quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADES-6º ANO- SEMANA DO DIA 27/04/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA DE 27/04/2020 À 30/04/2020

6º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA SIMONE SOBRAL

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros;
  Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. 


Língua e variação.
Antes de começarem a fazer os exercícios, é preciso saber que a língua falada é mais espontânea,  têm as suas marcas, depende muito da região que se vive e das pessoas com quem se relaciona. A língua escrita exige mais disciplina, regras gramaticais e um padrão a ser seguido.

1- Leia o trecho abaixo, depois, leia a tira:

As Tiras e os quadrinhos representam situações orais de comunicação. Isso quer dizer que os enunciados que aparecem nos balões são como se fossem falados pelas personagens, apesar de estarem escritos.




a) Urbanoide , a personagem de barbicha, é um paulistano. A outra personagem também é paulistana? Explique.

b)Observe a fala no último quadrinho. O jeito de falar e o sotaque – que fica marcado




2-Mutum mora na cidade e foi visitar a tia dele, que mora em um sítio muito longe da cidade. Leia:
a) Explique o que acontece nas duas cenas?
                           

b)O que você pode dizer sobre o modo como a tia de Mutum fala, considerando como está representada a escrita?
_____________________________________________________________

MATEMÁTICA
PROFESSOR JANIO


HABILIDADE-EF06MA01 e EF06MA03


1)    Faça as somas e subtrações a seguir.
A)   84+20      B) 54+75      C) 102+63      D) 204+44
E) 300-44      F) 243-162   G) 884-322     H)709-299

2)    Efetue as Multiplicações e divisões.
A)   12X4     B)12x12     C) 20X4      D) 34X12
F) 12÷4    G) 24÷4     H)64÷8      I) 192÷8X    J) 234÷9

3) Faça as expressões
A) 12+2x3
B)12X3+2
C) 3X(9+3)
D) 92-(9X5) ÷8



Lembrete da ordem para resolver as expressões:
1º: () parênteses
2º: X e ÷

3: + e -
______________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Experimentar ( Identificar) e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

ATIVIDADE 1-
Leia as afirmações a seguir sobre Esportes de Marca e Invasão:

Esportes de marca: são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação etc.
Esportes de invasão: para a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar. 

Com base nas informações acima e a explanação feita na primeira aula apresentada no Centro de Mídias (aplicativo, tv ou Facebook), faça um resumo do que você compreendeu/entendeu sobre as duas modalidades, citando também, exemplos de atividades que tenha participado na escola e em quais elas se encaixam.

Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis.

ATIVIDADE 2-
A)    Crie uma Brincadeira onde fique evidente alguma característica dos Esportes de Marca. Pode ser baseada em alguma modalidade existente, MAIS NÃO PODE SER CÓPIA! Explique as regras e que materiais você utilizaria para realizá-la.

B)    Crie uma Brincadeira onde fique evidente alguma característica dos Esportes de Marca. Pode ser baseada em alguma modalidade existente, MAIS NÃO PODE SER CÓPIA! Explique as regras e que materiais você utilizaria para realizá-la.

Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis.

_______________________________________________________________________

ARTE
PROFESSORA GIZELLE

 ATIVIDADES 

 Fazer a leitura do texto, contido no nosso livro, na pag.9, Unidade 1, Processos criativos em teatro. Responder às questões a), b) e c).
 Lembrando- se das aulas que tivemos sobre teatro, fazer uma listagem dos componentes do teatro e dizer o que é.
ex: palco: espaço onde acontece a encenação.

Dicas: Se organizar, fazer o registro de todas atividades, sempre colocando a data e a disciplina.
Estou com muitas saudades! Logo estaremos juntos! Seremos mais fortes! Bjkas.

_________________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSORA CONCEIÇÃO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF06H101A – Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico)
EF06HI01C – Reconhecer que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e contexto.

ATIVIDADE 1-
TEMPO PREVISTO: duas aulas

A compreensão da noção de tempo

Tempo da natureza
     Existe o tempo que passa naturalmente e não depende da vontade humana, ou seja, não é cultural. Esse é o chamado tempo da natureza, que pode ser percebido, por exemplo, pelo crescimento das árvores e pelo envelhecimento das pessoas.

Tempo cronológico
     Diferentemente do tempo da natureza, o tempo cronológico é medido e contado. Esse tempo é um elemento cultural, pois foi o ser humano que criou as diversas formas de medição do tempo.
     O tempo cronológico pode ser dividido em unidades de medida: segundo, minuto, hora, dia, mês, ano etc. Atualmente, os principais instrumentos usados para medir a passagem do tempo cronológico são o relógio e o calendário.

Tempo histórico
     O tempo cronológico, pode ser marcado por instrumentos de medição, por exemplo, o relógio e o calendário, pois sua contagem é feita com unidades fixas de medida, como a hora, o dia ou o ano.
     O tempo histórico por sua vez, possui diferentes ritmos e durações, e pode ser verificado principalmente por meio das permanências e transformações que ocorrem nas sociedades. São os historiadores que, em seu trabalho analisam os elementos que caracterizam o tempo histórico.

Atividade

 1 - Como pode ser percebido o tempo da natureza?
 2 - Por que o tempo cronológico é um elemento cultural?
3 – Como pode ser dividido o tempo cronológico?
4 - Quais são os principais instrumentos para medir a passagem do tempo cronológico?
5 - O que você entendeu sobre tempo histórico?

ATIVIDADE 2-
TEMPO PREVISTO: 2 aulas

Transformações e permanências

           As pessoas e as sociedades se transformam no decorrer do tempo, porém, muitos elementos permanecem semelhantes. As fotografias abaixo retratam a Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em duas épocas diferentes. Repare que, apesar das transformações alguns elementos permaneceram de uma época pra outra.



            A Avenida Paulista é símbolo de São Paulo, essa via está além de uma importante ligação para pessoas e veículos. Ela reflete todas as mudanças que ocorreram na cidade nestes mais de cem anos. Das mansões aos edifícios comerciais, do bonde ao metrô, o espaço para as bicicletas, os protestos, o uso do espaço público... a Paulista tem de tudo um pouco e o que não falta nela é história.


Atividade
1-    Assinale a alternativa correta:

(A) A Avenida Paulista é símbolo do Rio de Janeiro.
(B) A Avenida Paulista é símbolo do Amazonas.
(C) A Avenida Paulista é símbolo de São Paulo
(D) A Avenida Paulista é símbolo da Paraíba.

2-   Observando a foto e lendo o texto, podemos perceber quais mudanças que ocorreram em todos esses anos na avenida Paulista?

______________________________________________________________________

GEOGRAFIA
PROFESSOR JOENES E MARCIO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: UTILIZAR DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, CONSIDERENDO A INTENÇÃO COMUNICATIVA, O ESTILO E A FINALIDDE DOS GÊNEROS.






_______________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA MÁXIMA


Atividades de inglês – 6 ano A porf. Máxima

1 Circule na letra da música todos os números mencionados, em seguida, pinte somente aqueles que aparecem na canção.
Ten Little Indians – Wizard (Songs)

One, little two, little three ,little Indians, 
Four ,little five, little six, little Indians  
Seven, little eight, little nine, little Indians, ten little Indians boys.
Ten , little nine, little Eight ,little Indians,
Seven ,little six, little  Five,  little Indians,
Four , little three, little two little Indians,
One little Indian boy.
One, two, three little Indians, 
Four, five, six little Indians,
Seven, eight, nine little Indians,
Ten little Indians boys.
https://www.letras.mus.br/wizard-songs/1681542/traducao.html
2- Crie um caça palavras usando o nome das cores a seguir
1.yellow       
2.red                  
3.brown            
4.purple           
5.pink               
6.green             
7.gold              
8.orange          
9.gray              
10.black
11.blue     
3. Pinte as palavras abaixo com suas cores correspondentes:
 COLORS (Marc Robillard)
It’s alright She’s in red
In my head
Let me blow your mind she said
Eyes so blue
You’re so new
I just gotta get close to you, I said
I say yes
You say no
Just let me show you some more
I won’t bite
I wanna make sweet love tonight, I said
Hey hey I’m calling you
Red and green and yellow too
Chocolate cream, orange, navy blue
Yeah
It’s all good what color you are, I said
You’re so strange
And I don’t mind
I like all your weird designs
Paint me red
Toe to head
That’s the shade of love she said
Black and blue, purple too
I don’t care now what you do
Cause it’s your life and it’s your ride, and
I know now I’m a fan of you, I said
Hey hey, I’m calling
Red and green and yellow too
Chocolate cream
And navy blue
Yeah
It’s all good what color are you
She’s in red
Yeah she’s in my head, she said, she said
Let me blow your mind she said
Hey hey, I’m calling you
Red and green and yellow too
Chocolate cream
And navy blue
Yeah
It’s all good what color are you
(http://www.englishexperts.com.br/forum/musica-em-ingles-com-cores-ii-t30796.html)
4. Faça a leitura do texto “Colors” e circule o nome de todas as cores que aparecem nele.
R:

4. Traduza os nomes das cores que você encontrou na canção.
R:

5. Qual é o tema da canção?
R:
_____________________________________________________________

CIÊNCIAS
PROFESSORA MARINA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: ( EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: TEXTO: MISTURAS HOMOGÊNEAS E MISTURAS HETEROGÊNEAS (copie no caderno e realize uma boa leitura).

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (leia com atenção e responda às questões propostas)

ATIVIDADE 1-MISTURAS HOMOGÊNEAS E MISTURAS HETEROGÊNEAS
TEMPO PREVISTO: 1h

     A mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes.
     As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são formadas por duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato de serem ou não perceptíveis.
     MISTURAS HOMOGÊNEAS: são aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias.
     Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásico). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.
     Exemplos: copo de água + açúcar (mistura homogênea).
                       suco de laranja ( mistura homogênea).
                       molho de tomate ( mistura homogênea).
      MISTURAS HETEROGÊNEAS: O mesmo não acontece com as misturas heterogêneas. Neste caso é nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica).
     Exemplos: água + óleo (mistura heterogênea).
                       água + areia (mistura heterogênea).
                       água + óleo + arroz ( mistura heterogênea).

ATIVIDADE 2- INTERPRETAÇÃO  DE TEXTO
TEMPO PREVISTO: 2h
     
     EXERCÍCIOS

     1- Defina o conceito de mistura homogênea e mistura heterogênea.

     2-Classifique os itens a seguir em mistura homogênea e mistura heterogênea.

a)      arroz e feijão                                            e) água mineral

b)      água e uma pitada de sal                         f) sal de cozinha
c)      água e areia                                             g) leite
d)     água e óleo                                               h) café líquido


________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA
PROFESSOR FABIANO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Competência socioemocionais.

ATIVIDADE 1- Pontos fortes.

São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus objetivos. Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo. Quais são os seus pontos fortes?

ATIVIDADE 2 - Pontos Fracos.
São caraterísticas que precisam ser melhoradas e/ou modificadas nas suas atitudes e no seu comportamento.

PROFESSOR RODRIGO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Competências socioemocionais – Autoconhecimento, Paciência, autonomia e Responsabilidade.

ATIVIDADE 1-

Escrever em seu Diário de Vivencias e Práticas, como você está lidando com a situação de Quarentena por conta da Pandemia de Covid 19, mediante suas tarefas em casa, como: estudos, atividades esportivas, ajudando os responsáveis a cuidar da casa (tarefas cotidianas, lavar, varrer etc.), como tem sido seu comportamento, quais as situações que te incomodam, e suas dificuldades em ter que ficar tanto tempo em casa.
·         Utilize 2 folhas do Diário (uma para o mês de Março e a outra para o mês de Abril)
·         Escreva o que achar importante sobre suas atividades
·         Escreva sobre o que você está fazendo para ocupar seu tempo em casa.
·         Se desejar pode fazer desenhos ou colar figuras que ajudem a ilustrar o relato produzido.

__________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR JOENES

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: UTILIZAR DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, CONSIDERENDO A INTENÇÃO COMUNICATIVA, O ESTILO E A FINALIDADE DOS GÊNEROS.









___________________________________________________________




2 comentários:

  1. Eu não estou entendendo nada,mal fiz a outra já saiu,e como faz para entregar, ninguém está fazendo

    ResponderExcluir
  2. Achei as aulas bem legais e já estou terminando tudo bem se eu empremir os textos??

    ResponderExcluir