segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES - 9º ANO - PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA

LEMBRE-SE! ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

APROVEITEM O TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ESTUDEM BASTANTE!
FIQUE EM CASA!

9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR ELAINE E FERNANDA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF69LP07B) PRODUZIR TEXTOS EM DIFERENTES GÊNEROS, CONSIDERANDO SUA ADEQUAÇÃO AO CONTEXTO DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO

ATIVIDADE 1-  RELACIONANDO O GÊNERO “NOTÍCIA”

 

Para retomar o gênero textual “Notícia”, vamos relembrar alguns conceitos:

Notícia- é um texto organizado em parágrafos que informa o leitor sobre um acontecimento real, atual e de interesse público. As notícias podem circular em diferentes suportes, tanto escritos como jornal, revista e internet quanto orais como rádio, televisão, sites etc.

A notícia busca responder basicamente as perguntas:
O que aconteceu?

Com quem aconteceu?

Onde aconteceu?

Como aconteceu?

Por que aconteceu?

Quando aconteceu?

 

Sua estrutura está dividida da seguinte forma:

MANCHETE OU TÍTULO PRINCIPAL: Geralmente apresenta-se de grafado de forma bem evidente e apresenta o título da notícia.

LINHA FINA OU TEXTO AUXILIAR: Texto abaixo do título e com letras menores, traz mais informações sobre o assunto a ser tratado.

LIDE: Corresponde ao primeiro parágrafo, e normalmente sintetiza as informações mais importantes.

CORPO DA NOTÍCIA: Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados. As notícias podem conter fotos, que são acompanhadas de pequenas legendas.

 

 COLOCANDO EM PRÁTICA...

Acesse o link a seguir e leia a notícia publicada no site G1 sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir do dia 07 de maio no estado de São Paulo.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/04/populacao-de-sp-vai-ser-obrigada-a-usar-mascaras-nas-ruas-a-partir-de-7-de-maio.ghtml

 

1. Após a leitura, responda as questões propostas.

1.   

a)  Pela estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?

 

b)  Qual é a finalidade deste tipo de gênero textual?

 

c) Com suas palavras explique o assunto tratado no texto.

 

d) Onde aconteceu o fato tratado no texto?

 

2.  Com relação à manchete da notícia, responda:

Governo de SP obriga população a usar máscaras nas ruas a partir de 7 de maio

a) Por que a manchete foi produzida em letras destacadas?

 

c)   b) Apenas por essa manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá tratar ou não?

 

 3. Para uma notícia ser clara e completa, ela precisa responder as seguintes perguntas: O que? Quem? Onde? Quando? Como? e Por que? Sendo assim, retire deste texto as respostas para esses questionamentos.

 

a)      O que aconteceu?

b)      Onde?

c)      Quando?

d)     Como?

e)      Por quê?


ATIVIDADE 2- PRODUÇÃO DE TEXTO -3 AULAS.

 

   Elabore uma notícia  sobre como nos previnirmos contra o COVID- 19 apresentando informações precisas a respeito do contágio ,prevenção e argumentos que comprovem que o isolamento social pode diminuir o contágio.

Alguns lembretes importantes para sua notícia:

*CONTER FATOS VERDADEIROS;

*NÃO PODERÁ SER MUITO LONGA;

*PRECISARÁ SER ESCRITA DE FORMA CLARA,OBJETIVA E EM LINGUAGEM FORMAL;

*DEVERÁ APRESENTAR TÍTULO ( MANCHETE);

*FAÇA COM ATENÇÃO.


_________________________________________________________________________
MATEMÁTICA 
PROFESSOR JOSÉ DILSON
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

(EF09MA07) Razão entre grandezas de espécies diferentes.



Exemplo: A razão entre os números 5 e 7 é?  R:   lê- se cinco está para sete.

Exercícios

1-      Determine a razão entre os números abaixo na ordem em que aparecem e

escreva como se lê: 

a)      8 e 10

 

b)      -2 e 3

 

c)      10 e 4



ATIVIDADE 2-


 

Exercícios

3_ sabendo que o segmento AB mete 3cm. observe a figura abaixo:




PROFESSORA ROSELI

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EF09MA24


De acordo com as medidas obtidas, você pode afirmar que os seguimentos AB, CD, MN e PQ são proporcionais? Por quê?

 

 

2- Os seguimentos AB, CD, MN e PQ são proporcionais e tais que AB = 3,2cm; MN = 6,5cm e PQ = 26 e PQ = 26cm. Nessas condições, qual é a medida de CD?

 

 

3- Os segmentos de reta AB, CD, EF e GH são proporcionais nessa ordem. Algumas de suas medidas são: AB = 12 cm, CD = 16 cm e EF = 14 cm. Qual é a medida do segmento que falta?

a) 18 cm

b) 18,7 cm

c) 20 cm

d) 20,7 cm

e) 22 cm

4- Sabendo que os segmentos de reta AB, CD, EF e GH são proporcionais nessa ordem e que AB = x, CD = x + 2, EF = 12 cm e GH = 16 cm, quais são as medidas dos segmentos AB e CD, respectivamente?

 

 

a) 6 cm e 8 cm

b) 8 cm e 6 cm

c) 6 cm e 6 cm

d) Apenas 6 cm

e) 24 cm e 6 cm

5- Henrique possui uma pequena empresa de transportes e precisava levar algumas encomendas em seu carro próprio na volta para casa. Na primeira parada, Henrique andou 3 km. Da primeira parada até a segunda, andou mais 7 km. Da segunda parada até a terceira, ele precisou deslocar-se por mais 6 km e só então voltou para casa.

Sabendo que os quatro trajetos percorridos por Henrique são proporcionais na ordem em que foram apresentados, qual é a distância do ponto de partida até sua casa?

a) 10 km

b) 12 km

c) 14 km

d) 20 km

e) 30 km


6-
Qual é a medida do segmento AB, destacado na figura a seguir, sabendo que os segmentos são proporcionais na ordem dada?




a) 1 cm

b) 1,5 cm

c) 1,8 cm

d) 2 cm

e) 2,2 cm


ATIVIDADE 2-
TEMPO PREVISTO: 2 aulas

 

1- Sejam AB, BC, CD e DE segmentos de reta, com as respectivas medidas: 2, 4, 10 e 5. É possível dizer que esses segmentos são proporcionais?

a) Não, independentemente da ordem estabelecida entre eles.

b) Sim, se a ordem entre os segmentos for: AB, CD, BC e DE.

c) Sim, se a ordem entre eles for a mesma dada no enunciado.

d) Sim, se a ordem entre eles for AB, DE, BC e CD.

e) Nenhuma das alternativas.

 

2- Os segmentos a seguir são proporcionais seguindo a ordem em que foram apresentados. A razão de proporcionalidade e o comprimento de x, em milímetros, são:



a) 2 e 30 milímetros.

b) 0,5 e 30 milímetros.

c) 2 e 300 milímetros.

d) 0,5 e 300 milímetros.

e) 30 e 300 milímetros.

3- Quatro segmentos, AB, CD, EF e GH, são proporcionais nessa ordem. Sabendo que o comprimento do segmento AB é de 20 cm e que a razão de proporcionalidade é 2,5, calcule o comprimento do segmento CD.

a) 8 cm

b) 10 cm

c) 12 cm

d) 14 cm

e) 16 cm


Fonte:   -  A conquista da matemática FTD

Rui Giovanni Junior / Benedicto Castrucci

 - Mundoeducacao.com.br

 - exercícios.brasilescola.uol.com.br

 Obs : (no youtube tem aula explicando segmentos proporcionais  procurar por segmentos propocionais prof º Fernando matemática 9 ano)


_____________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA VIVIAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF09EF14) Identificar e discutir os estereótipos e preconceitos relativos às danças de propondo alternativas para superá-los. Dança de salão

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

 

ATIVIDADE 1-

 Assista os vídeos e diga quais são as características apresentadas nas danças

O que mais lhe chamou atenção

Quais são os principais desafios encontrados na dança dentro da escola

Dos vídeos apresentados qual você achou mais interessante/ justifique sua resposta

https://www.youtube.com/watch?v=mVYpmAuUTQI

https://www.youtube.com/watch?v=PfvEmwKl58Q

 

______________________________________________________________________

ARTES

PROFESSORA EGILSA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

Investigar processos de criação pessoais e de artistas, ampliando o conceito de poéticas e de processos de criação.


Em nossa ultima aula (2ª atividade que foi feita do período de 27 à 30 de Abril) fizemos a leitura de dois tipos de textos: verbal e não verbal. O texto não verbal se tratava de uma pintura do artista brasileiro Candido Portinari. A imagem carregada de critica social denunciava a fome, a miséria e a falta de perspectiva por meio de uma família de retirantes.

      Na aula de hoje,  nos aprofundaremos na vida e obra deste artista, tão importante para a historia da arte brasileira. Além de entendermos sobre seu processo criativo, ou seja, o que o inspirava, os materiais que utilizava e as razões pelas quais escolhia determinado tema, o aluno  produzirá uma obra que fale um pouco sobre ele mesmo e assim também desenvolverá todo um percurso criativo podendo assim se conhecer, se enxergar e se descobrir.Não se esqueça da organização  e foco.

Boa atividade.

Atenção: Nesta atividade, tanto o texto quanto as perguntas não deverão ser copiados, eles deverão ser lidos para uma reflexão.

 

Leia o resumo abaixo.

Biografia de Candido Portinari

 

Candido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em brodowski, no estado de são Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas instruções primarias. Desde criança manifestava vocação artística. Aos 15 anos, foi para o rio de janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Conquistou prêmios, viajou a Paris, onde permaneceu durante todo  o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari voltou ao Brasil em 1931 e retratou em suas telas o povo brasileiro.

Em sua trajetória como pintor, mostrou a vida simples de pessoas que viviam no interior, o artista demonstrava como o drama dessas famílias o comovia.  Sua obra muito exaltou a cultura brasileira, seu povo, sua natureza e sua história. Além de retratar as questões sociais de seu país, Portinari é bastante influenciado pelos movimentos artísticos da Europa como o Cubismo e o Surrealismo. Foi um grande admirador do também artista plástico Pablo Picasso.  Seu interesse foi desde o início criar uma pintura baseada nos tipos brasileiros. Firme em sua temática sobre a cultura e as questões sociais do país, entre suas obras mais marcantes estão: Mestiço; Favelas; O lavrador de café; O sapateiro de Brodowski; Meninos e piões; Lavadeiras; Grupo de meninas brincando;  entre outras. Utilizou materiais como: painéis de tecidos,  de madeira e  tinta a óleo. Portinari faleceu em 1962, vitima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava. Sua principal obra foi deixar gravadas, para sempre, na historia e na arte do Brasil, pinceladas que buscavam a perfeição sob um ponto de vista particular, e o amor a sua gente, suas raízes, sua historia. Assim como escreveu Jorge Amado: ”Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pinceis ele tocou fundo em nossa realidade”.

 

Agora que você já sabe mais sobre Candido Portinari, observe uma de suas obras. Seu titulo é: Menino retirante segurando bauzinho. É uma pintura de 1947, feita com tinta a óleo, medindo 1 metro de altura por 81 centímetros de largura. Proponho a você aluno do 9° ano um exercício de imaginação:

- Quem será esse menino?

- O que ele esta carregando?

- O que teria dentro do baú?

- De onde ele vem?

- Para onde ele vai?

- Como é a expressão do menino? Esta feliz ou triste?

- O que provavelmente  levou Candido Portinari a fazer essa obra?



Muitas vezes, guardamos coisas importantes em gavetas, caixas, baús ou arquivos eletrônicos. Quando viajamos, escolhemos as coisas que vamos precisar, mas, também coisas que são significativas para nós. Ao realizarmos essas ações, não costumamos parar para pensar sobre o mundo e as coisas que nos rodeiam.  Muitos artistas referem-se ao costume de guardar coisas para expressar mundos internos, íntimos e pessoais, mas também para contar sobre seus sonhos, medos e esperança. Depois de ter refletido sobre o menino da imagem, faça um desenho mostrando o que poderia ter no baú caso ele fosse seu. Coloque para fora tudo aquilo que possa fazer parte deste seu momento criativo: alegrias, medos, tristezas e saudades. Capriche no seu trabalho, coloque o titulo: Meu baú, faça margem de um centímetro,  e não se esqueça da  data, (você poderá utilizar o caderno de desenho).

___________________________________________________________________________________


HISTÓRIA 

PROFESSOR PLÍNIO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  O período varguista e suas contradições; A emergência da vida urbana e a segregação espacial; O trabalhismo e seu protagonismo político.

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1-

TEMPO PREVISTO: 04 aulas

 

Leitura de textos e artigos de fontes documentais , além de vídeos com características do funcionamento político e da  estrutura socioeconômica do Brasil no final do século XIX e início do século XX.

 

__________________________________________________________________

GEOGRAFIA

PROFESSORA EDNA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: analisar características físicas do continente

europeu


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

ATIVIDADE 1- Pesquisar e registrar no caderno as vegetações encontradas no

continente europeu

____________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA

PROFESSOR IRAN/ DIGNAMARA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Retomar o planejamento de texto argumentativo, através da apresentação de diferentes gêneros textuais: infográfico e fotorreportagem.


ATIVIDADE 1-  Veja as duas imagens abaixo(depois das questões). A primeira imagem, do infográfico Should I Bike or Drive?, apresenta as questões a serem desenvolvidas do ponto de vista argumentativo, que são deflagradas a partir de perguntas. A imagem da fotorreportagem aparece para ser explorada, na sequência. A exemplo da imagem anterior, os aspectos da língua  a serem explorados podem ser analisados a partir da reflexão.

 

Respondam: A respeito da 1ª imagem:

a) A imagem apresenta argumentos à respeito de qual tópico em específico?

b) O que é um infográfico, e qual característica ele apresenta?

c) Existe alguma preocupação em relação à segurança?

 

A respeito da 2ª imagem:

d) Qual é o principal argumento nessas frases?

e) Quais parecem ser os principais aspectos da língua mostrados nas frases?

f) Você acha que as formas: imperativa, negativa e interrogativa, ajudam a construir bons argumentos?


https://pics.me.me/istock-com-idebibishop-dont-drink-and-drive-your-dog-wont-5913294.png

PROFESSORA DIGNAMARA



_________________________________________________________________________

CIÊNCIAS

PROFESSORA MARINA


HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: CORONAVÍRUS: ISOLAMENTO VERTICAL E ISOLAMENTO HORIZONTAL.

PESQUISA: AS GRANDES EPIDEMIAS DA HISTÓRIA.

 

ATIVIDADE 1- CORONAVÍRUS: ISOLAMENTO VERTICAL E ISOLAMENTO HORIZONTAL/ LOCKDOWN.

TEMPO PREVISTO: 40min

 

     Com base na aula realizada no centro de mídias sobre o coronavírus registre o significado desses termos que envolvem essa pandemia a qual estamos enfrentando.

 

     ISOLAMENTO VERTICAL E ISOLAMENTO HORIZONTAL

 

     Em 2020, diante da PANDEMIA de COVID-19, estamos ouvindo falar em alguns termos, como: isolamento vertical e isolamento horizontal, que são formas de distanciamento social que buscam reduzir a circulação de pessoas e assim, conter a disseminação de determinada doença.

     Isolamento vertical: é uma forma de distanciamento social em que é impedida a circulação de pessoas pertencentes a um grupo de risco de determinada doença. Assim, indivíduos que podem, por exemplo, desenvolver a forma mais grave de uma doença são isolados, a fim de se impedir o contágio. Já os indivíduos menos vulneráveis continuam a realizar normalmente suas atividades.

     Isolamento horizontal: é uma forma de distanciamento social na qual ocorre a restrição de circulação do maior número de pessoas possível. Diversas atividades são paralisadas, ocorrendo, por exemplo, o fechamento de escolas e diversos comércios, permanecendo apenas os serviços essenciais, como hospitais, farmácias e supermercados. Esse tipo de isolamento busca frear de forma mais severa a transmissão de uma doença.

     Essa forma de isolamento é bastante criticada por setores que alegam que a economia pode ser fortemente afetada, pois indivíduos que podem apresentar a forma leve da infecção estão sem trabalhar. No entanto, a OMS (organização mundial de saúde) e diversos setores da saúde acreditam que esse tipo de distanciamento social é o ideal para o combate a uma doença, pois esse indivíduo que não pertence a um grupo de risco atua como vetor podendo transmitir, portanto, a doença a uma pessoa mais vulnerável.

     Lockdown: significa bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área, esse modelo tem como vantagem de ser eficaz para a redução da curva e dar tempo para a reorganização do sistema de saúde em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.

 

ATIVIDADE 2- PESQUISA: AS GRANDES EPIDEMIAS DA HISTÓRIA

TEMPO PREVISTO: 2H e 20min

 

     Realize uma pesquisa sobre as grandes epidemias da história, por exemplo: Gripe Espanhola (1918-1919); Gripe Suína (H1N1) (2009-2010); AIDS (década de 1980 até a atualidade); entre outras.

 

·         Escolha somente uma epidemia para realizar a pesquisa.

·         Comente o ano em que a epidemia aconteceu, sintomas, números de infectados e de óbitos, etc...

·         Realize a pesquisa no caderno.

 

PROFESSORA MICHELE

(EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

1- Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.

d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
 

2- (UFU-MG)

O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.

Em relação a essas características, indique a alternativa correta.

a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.

b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.

 3- Defina elemento químico.

4- O oxigênio é o elemento químico mais abundante na crosta terrestre e um dos elementos essenciais a vida de animais e vegetais. Ele não apresenta cor, cheiro, nem gosto e foi identificado pela primeira vez em 1772 pelo químico Joseph Priestley.

Observe a representação desse elemento.

O816

Com base nessas informações, responda:

a-      Quais são, respectivamente, o número de massa e o número atômico do oxigênio ?

b-      Qual é o numero de prótons que o oxigênio apresenta?

c-      Qual é o número de nêutrons?

 

VÍDEO AULA https://www.youtube.com/watch?v=YMyyg1hzNfw




Nenhum comentário:

Postar um comentário