HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Utilizar diferentes
gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade
dos gêneros;
Identificar, em notícias, cartas, o fato
central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Texto 1:
Menino salva primo de
4 anos de ataque de cão.
Crianças jogavam futebol quando cão de vizinha escapou, em
Santa Maria (RS). Garoto de 11 anos foi mordido na perna e na cabeça, onde
levou 30 pontos.
O garoto
Rafael da Rosa Bachmann, de 11 anos, salvou o primo de 4 anos do ataque de um
cão vira-lata no domingo (2), em Santa Maria (RS). Ele jogava futebol com
outras crianças em frente a sua casa, quando o cachorro de um vizinho fugiu e
tentou atacar seu primo, Gabriel da Rosa Pereira.
Para
protegê-lo, Rafael saltou entre o menino e o cão. O garoto tentou se defender e
o animal começou a mordê-lo na cabeça. Depois de ouvir os gritos das outras
crianças, a mãe de Rafael, Patrícia da Rosa, conseguiu espantar o cão e
socorrer o filho. Ela está grávida de sete meses.
Rafael foi
medicado no Pronto Atendimento Municipal, levou 30 pontos na cabeça e sete na
perna. Ele não corre risco de morte e garante que, apesar da dor, não se
arrepende de ter defendido o primo. “Se ele não me atacasse, ia ser uma das
outras crianças. Todas eram menores do que eu”, afirma Rafael. O dono do
cachorro não foi localizado.
03/12/2007. Disponível
em:<http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL202734-5598,00.htm>. Acesso
em janeiro de 2008.
Texto 2:
Exemplo de carta do
leitor
Rio de Janeiro, 12 de
julho de 2018.
Caros Editores do Jornal do Futebol,
Gostaria de parabenizar o jornalista Luiz Abrão pela matéria
publicada ontem elogiando a atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo, com
o título “Melhor atuação da seleção brasileira nos últimos mundiais”.
Porém, acredito que alguns jogadores deixaram a desejar
dentro de campo, faltou raça e força de vontade. Vejo que, se houvesse mais
empenho, poderíamos ter passado para a próxima etapa. Vamos torcer para o
Neymar melhorar o seu desempenho para a Copa do Mundo do Qatar em 2022.
Assinado: João Felipe Morais
1-Comparando os textos:
a)Onde foi publicado cada um dos textos?
b) O nome dos autores dos textos aparecem?
c) Quais são os nomes?
d) Em que pessoa está escrito: 1ª ou 3ª pessoa, cada um dos
textos?
As pessoas
do discurso: Existem
três pessoas do discurso ou três pessoas gramaticais: 1ª pessoa-
aquela que fala: eu ( singular) ou
nós (plural). 2ª pessoa-
quela para quem se fala: tu ou você
( singular), vós ou vocês (plural). 3ª pessoa-
aquela de quem se fala; ele ou ela
(singular), eles ou elas (plural). |
2- Agora é o momento de produzir a sua
notícia, ou uma carta ao leitor de uma revista. Sugiro a produção com temas
atuais, seguindo a estrutura de cada
gênero. Ficar atento à linguagem e a norma padrão da língua portuguesa.
Dica: As
notícias são em terceira pessoa, informam algo que aconteceu, ou que está
acontecendo. O escritor não demonstra sentimentos, por isso a linguagem é
objetiva. |
Outras
características devem constar em uma notícia: onde aconteceu o fato, com quem
aconteceu, quando aconteceu, e por quê? |
1)
Faça as
somas e subtrações a seguir.
A)
84+20 B)
54+75 C) 102+63
D) 204+44
E) 300-44 F) 243-162 G) 884-322 H)709-299
2)
Edetue as
Multiplicações e divisões.
A)
12X4 B)12x12
C) 20X4 D) 34X12
F) 12÷4
G) 24÷4 H)64÷8
I) 192÷8X J) 234÷9
3) Faça as expressões
A) 12+2x3
B)12X3+2
C) 3X(9+3)
D) 92-(9X5) ÷8
Lembrete da ordem para resolver as expressões:
1º: () parênteses
2º: X e ÷
3: + e -
_____________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
Esporte de
marca e invasão - Protagonismo |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: |
ATIVIDADE 1- Leia a frase e assista aos vídeos
para responder a atividade: “O Protagonismo prevalece nas
modalidades individuais como nas corridas, saltos e arremessos e nos esportes
de invasão. O atleta deve sempre se empenhar em cumprir seus objetivos para
seu bem pessoal e de seus colegas para conquistar seus sonhos.” https://www.youtube.com/watch?v=ft3OYFCOY-g
Protagonismo juvenil https://www.youtube.com/watch?v=32oFrA3bWrs Reportagem sobre Protagonismo Responda: a) O
que você entendeu sobre protagonismo e no que a Pratica Esportiva pode ajudar
na realização de seus objetivos? (15 linhas) b)
Nas aulas de Educação Física, o que você pode fazer
para colaborar com o bom andamento das atividades sendo um protagonista junto
a seus colegas? ( mínimo de 5 linhas) Observações: *Toda a parte de pesquisa e
escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno. *Peçam ajuda para seus responsáveis |
_____________________________________________________________________
ARTES
PROFESSORA GIZELLE
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Fazer a
leitura do nosso livro de arte, na pág.48 Livro: Rumos da Arte 6º Ano
Processo Criativo em artes visuais. Responda às questões a), b), e c)
Segunda atividade: juntando objetos que você tenha a mão, crie uma imagem e desenhe. É para colorir também.
____________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSORA CONCEIÇÃO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF06HI02A – Identificar a gênese da produção do
saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas
formas de registro em sociedade e épocas distintas.
Atividade
I – Fontes históricas
O que são fontes históricas?
Obs: Leia o texto
acima e responda às questões abaixo no seu caderno de história.
1 – O que as pessoas podem fazer ao
longo de sua vida?
2 – Essas marcas deixadas pelas
pessoas quando são utilizadas pelos historiadores recebem o nome do quê?
3 – Como podem ser classificadas essas
marcas deixadas pelas pessoas? Descreva cada uma delas.
4 – Qual outra fonte histórica
imaterial importante que o historiador pode utilizar em suas pesquisas?
5 – O que os relatos orais registram?
6 – Por que a memória de quem dá
depoimento não pode ser admitida como prova da verdade?
Tempo previsto: duas aulas
Atividade
II – Fontes históricas
1-
Classifique
as fontes históricas listadas abaixo em materiais
e imateriais.
2) Leia o texto abaixo, assinale a
resposta correta:
Os idosos envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há
muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros
acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a
possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre
o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para
recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de
preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca
tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o
historiador estará utilizando uma fonte:
a) oral
b) textual
c) visual.
d) mídia interativa.
e) material.
3- Dentre as opções abaixo, qual delas
apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
4) Com relação às fontes históricas,
considere os trechos a seguir:
I - Fonte material são os documentos escritos
de vários tipos, livros, fotografias, roupas, cartas, pinturas, monumentos etc.
II - Relatos orais não
consideram a memória de pessoas que usualmente não aparecem nos documentos
escritos, crianças, analfabetos, idosos etc
III- Podemos dizer que fontes
históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo da história
da humanidade.
Os
itens corretos são:
5 – Escreva quais objetos você teria
na sua casa que poderia levar pra escola no retorno as aulas como uma fonte
histórica material ou imaterial.
_______________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR MARCIO E JOENES
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Compreender
o sistema de coordenadas geográficas e sua utilização para determinar a posição
absoluta dos lugares; Diferenciar latitude e longitude.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: REGISTROS DOS CONCEITOS BÁSICOS – AS COORDENADAS GEOGRAFICAS PESQUISA - O QUE SÃO
COORDENADAS GEOGRAFICAS E PARA QUE SERVE? |
ATIVIDADE 1- ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO APÓS ASSISTIR OS VIDEOS RESPONDA AS QUESTOES ABAIXO: 1. Quais são os pontos cardeais e colaterais e para que
serve? 2. Qual é o ponto cardeal é determinado pelo nascer do sol? 3. O que é a cartografia na geografia? 4. O que é o espaço geográfico? |
ATIVIDADE 2- PESQUISA REALIZE UMA PESQUISA SOBRE: O QUE SÃO COORDENADAS GEOGRAFICAS E PARA QUE SERVE? |
HABILIDADE DESENVOLVIDA:
(EF06LI09) Localizar informações específicas em text
·
LISTEN
AND ANSWER THE QUESTIONS.
At the zoo
Jimmy: Look, dad! Those birds in that tree!
How funny they are!
Dad: They look like people!
Jimmy: Can I give these fruit to that one? The yellow one?
He is hungry. Look, he is sad!
He wants these fruit!
Dad: You can give the fruit, Jimmy.
( And Jimmy gives the fruit to the yellow bird.)
Jimmy: Now he is very happy. He is making grace. He is very
funny!
Choose the correct alternative.
( Escolha a alternativa correta.)
1.Where is Jimmy?
( ) Jimmy is at home.
( ) Jimmy is at school.
( ) Jimmy is at the zoo.
2.Where are the
birds?
( ) The birds are on a car.
( ) The birds are in the park.
( ) The birds are in a tree.
3. ( ) Birds are big animals.
( )
Birds are funny animals.
( )
Birds are domestic animals.
4.What color is the bird in the
text?
The bird in the text is __________.
5. ( ) Birds are big animals.
( )
Birds are funny animals.
( )
Birds are domestic animals.
6.Jimmy wants to
give?
( ) popcorn to the yellow bird.
( ) fruit to the yellow bird.
( ) oranges to the yellow bird.
7.The birds make:
( ) grace
( ) toys
( )objects
8.The birds in the text is:
( ) big (
)yellow, funny, hungry ( ) unhappy
________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA
Adorei as aulas foram bem educativas parabéns pessoal do rituco mitani (sou do 6A vitória Feitosa Santiago)
ResponderExcluir