segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES- 7º ANO - PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA

LEMBRE-SE! ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO PERÍODO DE 04/05/2020 À 15/05/2020

APROVEITEM O TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ESTUDEM BASTANTE!
FIQUE EM CASA!

7º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÁXIMA


HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua finalidade, portanto, é estritamente humorística. Leia-o.

 

Causo de mineirim

 

 

Sapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!

 

(http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/engraçadas) In: Português Linguagens – William Roberto Cerejo

 

1) O texto apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto (variação linguística) é utilizado para construir o texto?

2) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?

3) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão (oral, mais próximo da fala). O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

4) Reescreva o texto passando para a variedade padrão da língua.

(Fonte: Português: Linguagens – William Roberto Cerejo)

_________________________________________________________________

MATEMÁTICA

ATENÇÃO ALUNOS!

RETIRAMOS A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, POIS O LINK COM OS VÍDEOS EXPLICATIVOS NÃO FUNCIONA. 

NÃO SERÁ POSTADA OUTRA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA ESTA SEMANA, POIS VOCÊS PRECISAM REALIZAR A AAP. 

FIQUEM ATENTOS AO CRONOGRAMA DE DEVOLUÇÃO DAS PROVAS.


_________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR RODRIGO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

 

Lutas do Brasil

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

ATIVIDADE 1-

A aula de Educação Física ministrada pelos professores do Centro de Mídias de São Paulo no dia 04 de maio, retratou as lutas como foco e suas particularidades no que diz respeito ao autocontrole, a pratica de atividades coordenadas, disciplina e convívio social com mudança comportamental, com base nesta aula e na proposta sobre o tema Lutas do Brasil, pesquise:

 

A)    2 lutas de origem Brasileira, sua história e pratica.

B)    Procure vídeos, arquivos e imagens que retratem essa modalidade

C)    Faça um breve relatório das informações obtidas, informando a características mais marcantes sobre as informações pesquisadas. (20 linhas)

D)    Como as lutas podem ajudar o praticante a melhorar o seu estilo de vida em busca de saúde e bem estar individual e com outras pessoas (social)?

 

*A Capoeira é uma modalidade de origem Africana e que se difundiu (cresceu no Brasil), não sendo assim uma modalidade que se caracterize com originaria de nosso País.

 

Observações:

*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.

*Peçam ajuda para seus responsáveis

 

 

 

TEMPO PREVISTO: 90 minutos

 

 

__________________________________________________________

ARTES 

PROFESSORA GIZELLE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EF06LP05

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Vamos fazer a leitura do texto, do nosso livro, nas págs: 10 e 11 e grifar palavras desconhecidas, anotar e procurar o significado. Depois com suas palavras fazer um resumo do seu entendimento sobre o texto.

___________________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSOR BRUNO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

(EF07HI04) Identificar as principais características

dos Humanismos e dos Renascimentos,

analisar seus significados, relacionando-os ao

processo da expansão marítima.

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Leitura do trecho selecionado e resposta ao questionário

 

ATIVIDADE 1- Leitura do Trecho do texto selecionado sobre o Renascimento e o Humanismo

TEMPO PREVISTO: 2 aulas

 

 

   “Uma economia-mundo pode-se definir como uma tríplice realidade: – Ela ocupa um espaço geográfico dado; portanto, tem limites que a explicam e que variam, embora com uma certa lentidão. Ocorrem mesmo, forçosamente, de tempos em tempos, mas a longos intervalos, rupturas. Assim foi após as Grandes Descobertas do final do século XV. Assim foi em 1689, quando a Rússia, pela mão de Pedro o Grande, abriu-se para a economia européia. Imaginamos hoje uma franca, total e definitiva abertura das economias da China e da URSS: haveria então uma ruptura dos limites do espaço ocidental, como o que atualmente existe. – Uma economia-mundo aceita sempre um pólo, um centro, representado por uma cidade dominante, outrora uma cidade-Estado, hoje uma capital, entenda-se, uma capital econômica (nos Estados Unidos, Nova Iorque, não Washington). Aliás, podem existir, inclusive de modo prolongado, dois centros simultâneos numa mesma economia-mundo: Roma e Alexandria ao tempo de Augusto, Antônio e Cleópatra; Veneza e Gênova ao tempo da guerra de Chioggia (1378-1381); Londres e Amsterdam no século XVIII, antes da eliminação definitiva da Holanda. Pois um desses dois centros acaba sempre por ser eliminado. Em 1929; o centro do mundo, com um pouco de hesitação, passou assim, sem ambigüidade, de Londres para Nova Iorque. – Toda a economia-mundo se reparte em zonas sucessivas. O núcleo e a região que se estende em torno do centro: as Províncias Unidas (mas não todas as Províncias Unidas) quando Amsterdam domina o mundo no século XVII; a Inglaterra (mas não toda a Inglaterra) quando Londres, a partir da década de 1780, suplanta definitivamente Amsterdam. Depois vêm as zonas intermediárias, em torno desse núcleo central. Finalmente, muito amplas, as margens que, na divisão de trabalho que caracteriza a economia-mundo, são mais subordinadas e dependentes do que participantes. Nessas zonas periféricas, a vida dos homens evoca freqüentemente o Purgatório, ou mesmo o Inferno. E a razão suficiente disso é, realmente, a sua situação geográfica. Estas observações muito rápidas, exigiriam, evidentemente, comentários e justificações. O leitor os encontrará no terceiro volume do meu livro, mas poderá for mar uma noção exata da questão no livro The Modern World-System, de Immanuel Wallerstein, publicado em 1974 nos Estados Unidos e traduzido na França com o título de Le Systeme du monde du XV e siècle à nos jours (ed. Flammarion). Pouco importa que eu não esteja sempre de acordo com o autor sobre tal ou tal ponto, até mesmo sobre uma ou duas linhas gerais. Os nossos pontos de vista, quanto ao essencial, são idênticos, ainda que, para Immanuel Wallerstein, não haja outra economia-mundo além da da Europa, fundada a partir do século XVI somente, enquanto que para mim, muito antes de ter sido conhecido pelo homem da Europa na sua totalidade, desde a Idade Média e mesmo desde a Antigüidade, o mundo ia estava dividido em zonas econômicas mais ou menos centralizadas, mais ou menos coerentes, ou seja, em várias economias-mundos que coexistem. Essas economias coexistentes que só têm entre elas trocas extremamente limitadas situamse no espaço povoado do planeta ;de uma parte `e de outra em regiões limítrofes bastante vastas que o comércio, em geral, tem poucas vantagens em atravessar, salvo raras exceções. Até Pedro o Grande, a Rússia e, em si, uma dessas economias-mundos, vivendo essencialmente de si mesma e para si mesma. O imenso império turco, até ao fim do século XVIII, e também uma dessas economias-mundos. Em contrapartida, o império de Carlos V ou de Filipe II, apesar de sua imensidade, não o é; desde o seu início, está incluído na vasta malha da economia antiga e vivaz constituída a partir da Europa. Pois desde antes de 1492, antes da viagem de Cristóvão Colombo, a Europa,_ mais o Mediterrâneo, com suas antenas voltadas na direção do Extremo Oriente, é também uma economia-mundo, centrada então nas glórias de Veneza. Ela se ampliará com as Grandes Descobertas, anexará o Atlântico, suas ilhas e suas margens, depois o interior, lento em conquistar, do continente americano; multiplicará também seus laços com as economias-mundos, ainda autônomas, que constituem então a Índia, a Insulíndia e a China. Ao mesmo tempo, na própria Europa, seu centro de gravidade deslocar-se-á do sul para o norte, para Antuérpia e depois Amsterdam, e não, sublinhe-se, para os centros do império hispânico ou português, Sevilha ou Lisboa. Assim e possível colocar, no mapa e na história do mundo, um decalque transparente onde, para cada época dada, um traço a lápis delimita grosso modo as várias economias-mundos. Como essas economias mudam lentamente, temos todo o tempo necessário para estuda-Ias, vêIas viver e avaliar-lhes o peso. Lentas em deformar-se, elas assinalam uma história profunda do mundo. Essa história profunda somente a citaremos, porquanto o nosso problema consiste unicamente em mostrar de que modo as sucessivas economias-mundos, construídas na Europa a partir da expansão européia, explicam ou não os jogos do capitalismo e sua própria expansão. Não hesitaríamos em dizer desde ia que essas economias-mundos típicas foram as matrizes do capitalismo europeu e, depois, mundial. É, em todo o caso, a explicação para a qual pretendo encaminhar-me, com bastante prudência e também de um modo bastante lento.” (BRAUDEL, Ferdinand. In “A Dinâmica do Capitalismo”. 1987, págs. 35-37).

 

 

ATIVIDADE 2- Responda ao questionário

TEMPO PREVISTO: 2 aulas.

 

1 – Quais foram as principais cidades para a Economia Europeia e depois mundial ao longo dos séculos?

 

2- Qual foi a mudança ocorrida com a geografia da economia mundial com as grandes descobertas?

 

3-  Pode-se dizer que o capitalismo surge com a expansão europeia?

 

4- Quais são os “Impérios do Sul” relatados no texto?

_____________________________________________________________________
GEOGRAFIA

PROFESSOR CLAUDIO

Tema : Aspectos  demográficos e sociais.

Questões :

01 - O ritmo de crescimento da população brasileira tem  diminuído desde a década de 1960,. Aponte dois fatores que contribuíram para a queda da taxa de natalidade no Brasil.

02- Caracterize a distribuição da população no território brasileiro.

03 – Que fatores podem ser considerados como responsável pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileira nas últimas décadas?

04 – Qual é a importância de se instituir um Estatuto do Idoso°

05 – Qual é a importância da lei Maria da Penha, para as mulheres?

Fonte de Pesquisa : Livros didático de geografia e sites.

OBS: Todas as suas atividades avaliativas e trabalhos no portfólio, ao retornar as aulas presenciais, o professor irá avaliar.

__________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA SIMONE SOBRAL

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

ATIVIDADE 1-  Relacionem as perguntas (da coluna esquerda) com a letra do contexto de onde geralmente são usadas(da coluna direita).




(Se necessário para melhor entender as questões, traduza-as)

 

1 – (     )    3- (      )    5- (     )     7- (     )     9- (     )

2 – (     )    4- (      )    6- (     )     8- (     )   10- (     )

 

 

 

Agora leia as frases abaixo, e responda as perguntas, explicando com suas palavras:

 

a)       A Imigração ou controle de imigração, é uma fiscalização que acontece aos passageiros de vôos internacionais. Todos as pessoas, tanto na entrada quanto na saída de um país, devem passar pelo controle migratório quando fazem uma viagem internacional. Quais tipos de perguntas,  são feitas na imigração?

 

b)      Uma entrevista de emprego é um tipo de seleção entre o empregador e o empregado. com o intuito de extrair informações sobre fatos profissionais, educacionais e socioeconômicos relativos ao candidato,e é o momento no qual o selecionador irá conhecer com mais detalhes o candidato por meio de conversas e/ou perguntas e respostas. Quais tipos de perguntas, você acha que são feitas nesta entrevista?

 

c)      Uma conversa(entrevista) com um artista ou ator famoso, possui como papel fundamental entender a pessoa do artista, pois ela demonstra o que o seu público deseja ver, ouvir ou ler. Quais tipos de perguntas, você acha que são feitas nesta entrevista?

 ___________________________________________________________________

CIÊNCIAS

PROFESSORA MICHELE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07CI01A) discutir a aplicação das maquinas simples ( Martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.



Segue uma vídeo-aula para melhor entendimento https://www.youtube.com/watch?v=P3pctzmt8eo

https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4

https://www.youtube.com/watch?v=1cLd3zoe5WQ

______________________________________________________________

 




6 comentários:

  1. Gostaria de saber quais dos professores estão se baseando nas aulas do app e aplicando a prática aqui no blog para os alunos fazerem suas atividades, pq fica difícil para o aluno se concentrar na mesma matéria, porém com atividades diferente pq daí o aluno fica sem foco no que fazer e acaba se perdendo entre as matérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está confuso de mais,pq não passa link,ou por emie-m para entregar as coisas,eu não consegui fazer isso

      Excluir
  2. Na pergunta acima esqueci de ressaltar sou mãe de uma aluna do 7º ano C.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Gostaria de uma orientação dos professores do 7°C em relação as aulas online, se é pra copiar as matérias ou só as perguntas e responde-las no caderno ou só acompanha mesmo pelo chat, e também tem as questões das apostilas, porque ta tudo muito confuso. Se pudesse nos ajudar ficaria grata...

    ResponderExcluir
  4. Professor de matemática e pra imprimir essa folhas de atividade ? E pra fazer o que

    ResponderExcluir