segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES- 6º ANO - PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA

LEMBRE-SE! ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

APROVEITEM O TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ESTUDEM BASTANTE!
FIQUE EM CASA!

6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA SIMONE SOBRAL

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros;

  Identificar, em notícias, cartas, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. 



Texto 1:

 

Menino salva primo de 4 anos de ataque de cão.

            Crianças jogavam futebol quando cão de vizinha escapou, em Santa Maria (RS). Garoto de 11 anos foi mordido na perna e na cabeça, onde levou 30 pontos.

            O garoto Rafael da Rosa Bachmann, de 11 anos, salvou o primo de 4 anos do ataque de um cão vira-lata no domingo (2), em Santa Maria (RS). Ele jogava futebol com outras crianças em frente a sua casa, quando o cachorro de um vizinho fugiu e tentou atacar seu primo, Gabriel da Rosa Pereira.

            Para protegê-lo, Rafael saltou entre o menino e o cão. O garoto tentou se defender e o animal começou a mordê-lo na cabeça. Depois de ouvir os gritos das outras crianças, a mãe de Rafael, Patrícia da Rosa, conseguiu espantar o cão e socorrer o filho. Ela está grávida de sete meses.

            Rafael foi medicado no Pronto Atendimento Municipal, levou 30 pontos na cabeça e sete na perna. Ele não corre risco de morte e garante que, apesar da dor, não se arrepende de ter defendido o primo. “Se ele não me atacasse, ia ser uma das outras crianças. Todas eram menores do que eu”, afirma Rafael. O dono do cachorro não foi localizado.

03/12/2007. Disponível em:<http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL202734-5598,00.htm>. Acesso em janeiro de 2008.

 

Texto 2:

 

Exemplo de carta do leitor

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2018.

 

Caros Editores do Jornal do Futebol,

 

Gostaria de parabenizar o jornalista Luiz Abrão pela matéria publicada ontem elogiando a atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo, com o título “Melhor atuação da seleção brasileira nos últimos mundiais”.

 

Porém, acredito que alguns jogadores deixaram a desejar dentro de campo, faltou raça e força de vontade. Vejo que, se houvesse mais empenho, poderíamos ter passado para a próxima etapa. Vamos torcer para o Neymar melhorar o seu desempenho para a Copa do Mundo do Qatar em 2022.

 

Assinado: João Felipe Morais

 

1-Comparando os textos:

 

a)Onde foi publicado cada um dos textos?

b) O nome dos autores dos textos aparecem?

c)  Quais são os nomes?

d) Em que pessoa está escrito: 1ª ou 3ª pessoa, cada um dos textos?

 

 

As pessoas do discurso:

 

Existem três pessoas do discurso ou três pessoas gramaticais:

 

1ª pessoa- aquela que fala: eu ( singular) ou nós (plural).

2ª pessoa- quela para quem se fala: tu ou você ( singular), vós ou vocês (plural).

3ª pessoa- aquela de quem se fala; ele ou ela (singular), eles ou elas (plural).

 

 

 

 

2- Agora é o momento de produzir a sua notícia, ou uma carta ao leitor de uma revista. Sugiro a produção com temas atuais, seguindo a estrutura de cada  gênero. Ficar atento à linguagem e a norma padrão da língua portuguesa.

 

Dica: As notícias são em terceira pessoa, informam algo que aconteceu, ou que está acontecendo. O escritor não demonstra sentimentos, por isso a linguagem é objetiva.

Outras características devem constar em uma notícia: onde aconteceu o fato, com quem aconteceu, quando aconteceu, e por quê?


__________________________________________________________________________

MATEMÁTICA

PROFESSOR JANIO

1)    Faça as somas e subtrações a seguir.

A)   84+20      B) 54+75      C) 102+63      D) 204+44

E) 300-44      F) 243-162   G) 884-322     H)709-299

 

2)    Edetue as Multiplicações e divisões.

A)   12X4     B)12x12     C) 20X4      D) 34X12

F) 12÷4    G) 24÷4     H)64÷8      I) 192÷8X    J) 234÷9

 

3) Faça as expressões

A) 12+2x3

B)12X3+2

C) 3X(9+3)

D) 92-(9X5) ÷8

 

 

 

Lembrete da ordem para resolver as expressões:

1º: () parênteses

2º: X e ÷

3: + e -

_____________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR RODRIGO

Esporte de marca e invasão - Protagonismo

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1-

 

Leia a frase e assista aos vídeos para responder a atividade:

 

“O Protagonismo prevalece nas modalidades individuais como nas corridas, saltos e arremessos e nos esportes de invasão. O atleta deve sempre se empenhar em cumprir seus objetivos para seu bem pessoal e de seus colegas para conquistar seus sonhos.”

 

https://www.youtube.com/watch?v=ft3OYFCOY-g  Protagonismo juvenil

 

https://www.youtube.com/watch?v=32oFrA3bWrs   Reportagem sobre Protagonismo

 

Responda:

a)      O que você entendeu sobre protagonismo e no que a Pratica Esportiva pode ajudar na realização de seus objetivos? (15 linhas)

 

b)      Nas aulas de Educação Física, o que você pode fazer para colaborar com o bom andamento das atividades sendo um protagonista junto a seus colegas? ( mínimo de 5 linhas)

 

Observações:

*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.

*Peçam ajuda para seus responsáveis

 

_____________________________________________________________________

ARTES

PROFESSORA GIZELLE

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Fazer a leitura do nosso livro de arte, na pág.48 Livro: Rumos da Arte 6º Ano

Processo Criativo em artes visuais. Responda às questões a), b), e c)

Segunda atividade: juntando objetos que você tenha a mão, crie uma imagem e desenhe. É para colorir também.

____________________________________________________________

HISTÓRIA 

PROFESSORA CONCEIÇÃO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

EF06HI02A – Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedade e épocas distintas.


Atividade I – Fontes históricas

O que são fontes históricas?

            Como é possível para o historiador investigar um passado que não existe mais? Se você refletir sobre isso, vai concluir que as pessoas, ao longo da vida, tiram fotos, escrevem cartas, leem livros, ouvem músicas, fabricam ou compram vários tipos de objetos, pintam telas, constroem edifícios e fazem muitas outras coisas que podem sobreviver por milhares de anos.
             Quando são utilizados pelo historiador em suas pesquisas, essas marcas deixadas pelas pessoas recebem o nome de fontes históricas. Elas podem ser classificadas em fontes históricas materiais (documentos escritos de vários tipos, livros, fotografias, roupas, cartas, pinturas, monumentos etc.) e fontes históricas imateriais (memórias, músicas, lendas, línguas, crenças etc.). 
             Uma importante fonte histórica imaterial que o historiador pode utilizar em suas pesquisas são os relatos orais. Eles registram a memória de pessoas que usualmente não aparecem nos documentos escritos, como crianças, analfabetos, idosos, operários e povos ágrafos (que não têm registros escritos). Esse tipo de trabalho é chamado de história oral e é muito utilizado pelos historiadores atualmente.
              A memória de quem dá o seu depoimento não pode ser admitida como prova da verdade, pois as pessoas muitas vezes esquecem, omitem ou fantasiam as suas lembranças. Por isso, os relatos da memória, como as demais fontes históricas, devem ser examinados criticamente.

 

Obs:  Leia o texto acima e responda às questões abaixo no seu caderno de história.

 

1 – O que as pessoas podem fazer ao longo de sua vida?

 

2 – Essas marcas deixadas pelas pessoas quando são utilizadas pelos historiadores recebem o nome do quê?

 

3 – Como podem ser classificadas essas marcas deixadas pelas pessoas? Descreva cada uma delas.

 

4 – Qual outra fonte histórica imaterial importante que o historiador pode utilizar em suas pesquisas?

5 – O que os relatos orais registram?

 

6 – Por que a memória de quem dá depoimento não pode ser admitida como prova da verdade?

 

Tempo previsto: duas aulas

Atividade II – Fontes históricas

1-    Classifique as fontes históricas listadas abaixo em materiais e imateriais.

 

 (a)Lendas:
(b) Canções:
(c) Brinquedos:
(d) Fotografias e livros:
(e) Depoimentos:
(f) Conhecimentos medicinais:

 

2) Leia o texto abaixo, assinale a resposta correta:

 

            Os idosos envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

 Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:

a)    oral

b)    textual

c)    visual.

d)    mídia interativa.

e)    material.

3- Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?

 

 a)Diários, jornais e leis
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

 

4) Com relação às fontes históricas, considere os trechos a seguir:

 

I  - Fonte material são os documentos escritos de vários tipos, livros, fotografias, roupas, cartas, pinturas, monumentos etc.

 

II - Relatos orais não consideram a memória de pessoas que usualmente não aparecem nos documentos escritos, crianças, analfabetos, idosos etc

 

             III- Podemos dizer que fontes históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo da história da humanidade.

 

      Os itens corretos são:

 

a) I, II e III.
b) somente I e II.
c) somente I. 
d) somente II. 
e) I e III

 

5 – Escreva quais objetos você teria na sua casa que poderia levar pra escola no retorno as aulas como uma fonte histórica material ou imaterial.

_______________________________________________________________________

GEOGRAFIA

PROFESSOR MARCIO E JOENES

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Compreender o sistema de coordenadas geográficas e sua utilização para determinar a posição absoluta dos lugares; Diferenciar latitude e longitude. 


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

REGISTROS DOS CONCEITOS BÁSICOS – AS COORDENADAS GEOGRAFICAS

PESQUISA - O QUE SÃO COORDENADAS GEOGRAFICAS E PARA QUE SERVE?

 

ATIVIDADE 1- ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO 

https://youtu.be/AyNXk8OG-7g

 

https://youtu.be/zlkRUxOiq2Y

 

APÓS ASSISTIR OS VIDEOS RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO:

 

1. Quais são os pontos cardeais e colaterais e para que serve?

2. Qual é o ponto cardeal é determinado pelo nascer do sol?

3. O que é a cartografia na geografia?

4. O que é o espaço geográfico?

    

 

ATIVIDADE 2- PESQUISA

REALIZE UMA PESQUISA SOBRE: O QUE SÃO COORDENADAS GEOGRAFICAS E PARA QUE SERVE?


__________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA MÁXIMA E DIGNAMARA

HABILIDADE DESENVOLVIDA:

(EF06LI09) Localizar informações específicas em text

 

·         LISTEN AND ANSWER THE QUESTIONS.

At the zoo

Jimmy: Look, dad! Those birds in that tree!

How funny they are!

Dad: They look like people!

Jimmy: Can I give these fruit to that one? The yellow one?

He is hungry. Look, he is sad!

He wants these fruit!

Dad: You can give the fruit, Jimmy.

( And Jimmy gives the fruit to the yellow bird.)

Jimmy: Now he is very happy. He is making grace. He is very funny!

Choose the correct alternative.

( Escolha a alternativa correta.)

 

1.Where is Jimmy?

(   ) Jimmy is at home.

(   ) Jimmy is at school.

(   ) Jimmy is at the zoo.

 

2.Where are the birds?

(   ) The birds are on a car.

(   ) The birds are in the park.

(   ) The birds are in a tree.

 

3. (   ) Birds are big animals.

    (   ) Birds are funny animals.

    (   ) Birds are domestic animals.

 

4.What color is the bird in the text?

The bird in the text is __________.

5. (   ) Birds are big animals.

    (   ) Birds are funny animals.

    (   ) Birds are domestic animals.

 

6.Jimmy wants to give?

(   ) popcorn to the yellow bird.

(   ) fruit to the yellow bird.

(   ) oranges to the yellow bird.

 

7.The birds make:

(   ) grace

(   ) toys

(   )objects

 

8.The birds in the text is:

(   ) big              (   )yellow, funny, hungry          (   ) unhappy


________________________________________________________________


CIÊNCIAS

PROFESSORA MARINA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de água e sal, água e vinagre, dentre outros.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: TEXTO: SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS.

TRABALHO: SANEAMENTO BÁSICO.

 

ATIVIDADE 1-SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS

TEMPO PREVISTO: 1h

 

     Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedade são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável.

     Dessa forma, só podemos distinguir uma substância pura de uma mistura ao conhecermos sua composição.

      Ao compararmos um copo com água e um copo com açúcar dissolvido, nossos olhos não percebem nenhuma diferença. Entretanto, se ingerimos o conteúdo dos dois copos notaremos que um é a substância pura e o outro é constituído de uma mistura.

 

SUBSTÂNCIA PURA: é o conjunto de apenas uma espécie química, ou seja, ela não está misturada com outras. Quando um material possui propriedades fixas e invariáveis em toda a sua extensão, dizemos que se trata de uma substância pura.

     Ao colocarmos sal de cozinha, o cloreto de sódio (NACI), dentro de um copo com água e mexermos ocorrerá uma mudança, o resultado é um produto com densidade intermediária entre a da água e do sal. Isso ocorre porque a água deixou de ser uma substância pura e se tornou uma mistura.

 

SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS

 

     As substâncias puras são classificadas em simples e compostas.

     Substâncias simples são formadas por apenas um elemento químico. Exemplo: gás oxigênio (O2), já quando se tem dois ou mais elementos na composição, as substâncias são compostas. Exemplo: água (H2O).

   

 

ATIVIDADE 2- TRABALHO: SANEAMENTO BÁSICO

TEMPO PREVISTO: 2hs

 

     Após copiarem a atividade 1 ( SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS)  no caderno, realizem uma pesquisa sobre  SANEAMENTO BÁSICO, o qual temos como destaque a água, que pode se apresentar como uma substância pura ou mistura dependendo do estado em que se encontra.

     Exemplo: um copo com água (substância pura).

     Exemplo: um copo com água +açúcar (mistura).

    

    OBS: Realize o trabalho em uma folha à parte, coloque seu nome e série e faça uma capa.

 

    O TRABALHO PODE SER ENTREGUE QUANDO RETORNAR ÀS AULAS.

 


____________________________________________________________


Um comentário:

  1. Adorei as aulas foram bem educativas parabéns pessoal do rituco mitani (sou do 6A vitória Feitosa Santiago)

    ResponderExcluir