segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES- 8º ANO - PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA

LEMBRE-SE! ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

APROVEITEM O TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ESTUDEM BASTANTE!
FIQUE EM CASA!

8º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA SANDRA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Habilidade EF69LP06 Produzir notícias.

 

ATIVIDADE 1- Criação de Notícia

TEMPO PREVISTO: 03 Aulas

 

Características da notícia, Lead, tempo verbal utilizado e partes da notícia (pesquisa)


 

ATIVIDADE 2-  Criação de Notícia

TEMPO PREVISTO: 03 aulas

 

Produzir uma noticia identificando tema, assunto e as partes da notícia.


PROFESSORA DIGNAMARA

HABILIDADE DESENVOLVIDA:
Utilizar ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos
linguísticos e gramaticais.

ATIVIDADE 1

 

Couro de Boi- música (Sérgio Reis).

Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar

Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir

O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu

O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?

Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar

Fonte: Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE>

 

·         Após a leitura da letra, responda as questões seguintes.

 

1)    Qual a temática abordada na música?

2)    Qual o gênero musical da canção? Onde as pessoas que são citadas na canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira?

 

 ATIVIDADE 2

 

 

Atenção:

A norma padrão e não padrão de concordância verbal.

Exemplos:

“ Os livros em cima da mesa.” (não padrão);

"Os livros estão em cima da mesa."(norma padrão).

 

·         RELEIA A MÚSICA “CORO DE BOI” E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.

Couro de Boi- música (Sérgio Reis).

Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar

Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir

O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu

O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?

Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar

Fonte: Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE

 

1) Marque os verbos da primeira e da última estrofe.

2) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito.

3) Você acha que é comum o uso da concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia a dia.

4) Você acha que a ligação entre o sujeito e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja?

5) Como é a concordância verbal que usamos no dia a dia?


PROFESSORA SIMONE SOBRAL

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Utilizar ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

 

Atenção:

A norma padrão e não padrão de concordância verbal.

Exemplos:

“ Os livros em cima da mesa.” (não padrão);

"Os livros estão em cima da mesa."(norma padrão).

 

Couro de Boi- música (Sérgio Reis).

Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar

Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir

O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu

O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?

Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar

Fonte: Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE>

 

1 - Após a leitura da letra, responda as questões seguintes.

 

a) Qual o gênero musical da canção? Onde as pessoas que são citadas na canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira?

b) Marque os verbos da primeira e da última estrofe.

c) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito.

d) Você acha que é comum o uso da concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia a dia.

e) Você acha que a ligação entre o sujeito e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja?

f) Como é a concordância verbal que usamos no dia-dia?

____________________________________________________________________________

MATEMÁTICA

PROFESSORES FABIANO E SORAYA


HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Radiciação

 

 Assistir a primeira vídeo aula explicativa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HOc9gSqbJ-8

 

Assistir a segunda vídeo aula antes de resolver a atividade:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ULydE64exnA

 

Copiar e responder no caderno:

Atividades

 

1. Mariana tinha 121 balas ela prometeu dar a raiz quadrada de suas balas a seu primo Igor. Depois de dar as balas para seu primo, deu 27 balas a sua irmã mais nova. Com quantas balas ficou Mariana?

a. Mariana ficou com 94 balas.

b. Mariana ficou com 84 balas.

c. Mariana ficou com 93 balas.

d. Mariana ficou com 110 balas.

e. Mariana ficou com 83 balas.

 

2. Joãozinho estava estudando para a prova do ENEM e seu pai o propôs um desafio: descobrir o número cujo dobro, subtraindo-se 2 resulte no resultado da raiz quadrada de 144. Qual é esse número?

 

a.       6

b.      7

c.       8

d.      9

e.       4

 

 

3. Quais são os números entre 0 e 20 que possuem raiz quadrada exata?

 

a.       1, 5, 9 e 16.

b.      0, 1, 4 e 9.

c.       1, 4, 9 e 16.

d.      0, 1, 4, 9 e 16.

e.       4, 9 e 16.

4. Se elevarmos um número natural ao quadrado e tirarmos a raiz quadrada do resultado da potência. O que acontecerá?

a. O resultado será maior do que 21.

b. O resultado será menor do que o número que foi elevado ao quadrado.

c. O resultado será maior do que o número que foi elevado ao quadrado.

d. O resultado será decimal.

e. Vai ser obtido o mesmo número que foi elevado ao quadrado.

 

5. Resolva a potência 9³.

 

a.       729

b.      81

c.       9

d.      27

e.       36

 

6. Elevando 2 ao cubo obtemos que número?

 

a.       8

b.      4

c.       16

d.      2

e.       32

 

7. Por que quando elevamos um número a terceira potência dizemos que elevamos o número ao cubo?

 

a.       Porque elevar ao cubo é o mesmo que elevar ao triângulo e, elevar ao triângulo, é elevar a terceira potência.

b.      Expressão popular incorreta.

c.       Porque três em latim é cubo.

d.      Porque o cubo tem 3 dimensões com o mesmo tamanho, logo Lado vezes Lado vezes Lado = Lado ao Cubo.

e.       Nenhum das alternativas.

 

8. Qual desses números decimais mais se aproxima do resultado da raiz quadrada de 7?

 

a.   2,2390679504

b.   2,2360679774

c.    2,4494897427

d.   2,6457593180

e.   2,6457513110

 

9. Quais os resultados respectivamente da raiz quadrada de 16 e da potenciação de 6 ao quadrado.

 

a.       4,36

b.      6,36

c.       4,64

d.      6,64

e.       5,64

 

 

 

 

10. Qual a raiz quadrada de 625?

 

a.   45

b.   35

c.    25

d.   5

e.   15

_____________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR RODRIGO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.

Esportes Paralímpicos

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1-

Após assistir a aula 1 de educação Física, ministrada por professores do Centro de Mídias de São Paulo, no dia 04 de Maio, faça um resumo da aula respondendo:

 

A)    Qual o tema da aula?

B)    O que foi explicado que causou impacto em seu modo de agir em relação ao assunto?

C)    O que não entendi da aula?

D)    Que sugestões de exercícios foram dados para a pratica em casa?

E)     Os vídeos apresentados falavam sobre qual assunto?

 

Observações:

*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.

*Peçam ajuda para seus responsáveis referente a pesquisa e busca nas plataformas digitais caso não tenham conhecimento prévio.

__________________________________________________________________________


ARTES
PROFESSORA GIZELLE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

EFO6LP05

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Ler o texto do nosso livro, na pág 10 e 11,grifar palavras desconhecidas, procurar seu significado e fazer um resumo do texto.


______________________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSOR CLAUDIO

QUESTÕES :

01-   Como é estruturados o processo produtivo em um sistema fabril?

02-   Explique o que eram as manufaturas.

03-   Como era o dia a dia e as condições de trabalho dos operários nas fábricas inglesas no início  do século XIX?

04-   Por que a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização?

05-   Escreva um pequeno texto comentando as principais ideias de Karl Marx.

Fonte de Pesquisa : Livro  didático de história e sites.

OBS : Atividades avaliativas e trabalhos, guardem no portfólio. 

Fique em casa.

__________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA

PROFESSOR MÁRCIO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

REGISTROS DOS CONCEITOS BÁSICOS – A DINÂMICA POPULACIONAL

 

PESQUISACONCEITOS DEMOGRÁFICOS

 

ATIVIDADE 1- ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO:

 

VIDEO 1  https://youtu.be/T4lWas8sunA

VIDEO 2  https://youtu.be/c85n52PK4t4

VIDEO 3  https://youtu.be/YNFj9L6pcTY

VIDEO 4  https://youtu.be/VnbGFWwk9pQ

 

FAÇA UM TEXTO RELACIONANDO  OS PROBLEMAS QUE A HUMANIDADE ENFRENTARÁ COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO.

 

 

ATIVIDADE 2- PESQUISA     

REALIZE UMA PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS DEMOGRÁFICOS

______________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA SANDRA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Produzir textos: Reportagens com uso de estratégias de escrita.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1- Montagem de 01 reportagem

    Definition

2)      Put the characteristics’ report and explanation

 

 

ATIVIDADE 2- Montagem de 01 reportagem

Make a little report in English

 

Obs.: report= reportagem

 

______________________________________________________________________

CIÊNCIAS

PROFESSORA MICHELE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia e utilizada em residências, comunidades, ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE

1-O que é matriz energética? E matriz elétrica? Qual é a relação dessas matrizes com fontes renováveis e não renováveis de energia?

 

2- Defina a palavra sustentabilidade.

 

3- Dê exemplos de energia sustentáveis e não sustentáveis.

 

4- Qual a importância da energia sustentável?

 

5- Como a energia sustentável pode ajudar nosso pais?




Nenhum comentário:

Postar um comentário