ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA DE 27/04/2020 À 30/04/2020
6º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA SIMONE SOBRAL
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Utilizar diferentes
gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade
dos gêneros;
Identificar, em notícias, o fato central,
suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Língua
e variação.
Antes de começarem a fazer os exercícios, é preciso saber
que a língua falada é mais
espontânea, têm as suas marcas, depende muito
da região que se vive e das pessoas com quem se relaciona. A língua escrita exige mais disciplina,
regras gramaticais e um padrão a ser seguido.
1- Leia o trecho abaixo, depois, leia a tira:
a) Urbanoide , a personagem de barbicha, é um paulistano.
A outra personagem também é paulistana? Explique.
b)Observe a fala no último quadrinho. O jeito de falar e o sotaque – que fica marcado
2-Mutum mora na cidade e foi visitar a tia dele, que mora
em um sítio muito longe da cidade. Leia:
a) Explique o que acontece nas duas cenas?
b)O que você pode dizer sobre o modo como a tia de Mutum fala, considerando como está
representada a escrita?
_____________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSOR JANIO
PROFESSOR JANIO
HABILIDADE-EF06MA01
e EF06MA03
1)
Faça as
somas e subtrações a seguir.
A)
84+20 B)
54+75 C) 102+63
D) 204+44
E) 300-44 F) 243-162 G) 884-322 H)709-299
2)
Efetue as
Multiplicações e divisões.
A)
12X4 B)12x12
C) 20X4 D) 34X12
F) 12÷4
G) 24÷4 H)64÷8
I) 192÷8X J) 234÷9
3) Faça as expressões
A) 12+2x3
B)12X3+2
C) 3X(9+3)
D) 92-(9X5) ÷8
Lembrete da ordem para resolver as expressões:
1º: () parênteses
2º: X e ÷
3: + e -
______________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Experimentar (
Identificar) e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho
coletivo e o protagonismo.
ATIVIDADE 1-
Leia as afirmações a seguir sobre Esportes de
Marca e Invasão:
Esportes de marca: são os
esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser
mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante
desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo,
patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação etc.
Esportes de invasão: para a
disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser
defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar
pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A
manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque
e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para
retomar a posse da bola e passar a atacar.
Com base nas informações acima e a explanação
feita na primeira aula apresentada no Centro de Mídias (aplicativo, tv ou
Facebook), faça um resumo do que você compreendeu/entendeu sobre as duas
modalidades, citando também, exemplos de atividades que tenha participado na
escola e em quais elas se encaixam.
Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita
no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis.
ATIVIDADE 2-
A)
Crie uma Brincadeira onde fique evidente alguma
característica dos Esportes de Marca. Pode ser baseada em alguma modalidade
existente, MAIS NÃO PODE SER CÓPIA! Explique as regras e que materiais você
utilizaria para realizá-la.
B) Crie
uma Brincadeira onde fique evidente alguma característica dos Esportes de
Marca. Pode ser baseada em alguma modalidade existente, MAIS NÃO PODE SER
CÓPIA! Explique as regras e que materiais você utilizaria para realizá-la.
Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita
no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para
seus responsáveis.
_______________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA GIZELLE
Fazer a
leitura do texto, contido no nosso livro, na pag.9, Unidade 1, Processos
criativos em teatro. Responder às questões a), b) e c).
Lembrando- se das aulas que tivemos sobre
teatro, fazer uma listagem dos componentes do teatro e dizer o que é.
ex: palco: espaço onde acontece a
encenação.
Dicas: Se organizar, fazer o
registro de todas atividades, sempre colocando a data e a disciplina.
Estou com muitas saudades! Logo estaremos
juntos! Seremos mais fortes! Bjkas.
_________________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSORA CONCEIÇÃO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF06H101A – Identificar as diferentes noções de
tempo (cronológico, da natureza e histórico)
EF06HI01C – Reconhecer que a organização do tempo
é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e contexto.
ATIVIDADE 1-
TEMPO PREVISTO: duas aulas
A compreensão da noção de tempo
Tempo da
natureza
Existe o tempo que passa naturalmente e
não depende da vontade humana, ou seja, não é cultural. Esse é o chamado tempo da natureza, que pode ser percebido,
por exemplo, pelo crescimento das árvores e pelo envelhecimento das pessoas.
Tempo
cronológico
Diferentemente do tempo da natureza, o
tempo cronológico é medido e contado. Esse tempo é um elemento cultural, pois
foi o ser humano que criou as diversas formas de medição do tempo.
O tempo cronológico pode ser dividido em
unidades de medida: segundo, minuto, hora, dia, mês, ano etc. Atualmente, os
principais instrumentos usados para medir a passagem do tempo cronológico são o
relógio e o calendário.
Tempo
histórico
O tempo cronológico, pode ser marcado por
instrumentos de medição, por exemplo, o relógio e o calendário, pois sua
contagem é feita com unidades fixas de medida, como a hora, o dia ou o ano.
O tempo histórico por sua vez, possui
diferentes ritmos e durações, e pode ser verificado principalmente por meio das
permanências e transformações que ocorrem nas sociedades. São os historiadores
que, em seu trabalho analisam os elementos que caracterizam o tempo histórico.
Atividade
1 - Como pode ser percebido o tempo da
natureza?
2 - Por que o tempo cronológico é um elemento
cultural?
3 – Como pode ser
dividido o tempo cronológico?
4 - Quais são os
principais instrumentos para medir a passagem do tempo cronológico?
5 - O que você
entendeu sobre tempo histórico?
ATIVIDADE 2-
TEMPO PREVISTO: 2 aulas
Transformações e permanências
As pessoas e as sociedades se
transformam no decorrer do tempo, porém, muitos elementos permanecem
semelhantes. As fotografias abaixo retratam a Avenida Paulista, na cidade de
São Paulo, em duas épocas diferentes. Repare que, apesar das transformações
alguns elementos permaneceram de uma época pra outra.
A
Avenida Paulista é símbolo de São Paulo, essa via está além de uma importante
ligação para pessoas e veículos. Ela reflete todas as mudanças que ocorreram na
cidade nestes mais de cem anos. Das mansões aos edifícios comerciais, do bonde
ao metrô, o espaço para as bicicletas, os protestos, o uso do espaço público...
a Paulista tem de tudo um pouco e o que não falta nela é história.
Atividade
1-
Assinale
a alternativa correta:
(A) A Avenida Paulista é símbolo do
Rio de Janeiro.
(B) A Avenida Paulista é símbolo do
Amazonas.
(C) A Avenida Paulista é símbolo de
São Paulo
(D) A Avenida Paulista é símbolo da
Paraíba.
2-
Observando a foto e lendo o texto, podemos perceber quais mudanças que
ocorreram em todos esses anos na avenida Paulista?
______________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR JOENES E MARCIO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: UTILIZAR DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, CONSIDERENDO A INTENÇÃO
COMUNICATIVA, O ESTILO E A FINALIDDE DOS GÊNEROS.
_______________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA MÁXIMA
Atividades
de inglês – 6 ano A porf. Máxima
1
Circule na letra da música todos os números mencionados, em seguida, pinte
somente aqueles que aparecem na canção.
Ten Little Indians – Wizard (Songs)
One, little
two, little three ,little Indians,
Four ,little
five, little six, little Indians
Seven,
little eight, little nine, little Indians, ten little Indians boys.
Ten ,
little nine, little Eight ,little Indians,
Seven
,little six, little Five, little Indians,
Four ,
little three, little two little Indians,
One little
Indian boy.
One, two,
three little Indians,
Four, five,
six little Indians,
Seven,
eight, nine little Indians,
Ten little
Indians boys.
https://www.letras.mus.br/wizard-songs/1681542/traducao.html
2- Crie um caça palavras usando o nome das cores a seguir
1.yellow
2.red
3.brown
4.purple
5.pink
6.green
7.gold
8.orange
9.gray
10.black
11.blue
3. Pinte as palavras abaixo com suas cores correspondentes:
COLORS (Marc Robillard)
It’s
alright She’s in red
In my head
Let me blow
your mind she said
Eyes so
blue
You’re so
new
I just
gotta get close to you, I said
I say yes
You say no
Just let me
show you some more
I won’t
bite
I wanna
make sweet love tonight, I said
Hey hey I’m
calling you
Red and
green and yellow too
Chocolate
cream, orange, navy blue
Yeah
It’s all
good what color you are, I said
You’re so
strange
And I don’t
mind
I like all
your weird designs
Paint me
red
Toe to head
That’s the
shade of love she said
Black and
blue, purple too
I don’t
care now what you do
Cause it’s
your life and it’s your ride, and
I know now
I’m a fan of you, I said
Hey hey,
I’m calling
Red and
green and yellow too
Chocolate
cream
And navy
blue
Yeah
It’s all
good what color are you
She’s in
red
Yeah she’s
in my head, she said, she said
Let me blow
your mind she said
Hey hey,
I’m calling you
Red and
green and yellow too
Chocolate
cream
And navy
blue
Yeah
It’s all
good what color are you
(http://www.englishexperts.com.br/forum/musica-em-ingles-com-cores-ii-t30796.html)
4. Faça a leitura do texto “Colors” e circule o nome de
todas as cores que aparecem nele.
R:
4. Traduza os nomes das cores que você encontrou na canção.
R:
5. Qual é o tema da canção?
R:
_____________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (
EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais
materiais, a partir da observação e da comparação das características e
propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos
simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: TEXTO: MISTURAS HOMOGÊNEAS E MISTURAS HETEROGÊNEAS (copie no caderno
e realize uma boa leitura).
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (leia com atenção e responda às questões
propostas)
ATIVIDADE 1-MISTURAS HOMOGÊNEAS E MISTURAS HETEROGÊNEAS
TEMPO PREVISTO: 1h
A mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são formadas por
duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato de serem ou não
perceptíveis.
MISTURAS HOMOGÊNEAS:
são aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais
substâncias.
Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásico).
Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma
solução.
Exemplos: copo de água + açúcar (mistura
homogênea).
suco de laranja (
mistura homogênea).
molho de tomate (
mistura homogênea).
MISTURAS HETEROGÊNEAS:
O mesmo não acontece com as misturas heterogêneas. Neste caso é nítida a
presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases
(polifásica).
Exemplos: água + óleo (mistura
heterogênea).
água + areia (mistura
heterogênea).
água + óleo + arroz (
mistura heterogênea).
ATIVIDADE 2- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
TEMPO PREVISTO: 2h
EXERCÍCIOS
1- Defina o conceito de
mistura homogênea e mistura heterogênea.
2-Classifique os itens a seguir em mistura
homogênea e mistura heterogênea.
a)
arroz e feijão e) água mineral
b)
água e uma pitada de sal f) sal de
cozinha
c)
água e areia g) leite
d)
água e óleo h) café líquido
________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
PROFESSOR FABIANO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS:
Competência socioemocionais.
ATIVIDADE 1- Pontos fortes.
São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus objetivos.
Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo. Quais são os seus
pontos fortes?
ATIVIDADE 2 - Pontos Fracos.
São caraterísticas que
precisam ser melhoradas e/ou modificadas nas suas atitudes e no seu
comportamento.
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Competências socioemocionais – Autoconhecimento, Paciência, autonomia e
Responsabilidade.
|
ATIVIDADE 1-
Escrever em seu Diário de Vivencias e Práticas,
como você está lidando com a situação de Quarentena por conta da Pandemia de
Covid 19, mediante suas tarefas em casa, como: estudos, atividades esportivas,
ajudando os responsáveis a cuidar da casa (tarefas cotidianas, lavar, varrer
etc.), como tem sido seu comportamento, quais as situações que te incomodam, e
suas dificuldades em ter que ficar tanto tempo em casa.
·
Utilize 2 folhas do Diário (uma para o mês de
Março e a outra para o mês de Abril)
·
Escreva o que achar importante sobre suas
atividades
·
Escreva sobre o que você está fazendo para
ocupar seu tempo em casa.
·
Se desejar pode fazer desenhos ou colar figuras
que ajudem a ilustrar o relato produzido.
__________________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR JOENES
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: UTILIZAR
DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, CONSIDERENDO A INTENÇÃO COMUNICATIVA, O ESTILO E A
FINALIDADE DOS GÊNEROS.
___________________________________________________________
Eu não estou entendendo nada,mal fiz a outra já saiu,e como faz para entregar, ninguém está fazendo
ResponderExcluirAchei as aulas bem legais e já estou terminando tudo bem se eu empremir os textos??
ResponderExcluir