        

b) Os mesmos do conjunto B

c) {6}          

d) {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10}   

e) Os mesmos do conjunto C

Sabe-se que existe uma relação de inclusão entre alguns dos conjuntos numéricos devido aos elementos que pertencem a eles. A respeito dessa relação, assinale a alternativa correta.

a) O conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais possuem intersecção não vazia.

b) O conjunto dos números reais é a união entre o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números inteiros.

c) O conjunto dos números complexos é a união entre o conjunto dos números racionais e irracionais.

d) A união entre o conjunto dos números naturais e inteiros tem como resultado o próprio conjunto dos números naturais.

e) A intersecção entre o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números inteiros tem como resultado o próprio conjunto dos números naturais.

Considerando que A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, A ∩ B = {4, 5} e A – B = {1, 2, 3}, determine o conjunto B. 

Dados os conjuntos A = {0, 1}, B = {0, 1, 2} e C = {2, 3}, determine (A U B) ∩ (B U C).

Considerando os conjuntos U={0, 1, 2, 3, 4, 5, 6}, A={1, 2}, B = {2, 3, 4}, C = {4, 5} determine (U – A)∩(B UC).

 (Unifap) O dono de um canil vacinou todos os seus cães, sendo que 80% contra parovirose e 60% contra cinomose. Determine o porcentual de animais que foram vacinados contra as duas doenças.  

 

 (UFSE)Os senhores A, B e C concorriam à liderança de certo partido político. Para escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A e C. Em consequência:

a) venceu A, com 120 votos.
b) venceu A, com 140 votos.
c) A e B empataram em primeiro lugar.
d) venceu B, com 140 votos.
e) venceu B, com 180 votos.


PROFESSOR FABIANO

 ATIVIDADE 1-
1 - Acessar o link abaixo:
2 – Copiar e responder no caderno;

ATIVIDADE 2-
Progressões aritméticas: Realizar os exercícios do site abaixo:
copiar no caderno e solucionar.

                                                                 PROFESSORA JULIANA
 

Pesquisa: O que é pictograma escrever uma conclusão referente ao tema.

Pesquisa: Os casos de coronavírus no município de Franco da Rocha, Francisco Morato

e Caieiras, com os resultados encontrados desenvolver uma tabela.

Escolher um símbolo para representar o pictograma e em seguida construir de acordo

com resultado da pesquisa;

 Criar um gráfico representando os valores.

_______________________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA VIVIAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Esporte de Rede e Parede

Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1-

Atividade: Pesquise quais são os fundamentos técnicos do voleibol e sua história procure uma figura ou faça um desenho que representa essa modalidade esportiva

 

ATIVIDADE 2-

Analise o vídeo e descreva quais fundamentos apareceram durante a partida

https://www.youtube.com/watch?v=1GiSxnveZ5g


__________________________________________________________________________________________
 ARTES
 PROFESSOR DOUGLAS

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Investigar a arte e às práticas culturais como patrimônio no contexto da cultura urbana.

Heranças culturais; patrimônio cultural e imaterial; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação entre arte e vida; arte contemporânea.



PROFESSORA FABIANA

Segue as atividades de artes para 1º ano:

-Escolha uma das linguagens artísticas que você mais se identifica e comente sobre ela.

-Faça uma pequena pesquisa sobre um dos Patrimônios Culturais materiais, tendo como tema:

-Centro Histórico de Ouro Preto.

-Parque Nacional Serra da Capivara.

_________________________________________________________________________________________________

HISTÓRIA

PROFESSOR RUBERNEY

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

- Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.

ATIVIDADE 1- Leitura do Artigo “ O sagrado antigo Egito  ” e fichamento com os principais pontos apresentados.

 

O SAGRADO NO EGITO

_____________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR ANDERSON

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF09GE24*)

ATIVIDADE 1-

TEMPO PREVISTO:

1)Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

(1) Agentes Endógenos

(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo

(  ) Intemperismo

(  ) Lixiviação

(  ) Tectonismo

(  ) Processos erosivos

 

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a) 1-2-2-2-1

b) 1-1-2-2-2

c) 1-2-2-1-2

d) 2-2-1-1-1

e) 2-1-2-1-1

 

Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico.

b) Epirogênese.

c) Vulcanismo

d) Desmoronamento.

e) Erosão.

 

3) Observe a imagem abaixo:


Na composição apresentada, temos a formação do basalto através da solidificação do magma. Sobre essa composição superficial terrestre, podemos que dizer que ela sofre, constantemente, interferências:

a) somente dos agentes endógenos

b) somente dos agentes exógenos

c) dos agentes exógenos e dos processos erosivos

d) dos agentes endógenos e das ações do vulcanismo

e) tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos

 

 

 

4) Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo.

Observe as figuras a seguir.


Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar:

a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.

b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.

c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.

d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.

e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.

PROFESSOR CLAUDIO

QUESTÕES :

01 - Cite três exemplos de atividades na colônias portuguesa na América que provocaram o extermínio das populações indígenas. Quais foram essas populações?

02- - Qual é a situação econômica e social de negros e pardos na sociedade brasileira na atualidade?

03 – Cite três razões para os imigrantes terem vindo para o Brasil por volta de 1820.

04 – A lei de terras consolidou a estrutura de grandes propriedades no Brasil? Explique.

05 – Explique o que é êxodo rural e cite dois fatores  que o motivaram no Brasil.

Fonte de Pesquisa : Livros didático e sites.

OBS : Atividades avaliativas e trabalhos são para colocar  no portfólio , vou avaliar os portfólios quando retornarmos as aulas presenciais. 


__________________________________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA

PROFESSOR IRAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre programas de intercâmbio, depoimentos, emails, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

ATIVIDADE 1-  Leia atenciosamente o texto abaixo, sobre um programa de intercâmbio.

What is ta n pair?

Definition of ta n pair

An au pair is a ta n adult from overseas ta lives with your family on a legal visa for up to two years and provides childcare in ta nf for a weekly stipend, room and board, ta n opportunity to become ta nf an American family. Over time, an au pair becomes a trusted support for the parents at home, and a beloved and consistent caregiver for your children. We ask our host families to be supportive of their au pair’s goals, and to do everything they can to ensure they make the most of their experience while here in the USA.

Facts about au pairs:

·         Au pairs come from 20+ countries around the world

·         All au pairs are between the ages of 18-26 when they arrive in the U.S.

·         Au pairs stay for a minimum of 12 months and have the option to extend for 6, 9, or 12 months with the same family or a new one

·         Most au pairs are women (but we have amazing male au pairs as well!)

What does an au pair do?

 

 

Live with an American family

Au pairs receive room & board, and a minimum weekly stipend of $195.751 from their host family.

Provide childcare

Au pairs can provide up to 45 hours of childcare per week (up to 10 hours per day, and not overnight).

Study at an American college

Au pairs are required to complete a requirement of 6 college credits during their term, subsidized for up to $5002 from their host family.

Share their culture

Au pairs share their home country’s language and culture, helping children develop a global perspective.

2-   2 - Em uma folha separada, coloque seu nome, número e série. Copie as perguntas responda em português:

 

a-    a- Explique sobre o que é ser Au pair?

      b- O que o Au pair precisa fazer?

      c- Qual é a idade para ser Au pair?

      d- Qual é o tempo de duração do programa?

 

Para mais informações sobre o programa: https://culturalcare.com/what-is-an-au-pair/

 

Leia o trecho da canção “Viva La Vida” do Coldplay e responda a questão abaixo:







3- Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção “Viva la vida”, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que...

 

a) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

b) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.

c) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.

d) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

e) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.

PROFESSORA SIMONE LUZ

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.



Storyline

    The vampire brothers Damon and Stefan Salvatore, eternal adolescents, having been leading “normal” lives, hiding their bloodthirsty condition, for centuries, moving on before their non-aging is noticed. They are back in the Virginia town where they became vampires. Stefan is noble, denying himself blood to avoid killing, and tries to control his evil brother Damon, who promised to Stefan an eternity of misery. Stefan falls in love with schoolgirl Elena, who has an uncanny resemblance to the Salvatore brothers old love, Katherine; and whose best friend Bonnie is a witch. Written by KGF Vissers

 

www.imdb.com

 

 

1) O texto acima:

a) Apresenta o enredo da série The Vampire Diaries.

b) Relata sobre o primeiro capítulo da série The Vampire Diaries.

c) Relata apenas sobre a história da estudante Elena da série The Vampire Diaries.

d) Apresenta o episódio final da série The Vampire Diaries.



02) De acordo com o texto ‘Storyline’ Damon e Stefan Salvatore:

a) São adolescentes eternos que levam vidas normais, escondendo a condição sanguinária, durante séculos.

b) São adolescentes que levam a vida escondendo-se durante séculos.

c) São adolescentes eternos que levam vidas paralelas, escondendo suas formas reais, durante séculos.

d) São adolescentes que levam suas vidas em uma profunda escuridão, escondendo a condição sanguinária, durante séculos.



03) Você já assistiu a essa série? Qual é o tema central? Se não assistiu, pesquise sobre o tema para responder.


 04) Write True (T) or False (F).

a) (   )Stefan is noble.( Stefan é nobre.)

b) (  ) Damon, who promised to Stefan an eternity of misery.( Damon que prometeu para Stefan uma eternidade de mistérios)

c) (   ) Stefan falls in love with schoolgirl Elena.( Stefan se apaixona pela estudante Elena.)

d) (  ) Elena, who has an uncanny resemblance to the Salvatore brothers old love, Katherine. ( Elena, que tem uma estranha semelhança com o velho amor dos irmãos Salvatore, Katherine.)

e) (   ) Bonnie is a witch.(Bonnie é uma guardiã.)


05)  Na sua opinião por que as pessoas são tão fascinadas pelo sobrenatural?


06) Você é fã de alguma série? Qual? Faça uma sinopse dela, um breve resumo, mas atenção: deverá escrever em inglês! Tente pelo menos uma oração! Conto com você!

_______________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
PROFESSORAS NATALIA E MARINA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Aprender e descobrir a importância do projeto de vida na construção do próprio futuro.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: REFLEXÃO E EXERCÍCIOS SOBRE: CONHECENDO A MIM MESMO.

 

ATIVIDADE 1- CONHECENDO A MIM MESMO

Faça uma reflexão sobre o projeto de vida e os seus desejos:

 

·         O que é um projeto de vida?

·         Para que serve um projeto de vida?

·         Quando devemos ter um projeto de vida?

·         Como se constrói um projeto de vida?

·         Qual a relação entre um projeto de vida e felicidade?

·         Porque é importante se conhecer bem antes de construir um projeto de vida?

 

 

 

ATIVIDADE 2-  EXERCÍCIOS- CONHECENDO A MIM MESMO

Responda as seguintes questões para que você possa se conhecer um pouco mais, todas as perguntas levarão a uma reflexão sobre você.

 

1-      Alguns dos meus dados pessoais (nome, idade).

2-      Meus pais são:

3-      Minhas características são:

4-      O que eu faço afasta ou aproxima as pessoas? Por quê?

5-      Como anda a minha relação comigo mesmo?

6-      Como anda meus relacionamentos?

7-      Quais as qualidades das pessoas com quem eu mantenho amizade?

 


_____________________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROFESSORA LILIAN

ESTOU FAZENDO UM ROTEIRO DE ATIVIDADES, SENDO CONSIDERADO UMA AULA POR SEMANA (45 MINUTOS) , SE ORGANIZE EM UMA ROTINA , NÃO PRECISA FAZER TUDO DE UMA VEZ E SIM 45 MINUTOS ( COMO SE TIVESSE NA ESCOLA).


 ESSA ATIVIDADE E PARA DESCREVER NAS NUVENS  PALAVRAS QUE REPRESENTAM A REDE DE INFORMAÇÕES QUE VOCÊ UTILIZA EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA .

https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola

https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola

ATIVIDADE 4 RECORTAR O SÍMBOLO WIFI (ESTÁ NO FINAL DESSE CAÍTULO) E COLAR NO CADERNO E MONTAR UM MAPA INTERLIGANDO A REDE DE INFORMAÇÕES COM PALAVRAS.

 ATIVIDADE DO MUNDO DIGITAL

ATIVIDADE 1 e 2 – PESQUISAR ( O QUE PEDE NA APOSTILA ).

Criará cartões para verbetes ( recortar e representar no caderno) 


DEPOIS QUE REALIZAR ATIVIDADE MONTE UM MURAL FOTOGRAFANDO UTIILIZANDO OS APLICATIVOS DAS REDES SOCIAIS PARA PUBLICAR SUA ATIVIDADE NA PÁG. DO FACEBOOK DA ESCOLA RITEC MITANI.

 TEMA – CONHECENDO A RELAÇÃO DE TODA TECNOLOGIA COM A TECNOLOGIA

ATIVIDADE 1 – PESQUISA

NUVENS DE PALAVRAS , VOCÊS PODEM DESENHAR OU RECORTAR E COLAR COMO DESCREVE NA APOSTILA E ESCREVER  ( MAPA DE CONCEITO DE PALAVRAS) , QUE VOCÊ PESQUISOU SOBRE TECNOLOGIA .


CRIAR UMA ÁRVORE DE TECNOLOGIA  , OU SEJA , UTILIZANDO AS INFORMAÇÕESES DA APOSTILA  OU VOCÊS PODEM UTILIZAR OS APLICATIVOS QUE TEMOS NO WORD E OUTROS APLICATIVOS  ( da Internet ) publicar( na página do facebook Ritec Mitani) E CRIAREM UMA NARRATIVA DIGITAL  . SE NÃO TIVEREM ESSE RECURSO CRIEM DE PAPEL OU DESENHE NO CADERNO  E DEPOIS REALIZE UMA NARRATIVA.




_____________________________________________________
SOCIOLOGIA
PROFESSOR ELVIS

ASSISTAM A AULA NO LINK ABAIXO:

EM SEGUIDA RESPONDA AO QUESTIONÁRIO NO LINK ABAIXO:

________________________________________________________________
FILOSOFIA
PROFESSOR IGOR

Tema: Interpretação de textos e relação da filosofia com as demais áreas. 
Vimos, nas aulas anteriores, a importância da mitologia para o surgimento da filosofia na Grécia Antiga. No texto a seguir, vamos fazer uma reflexão sobre a relação entre a mitologia grega e a religião grega. Vejamos!

A questão mitológica 
O que chamamos de mitologia grega? Grosso modo e essencialmente, trata-se de um conjunto de narrativas que falam de deuses e heróis, ou seja, de dois tipos de personagens que as cidades antigas cultuavam. Nesse sentido, a mitologia está próxima da religião: ao lado dos rituais, de que os mitos às vezes tratam de forma muito direta, ora justificando-os no detalhe dos procedimentos práticos, ora assinalando seus motivos e desenvolvendo seus significados, ao lado dos diversos símbolos plásticos que, ao atribuírem aos deuses uma forma figurada, encarnam sua presença no centro do mundo humano, a mitologia constitui, para o pensamento religioso dos gregos, um dos modos de expressão essenciais. Se a suprimirmos, talvez façamos desaparecer o aspecto mais apropriado para nos revelar o universo divino do politeísmo, um sociedade com um além múltiplo, complexo, ao mesmo tempo rica e ordenada. Isto não significa, contudo, que podemos descobrir nos mitos, reunidos em forma de narrativas, a soma do que um grego devia saber e considerar verdadeiro sobre seus deuses, o seu credo. A religião grega não é uma religião do livro. Afora algumas correntes sectárias1 e marginais, como o orfismo2 , ela não conhece texto sagrado ou escrituras sagradas, nas quais a verdade da fé se encontraria definida e depositada de uma vez por todas. Não há lugar, dentro dela, para qualquer dogmatismo. As crenças que os mitos veiculam, enquanto acarretam a adesão, não possuem qualquer caráter de força ou de obrigação; elas não constituem um corpo de doutrinas que fixam as raízes teóricas da piedade, assegurando aos fiéis, no plano intelectual, uma base de certeza indiscutível. 

1 Sectário: aquele que pertence a uma seita qualquer; que age maneira intolerante. 2 Orfismo: seita religiosa surgida na Grécia durante o século VII a. C. que defendia a reencarnação da alma após a morte do corpo. Seus princípios eram atribuídos ao poeta mitológico Orfeu e exerceu grande influência na Antiguidade grega. 

Os mitos são outra coisa: são relatos – aceitos, entendidos, sentidos como tais desde nossos mais antigos documentos. Comportam assim, em sua origem, uma dimensão de “fictício”, demonstrada pela evolução semântica do termo mythos, que acabou por designar, em oposição ao que é da ordem do real por um lado, e da demonstração argumentada por outro, o que é do domínio da ficção pura: a fábula. Esse aspecto de narração (e de narração livre o bastante para que, sobre um mesmo deus ou um mesmo episódio de sua gesta3 , versões múltiplas possam coexistir e ser contraditórias sem escândalo) relaciona o mito grego ao que chamamos de religião, assim como o que é hoje para nós a literatura. 
[...] VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. São Paulo: Edusp, 2001. P. 229-232. 

ATIVIDADE 

1) Segundo Vernant, o que é mitologia grega? Responda com suas palavras, levando em conta as características que ele aponta sobre a mitologia em todo o trecho.

 2) Qual é a importância da religião grega para compreendermos a mitologia grega? 

3) No texto, Vernant afirma: “A religião grega não é uma religião do livro”. Com base nessa afirmação, podemos pensar nas religiões que, diferentemente da grega, encontram em textos sua narrativas míticas e o que consideram ser a verdade revelada por Deus: o cristianismo (Bíblia), o islamismo (Alcorão), entre outras. Considerando essas questões, seus conhecimentos sobre religião e sua leitura do texto, responda: quais são as semelhanças e as diferenças entre o pensamento religioso grego e as demais religiões citadas? 

REFERÊNCIAS: GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. Volume único, 2ª edição. São Paulo, Scipione, 2016

_____________________________________________________________
QUÍMICA
PROFESSORA CILENE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: 

            DESCRITOR                                                                  OBJETO DE CONHECIMENTO    

         Reconhecer a ocorrência de transformações                      Transformações químicas na natureza

químicas no dia a dia e no sistema produtivo.                           e no sistema produtivo.

ATIVIDADE 1  MUDANÇAS DOS ESTADOS FÍSICOS E PREVISÕES DO PONTO DE FUSÃO (PF) E PONTO DE EBULIÇÃO (PE).


A- (Unifor-CE) – Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão. A 50ºC, qual estado físico se encontram as substâncias abaixo:


   a-Cloro no estado_______________

 

  b-flúor no estado___________________.   

 

   c- Bromo no estado______________________          

 

  d- mercúrio no estado_________________

 

   e- iodo. no estado______________________

 

 

  B- (Facimpa – MG ) –  Observe os fatos e relate os fenômenos (mudanças dos estados físicos ) relacionados em cada um deles.

a) Uma pedra de naftalina deixada no armário; _________________________________________

b) Uma vasilha de água deixada no freezer; _____________________________________________

c) Uma vasilha de água deixada no fogo; ______________________________________________

d) O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; ____________________________


ATIVIDADE 2- - Transformações Físicas ou Fenômenos Físico Transformações e Químicas ou Fenômenos Químicos.

 

TEMPO PREVISTO: 45 minutos. 

A-. Considere os fenômenos a seguir, cite as evidências de interações e diga se são transformações químicas ou não:

a) água sanitária em roupa colorida;

___________________________________________________________________

 b) ferver água;

____________________________________________________________________

 c) obtenção de sal a partir da água do mar;

____________________________________________________________________

 d) enferrujamento de um portão de ferro;

___________________________________________________________________

e) amadurecimento de uma fruta;

___________________________________________________________________

 f) evaporação da acetona.

______________________________________________________________________




B- Analise os seguintes fenômenos e assinale aqueles que podem ser considerados transformações químicas:

 

(  ) apodrecimento de um pedaço de madeira; 

(  ) dissolução de sal em água;

(  ) explosão de uma bombinha de pólvora;                    

(  ) corrosão de um cano de cobre;                                                  

(  ) mistura de suco em pó com água e açúcar.              

(  ) derretimento de um sorvete;

(  ) corrosão de uma pia de mármore pelo vinagre;        

(  ) queima de uma vela; 


PROFESSOR ANTONIO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível



Atomística

QUÍMICA

A atomística é a parte da Química que trata do estudo do átomo e suas características. Cabe a esse segmento definir a estrutura atômica, bem como o histórico de elaboração dos nossos modelos atômicos, os tipos de semelhanças entre os átomos, a representação dos elementos químicos e as notações envolvidas.

O átomo é a unidade básica da matéria que compõe todas as substâncias existentes. A palavra átomo é de origem grega e significa “indivisível”. Atualmente, já são conhecidas as chamadas partículas subatômicas, que comprovam que o átomo é divisível, porém foi mantido seu nome, devido ao tempo que vinha sendo utilizado.

 

 

Estrutura do átomo

O átomo é dividido em núcleo, onde encontram-se os prótons e os nêutrons, e a eletrosfera, onde estão os elétrons.

modelo atual do átomo propõe que ele esteja dividido em duas regiões principais: o núcleo, em que estão concentradas as partículas positivas ou prótons, e os nêutrons, que são partículas sem carga necessárias para dar estabilidade ao núcleo. Ainda há a eletrosfera, região onde os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

 

- Prótons: são partículas de carga elétrica positiva, Ernest Rutherford (1871-1937) realizou o experimento que o levou à descoberta da localização do próton: no núcleo.

- Nêutrons: são partículas de massa igual à dos prótons (1), mas como o próprio nome indica, eles são neutros, ou seja, não possuem carga elétrica.

-Eletrosfera:O conceito de eletrosfera apareceu em 1911, com o modelo atômico proposto por Rutherford, que disse que os elétrons estavam girando em órbitas ao redor do núcleo em espaços vazios, semelhante ao Sistema Solar.

A relação de tamanho entre o núcleo e a eletrosfera gira em torno de 10.000 a 100.000 vezes, ou seja, a eletrosfera é bem maior que o núcleo do seu átomo. Isso nos mostra que o átomo é formado em sua maior parte por espaços vazios.

ATIVIDADE 2- Faça uma pesquisa sobre o tema: Modelo Atômico de Rutherford e responda as questões abaixo:

TEMPO PREVISTO: 1aula

Responda as atividades:

 

1 - No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga ......, onde ...... estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os ..... . A alternativa que completa corretamente a frase é:

a) negativa – toda a massa – elétrons.

b) positiva – metade da massa – elétrons.

c) positiva – toda a massa – elétrons.

d) negativa – toda a massa – nêutrons.

e) positiva – toda a massa – nêutrons. 

 

 

2 - Quais das afirmações a seguir são verdadeiras em relação ao átomo de Rutherford?

a) Prótons e nêutrons são encontrados no núcleo.

b) O átomo eletricamente neutro possui o mesmo número de elétrons e de prótons.

c) O núcleo é a parte do átomo que apresenta carga elétrica positiva.

d) A eletrosfera é a parte do átomo na qual se concentra praticamente toda a sua massa.

e) O núcleo de qualquer átomo sempre conta com o mesmo número de prótons e de nêutrons.

 

3 - Na famosa experiência de Rutherford, realizada no início do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) que o átomo possuía um núcleo pequeno e positivo foi(foram):
a) A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória.

b) Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofria desvio de sua trajetória.

c) Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofria desvio de sua trajetória.

d) Um grande número de partículas alfa não atravessou a lâmina.

e) As partículas alfa teriam cargas negativas.

 

4 - Observe as afirmações a seguir com relação ao modelo atômico de Rutherford:

I- Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.

II- Ele apresenta a matéria como constituída por elétrons em contato direto com os prótons.

III- O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas alfa.

Qual(is) afirmação(ões) está(ão) correta(s)?

a) Somente a I.

b) I e II.

c) II e III.

d) Somente a III.

e) Todas estão corretas.

______________________________________________________________

FÍSICA

PROFESSORA CILENE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

                                       DESCRITOR

               Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam.

                                   OBJETO DE CONHECIMENTO

    Grandezas e Medidas;      Movimento Uniforme


ATIVIDADE 1- Conversão de unidades de velocidade

 

 

                        Exemplo de como transformar de km/h em m/s:









ATIVIDADES DE FÍSICA

 

PROFESSOR: RENATO BRAGA

COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

 

 

Para estudar em casa utilize livros, a Wikipédia em português ou inglês, videos do YouTube e a plataforma Currículo+ da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

 

Utilize lápis, borracha, caderno e uma calculadora para realizar os cálculos.

 

Conteúdos do 1º Bimestre (De 03/02 a 29/05)

 

Movimentos – Grandezas, variações e conservações

Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do movimento

• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa e aceleração.

• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade etc.

• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso, velocidade média etc.

Quantidade de movimento linear, variação e conservação

• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo

• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos de segurança

• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas

Leis de Newton

• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um sistema mecânico

• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação

 

1. Descreva o experimento observado. Faça uma redação. Se quiserem podem fazer também um video explicando.  

Créditos da imagem: Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

_______________________________________________________
BIOLOGIA
PROFESSORA LILIAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza.


Revisão ( OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO CONSEGUIU PESQUISAR E FAZER ANOTAÇÕES, SEQUE O MAPA DE IDEIAS PARA ANOTAR NO CADERNO ) , para anotar  atividade quem não tem.

 TEMA : ECOLOGIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário