ATIVIDADE 1- RELACIONANDO O GÊNERO “NOTÍCIA”
Para retomar o gênero textual “Notícia”, vamos
relembrar alguns conceitos:
Notícia- é um
texto organizado em parágrafos que informa o leitor sobre um acontecimento
real, atual e de interesse público. As notícias podem circular em diferentes
suportes, tanto escritos como jornal, revista e internet quanto orais como
rádio, televisão, sites etc.
A notícia busca responder basicamente as perguntas:
O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Onde aconteceu?
Como aconteceu?
Por que aconteceu?
Quando aconteceu?
Sua estrutura está dividida da seguinte forma:
MANCHETE OU TÍTULO PRINCIPAL: Geralmente apresenta-se de grafado de forma bem evidente
e apresenta o título da notícia.
LINHA FINA OU TEXTO AUXILIAR: Texto abaixo do título e com letras menores, traz mais
informações sobre o assunto a ser tratado.
LIDE:
Corresponde ao primeiro parágrafo, e normalmente sintetiza as informações mais
importantes.
CORPO DA NOTÍCIA: Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo
à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos
mencionados. As notícias podem conter fotos, que são acompanhadas de pequenas
legendas.
COLOCANDO EM PRÁTICA...
Acesse o link a seguir e leia a notícia publicada no site
G1 sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir do dia 07 de maio no
estado de São Paulo.
1. Após a leitura, responda as questões propostas.
1.
a) Pela
estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?
b) Qual
é a finalidade deste tipo de gênero textual?
c) Com suas
palavras explique o assunto tratado no texto.
d) Onde
aconteceu o fato tratado no texto?
2. Com relação à manchete da notícia, responda:
Governo de SP obriga população a usar máscaras nas ruas a partir de 7
de maio
a) Por que a
manchete foi produzida em letras destacadas?
c) b) Apenas
por essa manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá
tratar ou não?
3. Para uma notícia ser clara e completa, ela precisa
responder as seguintes perguntas: O que? Quem? Onde? Quando? Como? e Por que?
Sendo assim, retire deste texto as respostas para esses questionamentos.
a) O que aconteceu?
b) Onde?
c) Quando?
d) Como?
e) Por quê?
ATIVIDADE 2- PRODUÇÃO DE TEXTO -3 AULAS.
Elabore
uma notícia sobre como nos previnirmos
contra o COVID- 19 apresentando informações precisas a respeito do contágio ,prevenção
e argumentos que comprovem que o isolamento social pode diminuir o contágio.
Alguns lembretes importantes para sua notícia:
*CONTER FATOS VERDADEIROS;
*NÃO PODERÁ SER MUITO LONGA;
*PRECISARÁ SER ESCRITA DE FORMA CLARA,OBJETIVA E
EM LINGUAGEM FORMAL;
*DEVERÁ APRESENTAR TÍTULO ( MANCHETE);
*FAÇA COM ATENÇÃO.
Exemplo: A razão entre os números 5 e 7
é? R:
Exercícios
1- Determine
a razão entre os números abaixo na ordem em que aparecem e
escreva como se lê:
a) 8
e 10
b) -2
e 3
c) 10 e 4
ATIVIDADE 2-
Exercícios
3_ sabendo que o
segmento AB mete 3cm. observe a figura abaixo:
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EF09MA24
De acordo com as medidas obtidas, você pode afirmar que os
seguimentos AB, CD, MN e PQ são proporcionais? Por quê?
2- Os seguimentos AB, CD, MN e PQ são proporcionais e tais
que AB = 3,2cm; MN = 6,5cm e PQ = 26 e PQ = 26cm. Nessas condições, qual é a
medida de CD?
3- Os segmentos de reta AB, CD, EF e GH
são proporcionais nessa ordem. Algumas de suas medidas são: AB = 12 cm, CD = 16
cm e EF = 14 cm. Qual é a medida do segmento que falta?
a)
18 cm
b)
18,7 cm
c)
20 cm
d)
20,7 cm
e)
22 cm
4- Sabendo que os segmentos de reta AB,
CD, EF e GH são proporcionais nessa ordem e que AB = x, CD = x + 2, EF = 12 cm
e GH = 16 cm, quais são as medidas dos segmentos AB e CD, respectivamente?
a)
6 cm e 8 cm
b)
8 cm e 6 cm
c)
6 cm e 6 cm
d)
Apenas 6 cm
e)
24 cm e 6 cm
5- Henrique possui uma pequena empresa de
transportes e precisava levar algumas encomendas em seu carro próprio na volta
para casa. Na primeira parada, Henrique andou 3 km. Da primeira parada até a
segunda, andou mais 7 km. Da segunda parada até a terceira, ele precisou
deslocar-se por mais 6 km e só então voltou para casa.
Sabendo
que os quatro trajetos percorridos por Henrique são proporcionais na ordem em
que foram apresentados, qual é a distância do ponto de partida até sua casa?
a)
10 km
b)
12 km
c)
14 km
d)
20 km
e)
30 km
6- Qual é a medida do segmento AB, destacado na figura a seguir,
sabendo que os segmentos são proporcionais na ordem dada?
a)
1 cm
b)
1,5 cm
c)
1,8 cm
d) 2 cm
e) 2,2 cm
1- Sejam AB,
BC, CD e DE segmentos de reta, com as respectivas medidas: 2, 4, 10 e 5. É
possível dizer que esses segmentos são proporcionais?
a) Não, independentemente da ordem
estabelecida entre eles.
b) Sim, se a ordem entre os
segmentos for: AB, CD, BC e DE.
c) Sim, se a ordem entre eles for a
mesma dada no enunciado.
d) Sim, se a ordem entre eles for
AB, DE, BC e CD.
e) Nenhuma das alternativas.
2- Os segmentos a seguir são
proporcionais seguindo a ordem em que foram apresentados. A razão de
proporcionalidade e o comprimento de x, em milímetros, são:
a) 2 e 30 milímetros.
b) 0,5 e 30 milímetros.
c) 2 e 300 milímetros.
d) 0,5 e 300 milímetros.
e) 30 e 300 milímetros.
3- Quatro
segmentos, AB, CD, EF e GH, são proporcionais nessa ordem. Sabendo que o
comprimento do segmento AB é de 20 cm e que a razão de proporcionalidade é 2,5,
calcule o comprimento do segmento CD.
a) 8 cm
b) 10 cm
c) 12 cm
d) 14 cm
e) 16 cm
Fonte: - A conquista da matemática FTD
Rui Giovanni Junior / Benedicto Castrucci
-
Mundoeducacao.com.br
-
exercícios.brasilescola.uol.com.br
_____________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA VIVIAN
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: (EF09EF14) Identificar e discutir os estereótipos e
preconceitos relativos às danças de propondo alternativas para superá-los.
Dança de salão |
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: |
|
ATIVIDADE 1- O que mais lhe chamou atenção Quais são os principais desafios
encontrados na dança dentro da escola Dos vídeos apresentados qual você
achou mais interessante/ justifique sua resposta https://www.youtube.com/watch?v=mVYpmAuUTQI https://www.youtube.com/watch?v=PfvEmwKl58Q |
______________________________________________________________________
ARTES
PROFESSORA EGILSA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Investigar
processos de criação pessoais e de artistas, ampliando
o conceito de poéticas e de processos de criação. |
|
Em nossa ultima aula (2ª atividade que
foi feita do período de 27 à 30 de Abril) fizemos a leitura de dois tipos de
textos: verbal e não verbal. O texto não verbal se tratava de uma pintura do
artista brasileiro Candido Portinari. A imagem carregada de critica social
denunciava a fome, a miséria e a falta de perspectiva por meio de uma família
de retirantes.
Na aula de hoje, nos aprofundaremos na vida e obra deste
artista, tão importante para a historia da arte brasileira. Além de entendermos
sobre seu processo criativo, ou seja, o que o inspirava, os materiais que
utilizava e as razões pelas quais escolhia determinado tema, o aluno produzirá uma obra que fale um pouco sobre
ele mesmo e assim também desenvolverá todo um percurso criativo podendo assim
se conhecer, se enxergar e se descobrir.Não se esqueça da organização e foco.
Boa atividade.
Atenção:
Nesta atividade,
tanto o texto quanto as perguntas não
deverão ser copiados, eles deverão ser lidos para uma reflexão.
Leia o resumo abaixo.
Biografia
de Candido Portinari
Candido Portinari nasceu no dia 30 de
dezembro de 1903, numa fazenda de café em brodowski, no estado de são Paulo. Filho
de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas instruções
primarias. Desde criança manifestava vocação artística. Aos 15 anos, foi para o
rio de janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura,
matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Conquistou prêmios, viajou a
Paris, onde permaneceu durante todo o
ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari voltou ao
Brasil em 1931 e retratou em suas telas o povo brasileiro.
Em sua trajetória como pintor, mostrou
a vida simples de pessoas que viviam no interior, o artista demonstrava como o
drama dessas famílias o comovia. Sua obra muito exaltou a cultura
brasileira, seu povo, sua natureza e sua história. Além de retratar as questões
sociais de seu país, Portinari é bastante influenciado pelos movimentos
artísticos da Europa como o Cubismo e o Surrealismo.
Foi um grande admirador do também artista plástico Pablo Picasso. Seu interesse foi
desde o início criar uma pintura baseada nos tipos brasileiros. Firme em sua temática sobre a cultura e as questões sociais
do país, entre suas obras mais marcantes estão: Mestiço; Favelas; O lavrador de
café; O sapateiro de Brodowski; Meninos e piões; Lavadeiras; Grupo de meninas
brincando; entre outras. Utilizou
materiais como: painéis de tecidos, de
madeira e tinta a óleo. Portinari faleceu em 1962, vitima de intoxicação provocada
pelas tintas a óleo que utilizava. Sua principal obra foi deixar gravadas, para
sempre, na historia e na arte do Brasil, pinceladas que buscavam a perfeição
sob um ponto de vista particular, e o amor a sua gente, suas raízes, sua
historia. Assim como escreveu Jorge Amado: ”Foi um dos homens mais importantes
do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a
esperança de nossa gente. Com seus pinceis ele tocou fundo em nossa realidade”.
•
Agora que você já sabe
mais sobre Candido Portinari, observe uma de suas obras. Seu titulo é: Menino
retirante segurando bauzinho. É uma pintura de 1947, feita com tinta a óleo, medindo
1 metro de altura por 81 centímetros de largura. Proponho a você aluno do 9°
ano um exercício de imaginação:
-
Quem será esse menino?
-
O que ele esta carregando?
-
O que teria dentro do baú?
- De
onde ele vem?
- Para
onde ele vai?
- Como
é a expressão do menino? Esta feliz ou triste?
-
O que provavelmente levou Candido
Portinari a fazer essa obra?
•
Muitas vezes, guardamos
coisas importantes em gavetas, caixas, baús ou arquivos eletrônicos. Quando
viajamos, escolhemos as coisas que vamos precisar, mas, também coisas que são
significativas para nós. Ao realizarmos essas ações, não costumamos parar para
pensar sobre o mundo e as coisas que nos rodeiam. Muitos artistas referem-se ao costume de
guardar coisas para expressar mundos internos, íntimos e pessoais, mas também
para contar sobre seus sonhos, medos e esperança. Depois de ter refletido sobre
o menino da imagem, faça um desenho mostrando o que poderia ter no baú caso ele
fosse seu. Coloque para fora tudo aquilo que possa fazer parte deste seu
momento criativo: alegrias, medos, tristezas e saudades. Capriche no seu
trabalho, coloque o titulo: Meu baú, faça margem de um centímetro, e não se esqueça da data, (você poderá utilizar o caderno de
desenho).
___________________________________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSOR PLÍNIO
__________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSORA EDNA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: analisar características físicas do continente
europeu
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
ATIVIDADE 1- Pesquisar e registrar no caderno as vegetações encontradas no
continente europeu
____________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR IRAN/ DIGNAMARA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Retomar o planejamento de texto argumentativo, através da apresentação de diferentes gêneros textuais: infográfico e fotorreportagem.
ATIVIDADE 1- Veja as duas imagens abaixo(depois das questões). A primeira
imagem, do infográfico Should I Bike
or Drive?,
apresenta as questões a serem desenvolvidas do ponto de vista argumentativo,
que são deflagradas a partir de perguntas. A imagem da fotorreportagem aparece para ser explorada, na
sequência. A exemplo da imagem anterior, os aspectos da língua a serem explorados podem ser analisados a
partir da reflexão.
Respondam: A respeito da 1ª imagem:
a) A imagem apresenta argumentos à
respeito de qual tópico em específico?
b) O que é um infográfico, e qual
característica ele apresenta?
c) Existe alguma preocupação em relação
à segurança?
A respeito da 2ª imagem:
d) Qual é o principal argumento nessas
frases?
e) Quais parecem ser os principais aspectos
da língua mostrados nas frases?
f) Você acha que as formas: imperativa,
negativa e interrogativa, ajudam a construir bons argumentos?
https://pics.me.me/istock-com-idebibishop-dont-drink-and-drive-your-dog-wont-5913294.png
PROFESSORA DIGNAMARA
_________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA
(EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a
estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição
de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da
história das descobertas científicas. |
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: |
1- Uma
importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo
constituído de: a)
elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. b) uma
estrutura altamente compactada de prótons e elétrons. c) um
núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron. d) uma
região central com carga negativa chamada núcleo. e) um
núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons. 2- (UFU-MG) O átomo
é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas
partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e
a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons.
Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das
partículas constituintes do átomo. Em
relação a essas características, indique a alternativa correta. a)
prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais
opostos. b) entre
as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no
átomo. c) entre
as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam
maior volume no átomo. d) entre
as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam
um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. 3-
Defina elemento químico. 4- O
oxigênio é o elemento químico mais abundante na crosta terrestre e um dos
elementos essenciais a vida de animais e vegetais. Ele não apresenta cor,
cheiro, nem gosto e foi identificado pela primeira vez em 1772 pelo químico
Joseph Priestley. Observe a
representação desse elemento. O816 Com base
nessas informações, responda: a-
Quais são,
respectivamente, o número de massa e o número atômico do oxigênio ? b-
Qual é o numero de
prótons que o oxigênio apresenta? c-
Qual é o número de
nêutrons? VÍDEO AULA https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw |
Nenhum comentário:
Postar um comentário