Habilidades desenvolvidas: Saber usar de modo sistemático sistemas
de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações,
equações. (geometria Analítica)
Atividade 2
Distância entre dois pontos.
Tempo previsto: 2 aulas
1- Determinar a distância entre os pontos:
a) A (0, -2) e B (-6, -10)
b) A (-3, -1) e B (9, 4)
c) A (-3, 7) e B (5, 1)
d) A ( -2, 5) e B (4, -3)
Fonte: Matemática aula por aula vol. 3
Xavier e Barreto
FTD
Coleção horizontes Matemática Vol. Único
Jorge Daniel Silva e
Valter dos santos Fernandez
_______________________________________________________________
ARTES
PROFESSOR DOUGLAS
_______________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSOR RUBERNEY
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS:
- Reconhecer alternativas de intervenção em
conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a
diversidade sociocultural.
ATIVIDADE - Pesquisar e registrar a
respeito do Imperialismo.
____________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR JOENES
_________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR IRAN
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar
uma opinião e construir argumentação.
ATIVIDADE 1- (ENEM/2014) Languages and cultures use non-verbal communication which
conveys meaning. Although many gestures are similar in Thai and English such as
nodding for affirmation many others are not shared. A good example of this is
the ubiquitous “Thai smile”. The “smile” carries a far wider range of meanings
in Thai than it does in English culture. This can sometimes lead to serious
communication breakdowns between Thais and English speakers. An example from my
own early experience in Thailand illustrates the point. When confronting the
Thai owner of a language school with administrative problems, complaints
regarding student numbers in the class were met by a beaming smile and little
else. I took this to mean lack of concern or an attempt to trivialise or ignore
the problem. I left the discussion upset and angry by what appeared to be the
owner’s offhand attitude to my problems. It was only later when another native
speaking English teacher, with considerably more experience of Thailand,
explained that a smile meant an apology and the fact that the following day all
my complaints had been addressed, that I fully understood the situation.
1
- Viver em um país estrangeiro pode ser uma
experiência enriquecedora, embora possa também ser um desafio, pelo choque
cultural. A experiência relatada pelo autor do texto revela diferentes
atribuições de sentido a um determinado comportamento, mostrando que naquela
situação o sorriso indicava um(a):
a)
jeito
de reconhecer um erro e se desculpar.
b)
estratégia
para esconder a verdade.
c)
forma
educada de fazer uma reclamação.
d)
modo
irônico de reagir a uma solicitação.
e)
tentativa
de minimizar um problema.
2- (ENEM/2014) A Tall Order - The sky isn’t the limit for an architect building the world’s
first invisible skycraper.
Charles
Wee, one of the world’s leading high-rise architects, has a confession to make:
he’s bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which
punctuate the skylines of rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a
novel concept: the first invisible skyscraper. As the tallest structure in
South Korea, his Infinity Tower will loom over Seoul until somebody pushes a
button and it completely disappears. When he entered a 2004 competition to
design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of
competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made
summits. “I thought, let’s not jump into this stupid race to build another
‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let’s take an opposite
approach — let’s make an anti-tower.” The result will be a 150-story building
that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively
function as an enormous television screen, being able to project an exact
replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye,
the building will appear to have melted away. It will be the most extraordinary
achievement of Wee’s stellar architectural career. After graduating from UCLA,
he worked under Anthony Lumsden, a prolific Californian architect who helped
devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins. HINES,
N. Disponível em: http://mag.newsweek.com.
Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).
No
título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order e The
sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema
é:
a)
Técnicas
a serem estabelecidas para a construção de edifícios altos na Califórnia.
b)
Inovações
tecnológicas usadas para a construção de um novo arranha-céu em Seul.
c)
Confissões
de um aquuiteto que busca se destacar na construção de arranha-céus.
d)
Competição
entre arquitetos para a construção do edifício mais alto do mundo.
e)
Construção
de altas torres de apartamentos nas grandes metrópoles da Ásia.
3-
Vamos analisar a questão do Enem de 2016:
Em
diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção
musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney,
na letra dessa canção, defende:
a) aprendizado
compartilhado.
b) a necessidade de donativos.
c) as manifestações culturais.
d) bem em relação ao mal.
e) respeito étnico.
____________________________________________________________________
SOCIOLOGIA
PROFESSOR ELVIS
RESPONDA AO QUESTIONÁRIO ABAIXO:
Boa noite galera, segue a aula de sociologia, em breve mandarei as atividades.
Até mais.
___________________________________________________________________________
FILOSOFIA
PROFESSOR IGOR
Tema: Distinção entre o senso comum e o filosofar.
Vimos anteriormente algumas características do pensamento filosófico e fizemos
algumas relações – mesmo que rápidas e superficiais – deste pensamento com outras
formas de conhecimento, tais como arte, ciência, religião etc. Esta atividade tem o intuito
de relacionar a filosofia com o senso comum.
Você já deve ter ouvido o ditado popular “As aparências enganam”. Os ditados
populares são uma sabedoria oral transmitida de uma pessoa para outra, de geração em
geração. De algum modo os ditados evidenciam um tipo de conhecimento que todos nós
experimentamos e que se convencionou chamar de senso comum, na medida em que é
partilhado por um grande número de pessoas. Caracteriza-se por ser um tipo de
conhecimento absorvido sem maiores reflexões, sem aprofundamento. Todos nós
pensamos e construímos uma visão de mundo. Das coisas que observamos e vivemos
cotidianamente, tiramos conclusões e elaboramos explicações. Mas esse tipo de
conhecimento em geral não é sistemático, não se baseia em métodos.
O senso comum como ponto de partida
Antonio Gramsci (1891 – 1937) foi um dos filósofos que mais se ocuparam das
relações da filosofia com o senso comum. Por vezes ele falou positivamente do senso
comum, pois é algo que evidencia que todos os seres humanos pensam e produzem
conhecimentos, sejam estes organizados ou não. Em outros momentos, porém, Gramsci
afirmou que o senso comum é um bom ponto de partida, mas que não podemos nos
contentar com ele. Esse tipo de conhecimento pode nos ser útil em determinados
momentos da vida, mas em certas situações seria necessário um conhecimento formal
mais sistematizado, mais organizado, como somente a filosofia ou a ciência podem
construir.
Muitas vezes o senso comum é prejudicial e alimenta preconceitos e injustiças. A
constituição de sociedades patriarcais e a depreciação da mulher, sempre relegada a uma
posição de inferioridade em relação aos homens, é um bom exemplo disso. A manutenção
desse preconceito é corroborada pela crença comum de que as mulheres são mais frágeis,
não possuem as mesmas habilidades, nem a mesma inteligência, nasceram para servir os
homens e, por esse motivo, não podem ter os mesmos direitos, devendo permanecer
subalternas. A história do feminismo nos mostra quanto foi – e ainda é – difícil lutar
contra o senso comum que preconiza a inferioridade das mulheres. Nesse sentido, a
filosofia, como discussão ética e política, tem contribuído muito para a derrubada de tais
crenças.
Para se construir, a filosofia necessariamente parte do conhecimento que as
pessoas já têm. Como você estudou, filosofar é produzir um conhecimento sistemático e
organizado por um processo de criação de conceitos. Mas essa criação conceitual pelo
exercício do pensamento só pode ser feita com base naquilo que conhecemos de antemão,
ainda que algumas vezes, no processo de pensar filosoficamente, esse conhecimento
inicial acabe por ser abandonado.
Em síntese, não há filosofia sem um ponto de partida no senso comum; mas, ao
mesmo tempo, se o pensamento permanecer no senso comum, não haverá filosofia. Esse
movimento é capaz de transformar o mundo.
ATIVIDADE
1) A partir da leitura do texto, explique, com as suas palavras, o que é o senso
comum.
2) De acordo com Gramsci, qual é a relação do senso comum com a filosofia.
Descreva esta relação de forma coerente.
3) Você enxerga alguma relação do senso comum com a formação de uma sociedade
patriarcal e do machismo? Como isso se dá? Explique com suas palavras.
REFERÊNCIAS:
GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. Volume único, 2ª edição. São
Paulo, Scipione, 2016.
____________________________________________________________________
PROFESSOR: RENATO BRAGA
COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Para estudar em casa utilize
livros, a Wikipédia em português ou inglês, videos do YouTube e a plataforma
Currículo+ da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Utilize lápis, borracha, caderno
e uma calculadora para realizar os cálculos.
Conteúdos do 1º Bimestre (De
03/02 a 29/05)
Equipamentos elétricos
Circuitos elétricos
• Aparelhos e dispositivos
domésticos e suas especificações elétricas, como potência e
tensão de operação
• Modelo clássico de propagação
de corrente em sistemas resistivos
• Avaliação do consumo elétrico
residencial e em outras instalações; medidas de economia
• Perigos da eletricidade e
medidas de prevenção e segurança
Campos e forças eletromagnéticas
• Propriedades elétricas e
magnéticas de materiais e a interação por meio de campos
elétricos e magnéticos
• Valores de correntes, tensões,
cargas e campos em situações de nosso cotidiano
1. Descreva as imagens abaixo.
Faça uma redação. Se quiserem podem fazer também um vídeo explicando.
Créditos da imagem:
Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Créditos da imagem:
Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
-----------------------------------------------------
QUÍMICA
PROFESSOR ANTONIO CARLOS
Reconhecer
alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem
os valores humanos e a diversidade sociocultural
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Conhecimento
da Tecnologia de obtenção de produtos derivados do petróleo.
|
ATIVIDADE 1-
Utilize o texto abaixo e
informe como você faria uma apresentação
para a sala.
O Comperj está localizado
no município de Itaboraí, no Leste Fluminense, ocupando uma área de 45 km², e
terá como objetivo estratégico expandir a capacidade de refino da Petrobras
para atender ao crescimento da demanda de derivados no Brasil, como óleo
diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque e GLP (gás de
cozinha).
A previsão de entrada em
operação da primeira refinaria é agosto de 2016, com capacidade para refino
de 165 mil barris de petróleo por dia.
Características técnicas
Área: 45 km²
Capacidade de
processamento do 1º trem de refino: 165 mil barris de petróleo por dia.
Principais produtos da
refinaria: óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação (QAV),
coque, GLP (gás de cozinha) e óleo combustível.
Infraestrutura logística
externa: inclui vias de acesso, emissário de efluentes, adutora,
infraestrutura dutoviária, linhas de transmissão etc.
Status da obra Seguimos o
cronograma estabelecido pelo nosso Plano de Negócios e Gestão 2014- 2018,
tendo alcançado cerca de 82% de avanço físico nas obras em fevereiro de 2015.
Fonte:http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/complexopetroquimico-do-rio-de-janeiro.htm
Observações: GLP = gás liquefeito de petróleo
|
ATIVIDADE 2-
O aluno(a) deverá elaborar uma
estratégia para apresentar esse tema para a sala com o foco de:
Análise ambiental;
Petróleo como recurso econômico.
Indique quais os aparelhos você
utilizaria, como seria a apresentação, quais os recursos, qual o tempo
previsto, como seria a solução de dúvidas.
|
____________________________________________
BIOLOGIA
PROFESSORA LILIAN
REVISÃO – CÓPIAR NO CADERDO OS QUE NÃO REALIZARAM ATIVIDADES
Assistir o vídeo
: TAXONOMIA
https://www.youtube.com/watch?v=eCEOc7J_nqU
Tema: Nomenclatura Binominal de Lineu
Fonte : Brasilescola.uol.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário