HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Reconhecer em textos de diferentes
gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de
preconceito linguístico.
O
texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o
jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua finalidade,
portanto, é estritamente humorística. Leia-o.
Causo
de mineirim
Sapassado, era sessetembro,
taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra
fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui
vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda
galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí
dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura!
Grazadeus ninguém semaxucô!
(http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/engraçadas)
In: Português Linguagens – William Roberto Cerejo
1)
O texto apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto
(variação linguística) é utilizado para construir o texto?
2) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?
3) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão (oral, mais próximo da fala). O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
4) Reescreva o texto passando para a variedade padrão da língua.
(Fonte: Português: Linguagens – William Roberto Cerejo)
_________________________________________________________________
MATEMÁTICA
ATENÇÃO ALUNOS!
RETIRAMOS A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, POIS O LINK COM OS VÍDEOS EXPLICATIVOS NÃO FUNCIONA.
NÃO SERÁ POSTADA OUTRA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA ESTA SEMANA, POIS VOCÊS PRECISAM REALIZAR A AAP.
FIQUEM ATENTOS AO CRONOGRAMA DE DEVOLUÇÃO DAS PROVAS.
_________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Problematizar
preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais
práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na
solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. |
Lutas do
Brasil |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: |
ATIVIDADE 1- A aula de Educação Física ministrada
pelos professores do Centro de Mídias de São Paulo no dia 04 de maio,
retratou as lutas como foco e suas particularidades no que diz respeito ao
autocontrole, a pratica de atividades coordenadas, disciplina e convívio
social com mudança comportamental, com base nesta aula e na proposta sobre o
tema Lutas do Brasil, pesquise: A)
2 lutas de origem Brasileira, sua história e pratica. B)
Procure vídeos, arquivos e imagens que retratem essa
modalidade C)
Faça um breve relatório das informações obtidas,
informando a características mais marcantes sobre as informações pesquisadas.
(20 linhas) D)
Como as lutas podem ajudar o praticante a melhorar o
seu estilo de vida em busca de saúde e bem estar individual e com outras
pessoas (social)? *A Capoeira é uma modalidade de origem
Africana e que se difundiu (cresceu no Brasil), não sendo assim uma
modalidade que se caracterize com originaria de nosso País. Observações: *Toda a parte de pesquisa e
escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno. *Peçam ajuda para seus responsáveis TEMPO PREVISTO: 90 minutos |
__________________________________________________________
ARTES
PROFESSORA GIZELLE
Tema : Aspectos
demográficos e sociais.
Questões :
01 - O ritmo de crescimento da população brasileira tem diminuído desde a década de 1960,. Aponte
dois fatores que contribuíram para a queda da taxa de natalidade no Brasil.
02- Caracterize a distribuição da população no território
brasileiro.
03 – Que fatores podem ser considerados como responsável
pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileira nas
últimas décadas?
04 – Qual é a importância de se instituir um Estatuto do
Idoso°
05 – Qual é a importância da lei Maria da Penha, para as
mulheres?
Fonte de Pesquisa : Livros didático de geografia e sites.
OBS: Todas as suas atividades avaliativas e trabalhos no
portfólio, ao retornar as aulas presenciais, o professor irá avaliar.
__________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA SIMONE SOBRAL
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
ATIVIDADE 1- Relacionem as perguntas (da coluna
esquerda) com a letra do contexto de onde geralmente são usadas(da coluna
direita).
(Se necessário para melhor entender as
questões, traduza-as)
1 – ( )
3- ( ) 5- (
) 7- ( )
9- ( )
2 – ( ) 4- (
) 6- ( )
8- ( ) 10- (
)
Agora leia as frases abaixo, e
responda as perguntas, explicando com suas palavras:
a) A
Imigração ou controle de imigração, é
uma fiscalização que acontece aos passageiros de vôos internacionais.
Todos as pessoas, tanto na entrada quanto na saída de um país, devem passar
pelo controle migratório quando fazem uma viagem internacional. Quais tipos de perguntas, são feitas na imigração?
b)
Uma entrevista
de emprego é um tipo de seleção entre o empregador e o empregado. com o intuito
de extrair informações sobre fatos profissionais, educacionais e
socioeconômicos relativos ao candidato,e é o momento no qual o selecionador irá
conhecer com mais detalhes o candidato por meio de conversas e/ou perguntas e
respostas. Quais tipos de perguntas,
você acha que são feitas nesta entrevista?
c)
Uma conversa(entrevista) com um artista ou ator famoso,
possui como papel
fundamental entender a pessoa do artista, pois ela demonstra o que o seu público
deseja ver, ouvir ou ler. Quais tipos de perguntas, você acha que
são feitas nesta entrevista?
___________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07CI01A)
discutir a aplicação das maquinas simples ( Martelo, tesoura, uma alavanca,
roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Segue uma vídeo-aula para melhor
entendimento https://www.youtube.com/watch?v=P3pctzmt8eo
https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4
Gostaria de saber quais dos professores estão se baseando nas aulas do app e aplicando a prática aqui no blog para os alunos fazerem suas atividades, pq fica difícil para o aluno se concentrar na mesma matéria, porém com atividades diferente pq daí o aluno fica sem foco no que fazer e acaba se perdendo entre as matérias.
ResponderExcluirIsso está confuso de mais,pq não passa link,ou por emie-m para entregar as coisas,eu não consegui fazer isso
ExcluirNa pergunta acima esqueci de ressaltar sou mãe de uma aluna do 7º ano C.
ResponderExcluirBom dia ! Gostaria de uma orientação dos professores do 7°C em relação as aulas online, se é pra copiar as matérias ou só as perguntas e responde-las no caderno ou só acompanha mesmo pelo chat, e também tem as questões das apostilas, porque ta tudo muito confuso. Se pudesse nos ajudar ficaria grata...
ResponderExcluirVdd
ExcluirProfessor de matemática e pra imprimir essa folhas de atividade ? E pra fazer o que
ResponderExcluir