segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADES - 3ª SÉRIE- SEMANA DO DIA27/04/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 27/04/2020 - 30/04/2020
3ª SÉRIE 

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA ELAINE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:Identificar e analisar características próprias da modernidade.


Manifesto Futurista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manifesto Futurista foi escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, e publicado no jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909[1]. Este manifesto marcou a fundação do futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século.

Manifesto Futurista[editar | editar código-fonte]

1.            Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.
2.            A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3.            A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4.            Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5.            Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6.            É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificência para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
7.            Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostrar-se diante do homem.
8.            Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente.
9.            Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.
10.         Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.
11.         Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as oficinas penduradas às nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta.
É da Itália, que nós lançamos pelo mundo este nosso manifesto de violência arrebatadora e incendiária, com o qual fundamos hoje o "futurismo", porque queremos libertar este país de sua fétida gangrena de professores, de arqueólogos, de cicerones e de antiquários. Já é tempo de a Itália deixar de ser um mercado de belchiores. Nós queremos libertá-la dos inúmeros museus que a cobrem toda de inúmeros cemitérios.


RESPONDA:

1-      No”MANIFESTO DO FUTURISMO” , Marinetti defende uma literatura que dialogue com um novo tempo.Em que consistiria essa nova literatura?
2-      As ideias políticas defendidas por Marinetti no “MANIFESTO” atentam contra os direitos humanos. Explique essa afirmação.



(ENEM/2017)
E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas
(MARINETT, F.T. Manifesto futurista. Disponível em www.sba.com.br. Acesso em 2/ago/2012. Adaptado)
Que princípio marcante do Futurismo é comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do Século XX está destacado no texto? 
A -  A tradição é uma força incontornável.
B -  A arte é expressão da memória coletiva.
C -  A modernidade é a superação decisiva da história.
D - A realidade cultural é determinada economicamente.
E – A memória é um elemento crucial da identidade cultural.

FONTE:querobolsa.com.br/enem/literatura futurista.
Livro: Se liga na língua.Editora MODERNA

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MATEMÁTICA
PROFESSORA ROSELI

Habilidades desenvolvidas: Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações. (geometria Analítica)



Atividade 2
Distância entre dois pontos.
Tempo previsto: 2 aulas
1- Determinar a distância entre os pontos:

a) A (0, -2) e B (-6, -10)
b) A (-3, -1) e B (9, 4)
c) A (-3, 7) e B (5, 1)
d) A ( -2, 5) e B (4, -3)


Fonte: Matemática aula por aula vol. 3
            Xavier e Barreto FTD
Coleção horizontes Matemática Vol. Único
    Jorge Daniel Silva e Valter dos santos Fernandez
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ARTES
PROFESSOR DOUGLAS
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HISTÓRIA
PROFESSOR RUBERNEY

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
- Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.

ATIVIDADE - Pesquisar e registrar a respeito do Imperialismo.

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GEOGRAFIA
PROFESSOR JOENES



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LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR IRAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.

ATIVIDADE 1-   (ENEM/2014)  Languages and cultures use non-verbal communication which conveys meaning. Although many gestures are similar in Thai and English such as nodding for affirmation many others are not shared. A good example of this is the ubiquitous “Thai smile”. The “smile” carries a far wider range of meanings in Thai than it does in English culture. This can sometimes lead to serious communication breakdowns between Thais and English speakers. An example from my own early experience in Thailand illustrates the point. When confronting the Thai owner of a language school with administrative problems, complaints regarding student numbers in the class were met by a beaming smile and little else. I took this to mean lack of concern or an attempt to trivialise or ignore the problem. I left the discussion upset and angry by what appeared to be the owner’s offhand attitude to my problems. It was only later when another native speaking English teacher, with considerably more experience of Thailand, explained that a smile meant an apology and the fact that the following day all my complaints had been addressed, that I fully understood the situation.
Disponível em: http://www.spring.org.uk. Acesso em: 11 jul. 2011 (fragmento).
 1 - Viver em um país estrangeiro pode ser uma experiência enriquecedora, embora possa também ser um desafio, pelo choque cultural. A experiência relatada pelo autor do texto revela diferentes atribuições de sentido a um determinado comportamento, mostrando que naquela situação o sorriso indicava um(a):
a)      jeito de reconhecer um erro e se desculpar.
b)      estratégia para esconder a verdade.
c)      forma educada de fazer uma reclamação.
d)     modo irônico de reagir a uma solicitação.
e)      tentativa de minimizar um problema.



2- (ENEM/2014)  A Tall Order - The sky isn’t the limit for an architect building the world’s first invisible skycraper.
 Charles Wee, one of the world’s leading high-rise architects, has a confession to make: he’s bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which punctuate the skylines of rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a novel concept: the first invisible skyscraper. As the tallest structure in South Korea, his Infinity Tower will loom over Seoul until somebody pushes a button and it completely disappears. When he entered a 2004 competition to design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made summits. “I thought, let’s not jump into this stupid race to build another ‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let’s take an opposite approach — let’s make an anti-tower.” The result will be a 150-story building that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively function as an enormous television screen, being able to project an exact replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye, the building will appear to have melted away. It will be the most extraordinary achievement of Wee’s stellar architectural career. After graduating from UCLA, he worked under Anthony Lumsden, a prolific Californian architect who helped devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins. HINES, N. Disponível em: http://mag.newsweek.com.
Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).

 No título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order The sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema é:

a)      Técnicas a serem estabelecidas para a construção de edifícios altos na Califórnia.
b)      Inovações tecnológicas usadas para a construção de um novo arranha-céu em Seul.
c)      Confissões de um aquuiteto que busca se destacar na construção de arranha-céus.
d)     Competição entre arquitetos para a construção do edifício mais alto do mundo.
e)      Construção de altas torres de apartamentos nas grandes metrópoles da Ásia.



3- Vamos analisar a questão do Enem de 2016:

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende:

a) aprendizado compartilhado.
b) a necessidade de donativos.
c) as manifestações culturais.
d) bem em relação ao mal.
e) respeito étnico.

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SOCIOLOGIA
PROFESSOR ELVIS

LINK PARA VÍDEO AULA


Boa noite galera, segue a aula de sociologia, em breve mandarei as atividades.
 Até mais. 😉
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FILOSOFIA 
PROFESSOR IGOR
Tema: Distinção entre o senso comum e o filosofar. 

Vimos anteriormente algumas características do pensamento filosófico e fizemos algumas relações – mesmo que rápidas e superficiais – deste pensamento com outras formas de conhecimento, tais como arte, ciência, religião etc. Esta atividade tem o intuito de relacionar a filosofia com o senso comum.

 Você já deve ter ouvido o ditado popular “As aparências enganam”. Os ditados populares são uma sabedoria oral transmitida de uma pessoa para outra, de geração em geração. De algum modo os ditados evidenciam um tipo de conhecimento que todos nós experimentamos e que se convencionou chamar de senso comum, na medida em que é partilhado por um grande número de pessoas. Caracteriza-se por ser um tipo de conhecimento absorvido sem maiores reflexões, sem aprofundamento. Todos nós pensamos e construímos uma visão de mundo. Das coisas que observamos e vivemos cotidianamente, tiramos conclusões e elaboramos explicações. Mas esse tipo de conhecimento em geral não é sistemático, não se baseia em métodos. 


O senso comum como ponto de partida

 Antonio Gramsci (1891 – 1937) foi um dos filósofos que mais se ocuparam das relações da filosofia com o senso comum. Por vezes ele falou positivamente do senso comum, pois é algo que evidencia que todos os seres humanos pensam e produzem conhecimentos, sejam estes organizados ou não. Em outros momentos, porém, Gramsci afirmou que o senso comum é um bom ponto de partida, mas que não podemos nos contentar com ele. Esse tipo de conhecimento pode nos ser útil em determinados momentos da vida, mas em certas situações seria necessário um conhecimento formal mais sistematizado, mais organizado, como somente a filosofia ou a ciência podem construir. 

Muitas vezes o senso comum é prejudicial e alimenta preconceitos e injustiças. A constituição de sociedades patriarcais e a depreciação da mulher, sempre relegada a uma posição de inferioridade em relação aos homens, é um bom exemplo disso. A manutenção desse preconceito é corroborada pela crença comum de que as mulheres são mais frágeis, não possuem as mesmas habilidades, nem a mesma inteligência, nasceram para servir os homens e, por esse motivo, não podem ter os mesmos direitos, devendo permanecer subalternas. A história do feminismo nos mostra quanto foi – e ainda é – difícil lutar contra o senso comum que preconiza a inferioridade das mulheres. Nesse sentido, a filosofia, como discussão ética e política, tem contribuído muito para a derrubada de tais crenças.

 Para se construir, a filosofia necessariamente parte do conhecimento que as pessoas já têm. Como você estudou, filosofar é produzir um conhecimento sistemático e organizado por um processo de criação de conceitos. Mas essa criação conceitual pelo exercício do pensamento só pode ser feita com base naquilo que conhecemos de antemão, ainda que algumas vezes, no processo de pensar filosoficamente, esse conhecimento inicial acabe por ser abandonado. 

Em síntese, não há filosofia sem um ponto de partida no senso comum; mas, ao mesmo tempo, se o pensamento permanecer no senso comum, não haverá filosofia. Esse movimento é capaz de transformar o mundo. 

ATIVIDADE 
1) A partir da leitura do texto, explique, com as suas palavras, o que é o senso comum.


2) De acordo com Gramsci, qual é a relação do senso comum com a filosofia. Descreva esta relação de forma coerente. 


3) Você enxerga alguma relação do senso comum com a formação de uma sociedade patriarcal e do machismo? Como isso se dá? Explique com suas palavras. 



REFERÊNCIAS: GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. Volume único, 2ª edição. São Paulo, Scipione, 2016.

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PROFESSOR: RENATO BRAGA

COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

 

 

Para estudar em casa utilize livros, a Wikipédia em português ou inglês, videos do YouTube e a plataforma Currículo+ da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

 

Utilize lápis, borracha, caderno e uma calculadora para realizar os cálculos.

 

Conteúdos do 1º Bimestre (De 03/02 a 29/05)

 

Equipamentos elétricos

Circuitos elétricos

• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações elétricas, como potência e

tensão de operação

• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas resistivos

• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras instalações; medidas de economia

• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e segurança

Campos e forças eletromagnéticas

• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a interação por meio de campos

elétricos e magnéticos

• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em situações de nosso cotidiano

 

1. Descreva as imagens abaixo. Faça uma redação. Se quiserem podem fazer também um vídeo explicando.  

Créditos da imagem: Instituto de Física da Universidade de São Paulo.


 Créditos da imagem: Instituto de Física da Universidade de São Paulo. 

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QUÍMICA
PROFESSOR ANTONIO CARLOS

Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Conhecimento da Tecnologia de obtenção de produtos derivados do petróleo.

ATIVIDADE 1-

Utilize o texto abaixo e informe como você faria  uma apresentação para a sala.

O Comperj está localizado no município de Itaboraí, no Leste Fluminense, ocupando uma área de 45 km², e terá como objetivo estratégico expandir a capacidade de refino da Petrobras para atender ao crescimento da demanda de derivados no Brasil, como óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque e GLP (gás de cozinha).
A previsão de entrada em operação da primeira refinaria é agosto de 2016, com capacidade para refino de 165 mil barris de petróleo por dia.
Características técnicas Área: 45 km²
Capacidade de processamento do 1º trem de refino: 165 mil barris de petróleo por dia.
Principais produtos da refinaria: óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação (QAV), coque, GLP (gás de cozinha) e óleo combustível.
Infraestrutura logística externa: inclui vias de acesso, emissário de efluentes, adutora, infraestrutura dutoviária, linhas de transmissão etc.
Status da obra Seguimos o cronograma estabelecido pelo nosso Plano de Negócios e Gestão 2014- 2018, tendo alcançado cerca de 82% de avanço físico nas obras em fevereiro de 2015.
Fonte:http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/complexopetroquimico-do-rio-de-janeiro.htm Observações: GLP = gás liquefeito de petróleo






ATIVIDADE 2-


O aluno(a) deverá elaborar uma estratégia para apresentar esse tema para a sala com o foco de:
Análise ambiental;
Petróleo como recurso econômico.

Indique quais os aparelhos você utilizaria, como seria a apresentação, quais os recursos, qual o tempo previsto, como seria a solução de dúvidas.






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BIOLOGIA
PROFESSORA LILIAN

REVISÃO – CÓPIAR NO CADERDO OS QUE NÃO REALIZARAM ATIVIDADES
Assistir o vídeo   :  TAXONOMIA
https://www.youtube.com/watch?v=eCEOc7J_nqU
Tema: Nomenclatura Binominal de Lineu


Fonte : Brasilescola.uol.com



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