HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Habilidade EF69LP06 Produzir notícias.
ATIVIDADE 1- Criação de Notícia TEMPO PREVISTO: 03 Aulas Características da notícia, Lead,
tempo verbal utilizado e partes da notícia (pesquisa) |
ATIVIDADE 2- Criação de Notícia TEMPO PREVISTO: 03 aulas Produzir uma noticia identificando tema, assunto e as partes da notícia. |
ATIVIDADE 1
Couro de Boi- música (Sérgio Reis).
Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez
filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi
morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar
Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir
O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu
O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?
Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo
vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se
combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar
Fonte:
Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE>
·
Após
a leitura da letra, responda as questões seguintes.
1) Qual
a temática abordada na música?
2) Qual
o gênero musical da canção? Onde as pessoas que são citadas na canção vivem? Em
que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira?
Atenção: A norma padrão e não padrão de concordância verbal. |
Exemplos: |
“ Os livros tá em cima da mesa.” (não padrão); |
"Os livros estão em cima da mesa."(norma
padrão). |
·
RELEIA
A MÚSICA “CORO DE BOI” E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.
Couro de Boi- música (Sérgio Reis).
Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez
filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi
morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar
Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir
O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu
O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?
Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo
vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se
combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar
Fonte:
Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE
1) Marque os verbos da primeira e da última
estrofe.
2) Identifique quem é o sujeito de cada
ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito.
3) Você acha que é comum o uso da
concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia
a dia.
4) Você acha que a ligação entre o sujeito
e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja?
5) Como é a concordância verbal que usamos
no dia a dia?
PROFESSORA SIMONE SOBRAL
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Utilizar ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos
linguísticos e gramaticais.
Atenção: A norma padrão e não padrão de concordância verbal. |
Exemplos: |
“ Os livros tá em cima da mesa.” (não padrão); |
"Os livros estão em cima da mesa."(norma
padrão). |
Couro de Boi- música (Sérgio Reis).
Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais
Diz que um pai trata dez filhos, dez
filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar
O velho, peão estradeiro, com seu filho foi
morar
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar
Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá
E o rapaz, de coração duro, com seu velho foi falar
Para o senhor se mudar, meu pai, eu vim lhe pedir
Hoje, aqui da minha casa, o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir
O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos, que àquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando, ele pediu
O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando
Pra que você quer este couro que seu avô ia levando?
Disse o menino ao pai: Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo
vai morar
Pode ser que aconteça de nós não se
combinar
Esta metade do couro vou dar pro senhor levar
Fonte: Sérgio Reis - Couro
de Boi. 2012. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE>
1 - Após a leitura da letra, responda as questões seguintes.
a) Qual o gênero musical da canção? Onde as
pessoas que são citadas na canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as
pessoas falarem desta maneira?
b) Marque os verbos da primeira e da última
estrofe.
c) Identifique quem é o sujeito de cada
ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito.
d) Você acha que é comum o uso da
concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia
a dia.
e) Você acha que a ligação entre o sujeito
e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja?
f) Como é a concordância verbal que usamos
no dia-dia?
____________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSORES FABIANO E SORAYA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Radiciação
Assistir a primeira vídeo aula explicativa:
https://www.youtube.com/watch?v=HOc9gSqbJ-8
Assistir
a segunda vídeo aula antes de resolver a atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=ULydE64exnA
Copiar
e responder no caderno:
Atividades
1. Mariana tinha 121 balas ela prometeu dar a raiz quadrada
de suas balas a seu primo Igor. Depois de dar as balas para seu primo, deu 27
balas a sua irmã mais nova. Com quantas balas ficou Mariana?
a. Mariana ficou com 94 balas.
b.
Mariana ficou com 84 balas.
c.
Mariana ficou com 93 balas.
d.
Mariana ficou com 110 balas.
e.
Mariana ficou com 83 balas.
2.
Joãozinho estava estudando para a prova do ENEM e seu pai o propôs um desafio:
descobrir o número cujo dobro, subtraindo-se 2 resulte no resultado da raiz
quadrada de 144. Qual é esse número?
a.
6
b.
7
c.
8
d.
9
e.
4
3.
Quais são os números entre 0 e 20 que possuem raiz quadrada exata?
a.
1, 5, 9 e
16.
b.
0, 1, 4 e 9.
c.
1, 4, 9 e
16.
d.
0, 1, 4, 9 e
16.
e.
4, 9 e 16.
4. Se
elevarmos um número natural ao quadrado e tirarmos a raiz quadrada do resultado
da potência. O que acontecerá?
a. O resultado será maior do que 21.
b. O resultado será menor do que o número que foi elevado
ao quadrado.
c. O resultado será maior do que o número que foi elevado
ao quadrado.
d. O resultado será decimal.
e. Vai ser obtido o mesmo número que foi elevado ao
quadrado.
5. Resolva a potência 9³.
a. 729
b. 81
c. 9
d. 27
e. 36
6. Elevando
2 ao cubo obtemos que número?
a.
8
b.
4
c.
16
d.
2
e.
32
7.
Por que quando elevamos um número a terceira potência dizemos que elevamos o
número ao cubo?
a.
Porque
elevar ao cubo é o mesmo que elevar ao triângulo e, elevar ao triângulo, é
elevar a terceira potência.
b.
Expressão
popular incorreta.
c.
Porque três
em latim é cubo.
d.
Porque o
cubo tem 3 dimensões com o mesmo tamanho, logo Lado vezes Lado vezes Lado =
Lado ao Cubo.
e.
Nenhum das
alternativas.
8.
Qual desses números decimais mais se aproxima do resultado da raiz quadrada de
7?
a.
2,2390679504
b.
2,2360679774
c.
2,4494897427
d.
2,6457593180
e.
2,6457513110
9.
Quais os resultados respectivamente da raiz quadrada de 16 e da potenciação de
6 ao quadrado.
a.
4,36
b.
6,36
c.
4,64
d.
6,64
e.
5,64
10.
Qual a raiz quadrada de 625?
a.
45
b.
35
c.
25
d. 5
e. 15
_____________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação. |
Esportes
Paralímpicos |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: |
ATIVIDADE 1- Após assistir a aula 1 de
educação Física, ministrada por professores do Centro de Mídias de São Paulo,
no dia 04 de Maio, faça um resumo da aula respondendo: A)
Qual o tema da aula? B)
O que foi explicado que causou impacto em seu modo de
agir em relação ao assunto? C)
O que não entendi da aula? D)
Que sugestões de exercícios foram dados para a
pratica em casa? E)
Os vídeos apresentados falavam sobre qual assunto? Observações: *Toda a parte de pesquisa e escrita
deve ser feita no seu Próprio Caderno. *Peçam ajuda para seus responsáveis referente a pesquisa e busca nas plataformas digitais caso não tenham conhecimento prévio. |
__________________________________________________________________________
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EFO6LP05 |
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Ler o
texto do nosso livro, na pág 10 e 11,grifar palavras desconhecidas, procurar
seu significado e fazer um resumo do texto. |
QUESTÕES :
01-
Como é estruturados o processo produtivo em um
sistema fabril?
02-
Explique o que eram as manufaturas.
03-
Como era o dia a dia e as condições de trabalho
dos operários nas fábricas inglesas no início
do século XIX?
04-
Por que a Inglaterra foi pioneira no processo de
industrialização?
05-
Escreva um pequeno texto comentando as principais
ideias de Karl Marx.
Fonte de Pesquisa : Livro
didático de história e sites.
OBS : Atividades avaliativas e trabalhos, guardem no portfólio.
Fique em casa.
__________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR MÁRCIO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Analisar
aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores
sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da
transição demográfica, em diferentes regiões do mundo. |
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: REGISTROS DOS CONCEITOS BÁSICOS – A DINÂMICA POPULACIONAL PESQUISA – CONCEITOS |
ATIVIDADE 1- ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO: VIDEO 1 https://youtu.be/T4lWas8sunA VIDEO 2 https://youtu.be/c85n52PK4t4 VIDEO 3 https://youtu.be/YNFj9L6pcTY VIDEO 4 https://youtu.be/VnbGFWwk9pQ FAÇA UM TEXTO RELACIONANDO
OS PROBLEMAS QUE A HUMANIDADE ENFRENTARÁ COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO. |
ATIVIDADE 2- PESQUISA REALIZE UMA PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS DEMOGRÁFICOS |
______________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA SANDRA
______________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE
Nenhum comentário:
Postar um comentário