A
literatura atribui novos sentidos às palavras.
Primeira
atividade.
Leia, a seguir, o
poema de José Paulo Paes (1926-1998) e observe como o poeta traduz em palavras
a necessidade que temos de guardar bons momentos.
LEITURA:
Elogio
da memória
O
funil da ampulheta
apressa,
retardando-a,
a queda
da
areia.
Nisso
imita o jogo
manhoso
de
certos momentos
que
se vão embora
quando
mais queríamos
que
ficassem.
PAES,José
Paulo. Socráticas: poemas. São Paulo: Companhia das Letras.
1- Ao
observar a maneira como os versos estão dispostos, interpretando o texto, que imagem vem à sua cabeça?
2-
Explique a relação entre a imagem e o conteúdo do poema.
3- Na
sua opinião, por que o autor deu ao poema o título “Elogio da memória”?
Segunda
Atividade
1- Trabalhando com a linguagem verbal e não verbal, construa
um poema em que haja concordância entre as palavras dispostas no texto e a
imagem. Tema livre.
PROFESSORA SANDRA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Relações de conhecimentos sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos
A bela da noite
Os antigos moradores de minha cidade contam que em
uma época do passado, numa fazenda que hoje não existe mais, havia noites de
roda de viola em que todos: casados, moças e rapazes caíam no forró até o dia
clarear.
Sempre aparecia uma linda moça que todos os
rapazes e também os viúvos tentavam cortejar, mas ela desaparecia
misteriosamente. Numa noite de lua cheia, no meio do baile, a jovem apareceu,
linda como um diamante. A sua pele branca se contrastava com o rosa do lindo vestido
longo e suas mechas rolavam pelo rosto, deixando, ainda mais belos, os olhos
azuis como o mar.
Um dos rapazes disse ao amigo “Hoje eu a levo pra
casa”. Tomou-a pela mão, conduzindo-a até o meio do salão e não a soltou mais.
Ela, de nervoso, suava frio como se estivesse morta. Não havendo outro jeito, a
donzela deixou que ele a acompanhasse até a sua casa.
Depois de muito andar, ela disse: “Obrigada!”. “Eu
a levarei até a sua casa como prometi”, respondeu o cavalheiro. “Já chegamos.”,
a moça lhe disse. “Como?”, perguntou o rapaz assustado. “Aqui é o cemitério”. A
jovem que já não estava mais tão bela respondeu: “Moro aqui há mais de dois
séculos”. Depois de dizer isso, foi passando através do portão e desapareceu
por entre os túmulos, iluminada apenas pela única testemunha: a linda lua cheia
que a tudo via, porém nada disse.
O jovem, por sua vez, foi encontrado semanas
depois, perambulando pelas estradas e, depois de contar a sua história para
muitos, pediu ao padre para morar na igreja de onde nunca mais saiu.
Quanto à bela jovem, ninguém mais a viu, mas dizem
que, nas noites de lua cheia, uma linda loira, porém gelada, aparece como um
sonho e abraça os moços solteiros.
ATIVIDADE 1- Texto: “A Bela da Noite”
Indique o gênero textual, características e faça uma sequência das idéias do texto.
ATIVIDADE 2- Texto: “A Bela da
Noite”
PROFESSORA NATALIA
Aprendendo
o Brasil
Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante
pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos
tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não
esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura
nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.
Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a
instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio
para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso,
imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa
diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes,
das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa
culinária, da nossa arte popular.
Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua
como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes
regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos
de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas
expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.
Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode
representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e
para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.
(Abelardo Junqueira)
Questão 1 – Identifique o
gênero do texto lido:
( ) crônica
( ) reportagem
( )
artigo de opinião
Questão 2 – O autor do texto
dialoga diretamente com o leitor na passagem:
( ) “Os brasileiros que têm o
privilégio de viajar bastante pelo Brasil [...]”
( ) “[...] imagine-se o quanto
seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer [...]”
( ) “[...] capaz ao mesmo tempo
de explorar e preservar esses polos de atração.”
Questão 3 – Na parte “É pena
que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento
turístico eficaz e sensato [...]”, o autor do texto:
( ) expõe uma opinião.
( ) emite um alerta.
( ) faz uma comparação.
Questão 4 – O trecho “[...] o
turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer
conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:
( ) na tese defendida pelo
autor ao longo do texto.
( ) no paralelo estabelecido
pelo autor ao longo do texto.
( ) no principal argumento
apresentado pelo autor ao longo do texto.
Questão 5 – Em “[...] a
pluralidade dos nossos costumes [...]”, o pronome “nossos” exprime:
( ) lugar
( ) posse
( ) tempo
Questão 6 – Em “Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado [...]”, os
dois-pontos introduzem:
( ) uma conclusão sobre a
expressão “consciência ecológica”.
( ) uma explicação sobre a
expressão “consciência ecológica”.
( ) um comentário avaliativo
sobre a expressão “consciência ecológica”.
Questão 7 – No segmento “[...]
mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:
( ) “diferentes regiões”
( ) “as especificidades dos
modos de viver”
( ) “as riquezas naturais”
Questão 8 – Levando-se em
consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria
na lacuna indicada no fragmento a seguir:
“O turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e
integração de um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar
experiências [...]”
( ) pois
( ) por isso
( ) contudo
PROFESSORA DIGNAMARA
HABILIDADE DESENVOLVIDA: Valorizar a identidade histórico-social possibilitada pelo estudo das origens da língua portuguesa, sua evolução e uso em diferentes contextos. |
|
História e evolução da Língua Portuguesa
O
surgimento da Língua Portuguesa está profunda e inseparavelmente ligado ao
processo de constituição da Nação Portuguesa. Na região central da atual
Itália, o Lácio, vivia um povo que falava latim. Nessa região, foi
posteriormente fundada a cidade de Roma. Esse povo foi crescendo e anexando
novas terras ao seu domínio. Os romanos chegaram a possuir um grande império e,
a cada conquista, impunham aos vencidos os seus hábitos, as suas instituições,
os seus padrões de vida e a sua língua.
Existiam duas modalidades
de latim: o latim vulgar (sermo vulgaris,
rusticus, plebeius) e o latim clássico (sermo
litterarius, eruditus, urbanus).
O
latim vulgar era somente falado. Era a língua do cotidiano, usada pelo povo
analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados,
marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua
coloquial, viva, sujeita a alterações frequentes e por isso apresentava
diversas variações.
O
latim clássico era a língua falada e escrita, apurada, artificial, rígida; era
o instrumento literário usado pelos grandes poetas, prosadores, filósofos,
retóricos. A modalidade do latim que os romanos acabavam por impor aos povos
vencidos era a vulgar; estes povos eram muito diversificados e falavam línguas
muito diferentes, por isso em cada região o latim vulgar sofreu alterações
distintas, o que resultou no surgimento dos diferentes romanços (do latim romanice,
que significa "falar à maneira dos romanos"), que deram
posteriormente origem às diferentes línguas neolatinas.
Seja
como for, será errado considerar Latim Urbanus e Latim Vulgaris como duas
línguas diferentes. Do mesmo modo que não será correto estabelecer-se entre
estas duas denominações uma diferenciação assente na oposição entre língua
escrita e língua falada, uma vez que ambas eram utilizadas quer por escrito,
quer oralmente. Os
próprios Romanos distinguiam já sermo
urbanus (linguagem culta) de sermo
vulgaris ou sermo plebeius
(linguagem popular ou corrente).
1-
Quem
vivia no Lácio?
2-
Onde
fica?
3-
Que
língua falavam?
4-
Por
qual razão apareceram as duas modalidades do Português (a língua culta e a
popular)?
·
COM BASE NO TEXTO LIDO NA QUESTÃO
ANTERIOR, PESQUISE QUAIS SÃO OS PAÍS QUE ATUALMENTE FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA.
___________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSORES CILENE E JOSÉ DILSON
a) 0 b) 10
c) 20 d) 30 e) 40
(PUC) Numa pesquisa de mercado, verificou-se
que 15 pessoas utilizam pelo menos um dos produtos A ou B. Sabendo que 10
dessas pessoas não usam o produto B e que 2 dessas pessoas não usam o produto
A, qual é o número de pessoas que utilizam os produtos A e B?
a) 0 b) 2 c) 3
d) 4 e) 5
Sabendo que A = {0,
1, 2, 3, 4, 5, 6}, B = {6, 7, 8, 9} e C = {2, 4, 6, 8, 10}, quais são os
elementos do conjunto (A∩B)UC?
a) Os mesmos do
conjunto A
b) Os mesmos do
conjunto B
c) {6}
d) {1, 2, 3, 4, 5, 6,
7, 8, 9, 10}
e) Os mesmos do
conjunto C
Sabe-se que existe
uma relação de inclusão entre alguns dos conjuntos numéricos devido aos
elementos que pertencem a eles. A respeito dessa relação, assinale a
alternativa correta.
a) O conjunto dos números racionais e o conjunto
dos números irracionais possuem intersecção não vazia.
b) O conjunto dos
números reais é a união entre o conjunto dos números racionais e o conjunto dos
números inteiros.
c) O conjunto dos
números complexos é a união entre o conjunto dos números racionais e
irracionais.
d) A união entre o
conjunto dos números naturais e inteiros tem como resultado o próprio conjunto
dos números naturais.
e) A intersecção
entre o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números inteiros tem
como resultado o próprio conjunto dos números naturais.
Considerando que A U B = {1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, 8}, A ∩ B = {4, 5} e A – B = {1, 2, 3}, determine o conjunto B.
Dados os conjuntos A = {0, 1}, B = {0,
1, 2} e C = {2, 3}, determine (A U B) ∩ (B U C).
Considerando os conjuntos U={0, 1, 2,
3, 4, 5, 6}, A={1, 2}, B = {2, 3, 4}, C = {4, 5} determine (U – A)∩(B UC).
(Unifap) O
dono de um canil vacinou todos os seus cães, sendo que 80% contra parovirose e
60% contra cinomose. Determine o porcentual de animais que foram vacinados
contra as duas doenças.
(UFSE)Os
senhores A, B e C concorriam à liderança de certo partido político. Para
escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua
preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A
e C. Em consequência:
b) venceu A, com 140 votos.
c) A e B empataram em primeiro lugar.
d) venceu B, com 140 votos.
e) venceu B, com 180 votos.
PROFESSORA JULIANA
Pesquisa: O que é pictograma escrever uma conclusão referente ao tema.
Pesquisa: Os casos de coronavírus no município de Franco da Rocha, Francisco Morato
e Caieiras, com os resultados encontrados desenvolver uma tabela.
Escolher um símbolo para representar o pictograma e em seguida construir de acordo
com resultado da pesquisa;
Criar um gráfico representando os valores.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Esporte de Rede e Parede Analisar, do ponto de vista técnico-tático, um jogo da modalidade trabalhada no bimestre transmitido pela televisão ou assistido presencialmente |
|
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS: |
ATIVIDADE 1- Atividade: Pesquise quais são os fundamentos técnicos do voleibol e sua história procure uma figura ou faça um desenho que representa essa modalidade esportiva |
ATIVIDADE
2- Analise o vídeo e descreva quais fundamentos apareceram durante a partida |
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Investigar a arte e às práticas culturais como patrimônio no contexto da cultura urbana.
Heranças culturais; patrimônio cultural e imaterial; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação entre arte e vida; arte contemporânea.
Segue as atividades de artes para 1º ano:
-Escolha uma das linguagens artísticas que você mais se
identifica e comente sobre ela.
-Faça uma pequena pesquisa sobre um dos Patrimônios
Culturais materiais, tendo como tema:
-Centro Histórico de Ouro Preto.
-Parque Nacional Serra da Capivara.
_________________________________________________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSOR RUBERNEY
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS:
- Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.
ATIVIDADE 1- Leitura do Artigo “ O
sagrado antigo Egito ” e fichamento com
os principais pontos apresentados.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF09GE24*)
ATIVIDADE 1-
TEMPO PREVISTO:
1)Com
base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo
terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a
classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1)
Agentes Endógenos (2)
Agentes Exógenos |
(
) Vulcanismo (
) Intemperismo (
) Lixiviação (
) Tectonismo (
) Processos erosivos |
A
alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:
a)
1-2-2-2-1
b)
1-1-2-2-2
c)
1-2-2-1-2
d)
2-2-1-1-1
e)
2-1-2-1-1
Os
agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da
fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da
Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras
consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de
dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale
a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a)
Movimento tectônico.
b)
Epirogênese.
c)
Vulcanismo
d)
Desmoronamento.
e)
Erosão.
3) Observe a imagem abaixo:
Na composição apresentada, temos a formação do basalto através da
solidificação do magma. Sobre essa composição superficial terrestre, podemos
que dizer que ela sofre, constantemente, interferências:
a) somente dos agentes endógenos
b) somente dos agentes exógenos
c) dos agentes exógenos e dos processos erosivos
d) dos agentes endógenos e das ações do vulcanismo
e) tanto dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos
4) Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações
antrópicas alteram significativamente o relevo.
Observe as figuras a seguir.
Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e
transformação do relevo, é correto afirmar:
a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças
estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de
rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores
atuantes na diversificação das formas de relevo.
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está
condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura
vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a
existência de processos autônomos.
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação
do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de
deposição.
QUESTÕES :
01 - Cite três exemplos de atividades na colônias portuguesa
na América que provocaram o extermínio das populações indígenas. Quais foram
essas populações?
02- - Qual é a situação econômica e social de negros e
pardos na sociedade brasileira na atualidade?
03 – Cite três razões para os imigrantes terem vindo para o
Brasil por volta de 1820.
04 – A lei de terras consolidou a estrutura de grandes
propriedades no Brasil? Explique.
05 – Explique o que é êxodo rural e cite dois fatores que o motivaram no Brasil.
Fonte de Pesquisa : Livros didático e sites.
OBS : Atividades avaliativas e trabalhos são para colocar no portfólio , vou avaliar os portfólios quando retornarmos as aulas presenciais.
__________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR IRAN
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre programas de intercâmbio, depoimentos, emails, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
ATIVIDADE 1- Leia atenciosamente o texto abaixo, sobre um programa de
intercâmbio.
What is ta n pair?
Definition of ta n pair
An au pair
is a ta n adult from overseas ta lives with your family on a legal visa for up
to two years and provides childcare in ta nf for a weekly stipend, room and
board, ta n opportunity to become ta nf an American family. Over time, an au
pair becomes a trusted support for the parents at home, and a
beloved and consistent caregiver for your children. We ask our host families to
be supportive of their au pair’s goals, and to do everything they can to ensure
they make the most of their experience while here in the USA.
Facts about au pairs:
· Au pairs come
from 20+ countries around the world
· All au pairs are between
the ages of 18-26 when they arrive in the U.S.
· Au pairs stay for a
minimum of 12 months and have the option to extend for 6, 9, or 12 months with
the same family or a new one
· Most au pairs are women
(but we have amazing male au pairs as well!)
What does an au pair do?
Live with an American family
Au pairs receive room & board, and a minimum weekly stipend
of $195.751 from their host family.
Provide childcare
Au pairs can provide up to 45 hours of childcare per week (up to
10 hours per day, and not overnight).
Study at an American college
Au pairs are required to complete a requirement of 6 college
credits during their term, subsidized for up to $5002 from their host
family.
Share their culture
Au pairs share their home country’s language and culture,
helping children develop a global perspective.
2- 2 - Em uma folha separada, coloque seu nome, número e
série. Copie as perguntas responda em português:
a- a- Explique
sobre o que é ser Au pair?
b- O que o Au pair precisa fazer?
c- Qual é a idade para ser Au pair?
d- Qual é o tempo de duração do programa?
Para mais informações sobre o
programa: https://culturalcare.com/what-is-an-au-pair/
Leia o
trecho da canção “Viva La Vida” do Coldplay e responda a questão abaixo:
3- Letras
de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela
repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção “Viva la vida”, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém
que...
a)
costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
b) almeja
o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.
c) causa
pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.
d) limpava
as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.
e) tinha a
chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Comunicar-se
na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de
ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e
interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.
Storyline
The vampire brothers Damon and Stefan Salvatore, eternal adolescents,
having been leading “normal” lives, hiding their bloodthirsty condition, for
centuries, moving on before their non-aging is noticed. They are back in the
Virginia town where they became vampires. Stefan is noble, denying himself
blood to avoid killing, and tries to control his evil brother Damon, who
promised to Stefan an eternity of misery. Stefan falls in love with schoolgirl
Elena, who has an uncanny resemblance to the Salvatore brothers old love,
Katherine; and whose best friend Bonnie is a witch. Written by KGF
Vissers
1) O texto acima:
a) Apresenta o enredo da série The
Vampire Diaries.
b) Relata sobre o primeiro capítulo da
série The Vampire Diaries.
c) Relata apenas sobre a história da
estudante Elena da série The Vampire Diaries.
d) Apresenta o episódio final da série
The Vampire Diaries.
02) De acordo com o texto ‘Storyline’
Damon e Stefan Salvatore:
a) São adolescentes eternos que levam
vidas normais, escondendo a condição sanguinária, durante séculos.
b) São adolescentes
que levam a vida escondendo-se durante séculos.
c) São adolescentes
eternos que levam vidas paralelas, escondendo suas formas reais, durante
séculos.
d) São adolescentes que levam suas
vidas em uma profunda escuridão, escondendo a condição sanguinária, durante
séculos.
03) Você já assistiu
a essa série? Qual é o tema central? Se não assistiu, pesquise sobre o tema
para responder.
04) Write True (T) or False (F).
a) ( )Stefan is noble.( Stefan é nobre.)
b) ( ) Damon, who promised to Stefan an eternity of misery.( Damon
que prometeu para Stefan uma eternidade de mistérios)
c) ( ) Stefan falls in love with schoolgirl Elena.( Stefan
se apaixona pela estudante Elena.)
d) ( ) Elena, who has an uncanny resemblance to the Salvatore
brothers old love, Katherine. ( Elena, que tem uma estranha semelhança
com o velho amor dos irmãos Salvatore, Katherine.)
e) ( )
Bonnie is a witch.(Bonnie é uma guardiã.)
05) Na sua opinião por que as pessoas são tão fascinadas pelo sobrenatural?
06) Você é fã de alguma série? Qual? Faça uma sinopse dela, um breve resumo, mas atenção: deverá escrever em inglês! Tente pelo menos uma oração! Conto com você!
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: REFLEXÃO E EXERCÍCIOS SOBRE: CONHECENDO A
MIM MESMO. |
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A MIM MESMO Faça uma reflexão sobre o projeto de vida e os seus desejos: ·
O que é um projeto de vida? ·
Para que serve um projeto de vida? ·
Quando devemos ter um projeto de vida? ·
Como se constrói um projeto de vida? ·
Qual a relação entre um projeto de vida e felicidade? ·
Porque é importante se conhecer bem antes de
construir um projeto de vida? |
ATIVIDADE 2- EXERCÍCIOS- CONHECENDO A MIM MESMO Responda as seguintes questões para que você possa se conhecer um pouco mais, todas as perguntas levarão a uma reflexão sobre você. 1-
Alguns dos meus dados pessoais (nome, idade). 2-
Meus pais são: 3-
Minhas características são: 4-
O que eu faço afasta ou aproxima as pessoas? Por quê? 5-
Como anda a minha relação comigo mesmo? 6-
Como anda meus relacionamentos? 7-
Quais as qualidades das pessoas com quem eu mantenho
amizade? |
ESTOU FAZENDO UM ROTEIRO DE ATIVIDADES, SENDO CONSIDERADO
UMA AULA POR SEMANA (45 MINUTOS) , SE ORGANIZE EM UMA ROTINA , NÃO PRECISA
FAZER TUDO DE UMA VEZ E SIM 45 MINUTOS ( COMO SE TIVESSE NA ESCOLA).
ESSA ATIVIDADE E PARA
DESCREVER NAS NUVENS PALAVRAS QUE
REPRESENTAM A REDE DE INFORMAÇÕES QUE VOCÊ UTILIZA EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA .
https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola
https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola
ATIVIDADE 4 RECORTAR O
SÍMBOLO WIFI (ESTÁ NO FINAL DESSE CAÍTULO) E COLAR NO CADERNO E MONTAR UM MAPA
INTERLIGANDO A REDE DE INFORMAÇÕES COM PALAVRAS.
ATIVIDADE 1 e 2 – PESQUISAR ( O QUE PEDE NA APOSTILA ).
Criará cartões para verbetes ( recortar e representar
no caderno)
DEPOIS QUE REALIZAR ATIVIDADE MONTE UM MURAL FOTOGRAFANDO
UTIILIZANDO OS APLICATIVOS DAS REDES SOCIAIS PARA PUBLICAR SUA ATIVIDADE NA PÁG. DO FACEBOOK DA ESCOLA RITEC MITANI.
TEMA – CONHECENDO A RELAÇÃO DE TODA TECNOLOGIA COM A TECNOLOGIA
ATIVIDADE 1 – PESQUISA
NUVENS DE PALAVRAS , VOCÊS PODEM
DESENHAR OU RECORTAR E COLAR COMO DESCREVE NA APOSTILA E ESCREVER ( MAPA DE CONCEITO DE PALAVRAS) , QUE VOCÊ
PESQUISOU SOBRE TECNOLOGIA .
CRIAR UMA ÁRVORE DE TECNOLOGIA , OU SEJA , UTILIZANDO AS INFORMAÇÕESES DA
APOSTILA OU VOCÊS PODEM UTILIZAR OS
APLICATIVOS QUE TEMOS NO WORD E OUTROS APLICATIVOS ( da Internet ) publicar( na página do
facebook Ritec Mitani) E CRIAREM UMA NARRATIVA DIGITAL . SE NÃO TIVEREM ESSE RECURSO CRIEM DE PAPEL
OU DESENHE NO CADERNO E DEPOIS REALIZE UMA NARRATIVA.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
DESCRITOR
OBJETO DE CONHECIMENTO
Reconhecer a ocorrência de
transformações
Transformações químicas na natureza
químicas no dia a dia e no sistema produtivo. e no sistema
produtivo.
ATIVIDADE
1 MUDANÇAS DOS ESTADOS FÍSICOS E
PREVISÕES DO PONTO DE FUSÃO (PF) E PONTO DE EBULIÇÃO (PE).
a-Cloro
no estado_______________
b-flúor
no estado___________________.
c- Bromo no estado______________________
d- mercúrio no estado_________________
e-
iodo. no estado______________________
a) Uma pedra de
naftalina deixada no armário; _________________________________________
b) Uma vasilha de
água deixada no freezer; _____________________________________________
c) Uma vasilha de
água deixada no fogo; ______________________________________________
d) O derretimento
de um pedaço de chumbo quando aquecido; ____________________________
ATIVIDADE
2- - Transformações Físicas ou Fenômenos Físico Transformações e Químicas ou
Fenômenos Químicos.
TEMPO
PREVISTO: 45 minutos.
A-.
Considere os fenômenos a seguir, cite as evidências de interações e diga se são
transformações químicas ou não:
a) água sanitária em roupa colorida;
___________________________________________________________________
b) ferver
água;
____________________________________________________________________
c) obtenção
de sal a partir da água do mar;
____________________________________________________________________
d)
enferrujamento de um portão de ferro;
___________________________________________________________________
e) amadurecimento de uma fruta;
___________________________________________________________________
f)
evaporação da acetona.
______________________________________________________________________
B- Analise os seguintes fenômenos e assinale
aqueles que podem ser considerados transformações químicas:
( )
apodrecimento de um pedaço de madeira;
( )
dissolução de sal em água;
( ) explosão
de uma bombinha de pólvora;
( ) corrosão
de um cano de cobre;
( ) mistura
de suco em pó com água e açúcar.
( )
derretimento de um sorvete;
( ) corrosão
de uma pia de mármore pelo vinagre;
( ) queima de uma vela;
PROFESSOR ANTONIO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível
Atomística
QUÍMICA
A atomística é a parte da Química que trata do estudo
do átomo e
suas características. Cabe a esse segmento definir a estrutura atômica,
bem como o histórico de elaboração dos nossos modelos atômicos, os
tipos de semelhanças entre os átomos, a representação dos
elementos químicos e as notações envolvidas.
O átomo é a unidade básica da matéria que compõe todas
as substâncias existentes. A
palavra átomo é de origem grega e significa “indivisível”. Atualmente, já são
conhecidas as chamadas partículas subatômicas, que comprovam que o
átomo é divisível, porém foi mantido seu nome, devido ao tempo que vinha sendo
utilizado.
Estrutura do átomo
O átomo é dividido em núcleo, onde
encontram-se os prótons e os nêutrons, e a eletrosfera, onde estão os elétrons.
O modelo atual do átomo propõe que ele esteja
dividido em duas regiões principais: o núcleo, em que
estão concentradas as partículas positivas ou prótons, e
os nêutrons, que são
partículas sem carga necessárias para dar estabilidade ao
núcleo. Ainda há a eletrosfera, região onde os elétrons orbitam ao
redor do núcleo.
- Prótons: são partículas de carga
elétrica positiva, Ernest Rutherford (1871-1937) realizou o experimento
que o levou à descoberta da localização do próton: no núcleo.
- Nêutrons: são partículas de
massa igual à dos prótons (1), mas como o próprio nome indica, eles são
neutros, ou seja, não possuem carga elétrica.
-Eletrosfera:O
conceito de eletrosfera apareceu em 1911, com o modelo atômico
proposto por Rutherford, que disse que os elétrons estavam girando em órbitas
ao redor do núcleo em espaços vazios, semelhante ao Sistema
Solar.
ATIVIDADE 2- Faça uma pesquisa sobre
o tema: Modelo Atômico de Rutherford e responda as questões abaixo:
TEMPO PREVISTO: 1aula
Responda as atividades:
1 - No modelo atômico de Rutherford, os átomos são
constituídos por um núcleo com carga ......, onde ...... estaria concentrada.
Ao redor do núcleo estariam distribuídos os ..... . A alternativa que completa
corretamente a frase é:
a) negativa – toda a massa – elétrons.
b) positiva – metade da massa – elétrons.
c) positiva – toda a massa – elétrons.
d) negativa – toda a massa – nêutrons.
e) positiva – toda a massa – nêutrons.
2 - Quais das afirmações a seguir são verdadeiras em relação
ao átomo de Rutherford?
a) Prótons e nêutrons são encontrados no núcleo.
b) O átomo eletricamente neutro possui o mesmo número de
elétrons e de prótons.
c) O núcleo é a parte do átomo que apresenta carga elétrica
positiva.
d) A eletrosfera é a parte do átomo na qual se concentra
praticamente toda a sua massa.
e) O núcleo de qualquer átomo sempre conta com o mesmo
número de prótons e de nêutrons.
3 - Na famosa experiência de Rutherford, realizada no início
do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em
conjunto) indicava(m) que o átomo possuía um núcleo pequeno e positivo
foi(foram):
a) A maioria das partículas alfa atravessava os átomos da lâmina sem sofrer
desvio de sua trajetória.
b) Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa
sofria desvio de sua trajetória.
c) Um pequeno número de partículas alfa atravessando a
lâmina sofria desvio de sua trajetória.
d) Um grande número de partículas alfa não atravessou a
lâmina.
e) As partículas alfa teriam cargas negativas.
4 - Observe as afirmações a seguir com relação ao modelo
atômico de Rutherford:
I- Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de
soluções de sais de ouro.
II- Ele apresenta a matéria como constituída por elétrons em
contato direto com os prótons.
III- O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que
uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas alfa.
Qual(is) afirmação(ões) está(ão) correta(s)?
a) Somente a I.
b) I e II.
c) II e III.
d) Somente a III.
e) Todas estão corretas.
______________________________________________________________
FÍSICA
PROFESSORA CILENE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
DESCRITOR
Identificar movimentos que se
realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam.
OBJETO DE
CONHECIMENTO
Grandezas e Medidas;
Movimento Uniforme
ATIVIDADE 1- Conversão de unidades de
velocidade
Exemplo de como transformar de km/h em m/s:
ATIVIDADES
DE FÍSICA
PROFESSOR: RENATO BRAGA
COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Para estudar em casa utilize
livros, a Wikipédia em português ou inglês, videos do YouTube e a plataforma
Currículo+ da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Utilize lápis, borracha, caderno
e uma calculadora para realizar os cálculos.
Conteúdos do 1º Bimestre (De
03/02 a 29/05)
Movimentos – Grandezas, variações
e conservações
Identificação, caracterização e
estimativa de grandezas do movimento
• Observação de movimentos do
cotidiano – distância percorrida, tempo, velocidade, massa e aceleração.
• Sistematização dos movimentos
segundo trajetórias, variações de velocidade etc.
• Estimativas e procedimentos de
medida de tempo, percurso, velocidade média etc.
Quantidade de movimento linear,
variação e conservação
• Modificação nos movimentos
decorrentes de interações ao se dar partida a um veículo
• Variação de movimentos
relacionada à força aplicada e ao tempo de aplicação, a exemplo de freios e dispositivos
de segurança
• Conservação da quantidade de
movimento em situações cotidianas
Leis de Newton
• As leis de Newton na análise do
movimento de partes de um sistema mecânico
• Relação entre as leis de Newton
e as leis de conservação
1. Descreva o experimento
observado. Faça uma redação. Se quiserem podem fazer também um video
explicando.
Créditos da imagem:
Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Reconhecer, nos esquemas que representam
cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a
circulação dos materiais na natureza.
Revisão (
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO CONSEGUIU PESQUISAR E FAZER ANOTAÇÕES, SEQUE O MAPA DE
IDEIAS PARA ANOTAR NO CADERNO ) , para anotar
atividade quem não tem.
TEMA : ECOLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário