ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 23/04/2020 À 30/04/2020
8º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR SANDRA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Utilizar
ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e
gramaticais.
O Cachimbo da Paz
Gabriel O Pensador
A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas
autoridades
O cacique oficial viajou pro
Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que
usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O Presidente deu um tapa no cachimbo
E na hora de voltar pra capital,
ficou com preguiça
Trocou seu paletó pelo fio dental
E nomeou o velho índio pra Ministro
da Justiça
E o novo ministro, chegando na cidade
Achou aquela tribo violenta demais
Viu que todo cara-pálida vivia atrás
das grades
E chamou a TV e os jornais
E disse: Índio chegou trazendo
novidade
Índio trouxe o cachimbo da paz
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer
fazer fumaça
Todo mundo experimenta o cachimbo da
floresta
Dizem que é do bom, dizem que não
presta
Querem proibir, querem liberar
E a polêmica chegou até o Congresso
Tudo isso deve ser pra evitar a
concorrência
Porque não é Hollywood, mas é o
sucesso
O cachimbo da paz deixou o povo mais
tranquilo
Mas o fumo acabou porque só tinha
oitenta quilos
E o povo aplaudiu quando o índio
partiu pra selva
E prometeu voltar com uma tonelada
Só que quando ele voltou, sujou!
A Polícia Federal preparou uma
cilada
O cachimbo da paz foi proibido
Entra na caçamba, vagabundo, vamo
pra DP
Êêê, índio tá fodido porque lá o pau
vai comer
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer
fazer fumaça
Na delegacia só tinha viciado e
delinquente
Cada um com um vício e um caso
diferente
Um cachaceiro esfaqueou o dono do
bar
Porque ele não vendia pinga fiado
E um senhor bebeu uísque demais
Acordou com um travesti e assassinou
o coitado
Um viciado no jogo apostou a mulher
Perdeu a aposta e ela foi
sequestrada
Era tanta ocorrência, tanta
violência
Que o índio não tava entendendo nada
Ele viu que o delegado fumava um
charuto fedorento
E acendeu um da paz pra relaxar
Mas quando foi dar um tapinha
Levou um tapão violento e um chute
naquele lugar
Foi mandado pro presídio e no
caminho
Assistiu um acidente provocado por
excesso de cerveja
Uma jovem que bebeu demais
Atropelou um padre e os noivos na
porta da igreja
E pro índio nada mais faz sentido
Com tantas drogas, por que só o seu
cachimbo é proibido?
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer
fazer fumaça
Na penitenciária o índio fora da lei
Conheceu os criminosos de verdade
Entrando, saindo e voltando
Cada vez mais perigosos pra
sociedade
Aí, cumpádi, tá rolando um sorteio
na prisão
Pra reduzir a superlotação
Todo mês alguns presos tem que ser
executados
E o índio, dessa vez, foi um dos
sorteados
E tentou acalmar os outros presos
Peraí, vamo fumar um cachimbinho da
paz
Eles começaram a rir
E espancaram o velho índio até não
poder mais
E antes de morrer ele pensou: Essa
tribo é atrasada demais!
Eles querem acabar com a violência
Mas a paz é contra a lei e a lei é
contra a paz
E o cachimbo do índio continua proibido
Mas se você quer comprar é mais
fácil que pão
Hoje em dia ele é vendido pelos
mesmos bandidos
Que mataram o velho índio na prisão
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer
fazer fumaça
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola (maresia, sente a maresia)
(Maresia) Índio quer cachimbo, índio
quer fazer fumaça
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola (maresia, sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa
(maresia, uh)
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola (maresia, sente a maresia)
(Maresia) Índio quer cachimbo, índio
quer fazer fumaça
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola (maresia)
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola (sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa
(maresia)
Índio quer cachimbo, índio quer
fazer fumaça (uh)
Apaga a fumaça do revólver, da
pistola (maresia)
Manda a fumaça do cachimbo pra
cachola (sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa
(maresia)
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça
ATIVIDADE 1- Música “Cachimbo da
Paz”
TEMPO PREVISTO: 03 aulas
Questões:
1) o que se entende por
norma padrão e norma não padrão?
2) Essa música apresenta qual norma?
Justifique.
3) Tem alguma palavra escrita de
forma errada? Se tiver qual?
4) O que significa cachimbo da paz?
5) O que significa maresia?
6) Qual é o sujeito do verbo
encontrou?
7) Qual o gênero do texto musical?
8) A frase: “ai cumpadi, significa
norma padrão ou não? Justifique.
9) Qual o significado da palavra
tapa?
ATIVIDADE 2- Música “Cachimbo da
Paz”
TEMPO PREVISTO: 03 aulas
1)
Faça um breve resumo da música.
2)
Quais os tempos e modos verbais mais usados?
3)
Qual é o assunto principal da música?
4)
Apresenta gírias? Se sim exemplifique.
5)
O que é linguagem formal e informal?
6)
A linguagem apresentada é formal ou informal?
7)
O que é variação linguística?
8)
Há alguma variação linguística? Se houver exemplifique.
9)
Você acha que a pontuação é correta?
PROFESSORA SIMONE
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: Analisar tema/ questão
polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
Relação do texto com
o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
ATIVIDADE 1- Preconceitos e desigualdades- Tema de relevância social. Após a leitura dos
textos, os alunos deverão analisar a linguagem verbal e não verbal, inferindo a
intencionalidade de cada um.
Observe os dois cartuns.
1- As
personagens do cartum 1 estão se despedindo. Para onde cada um provavelmente
está indo? Justifique sua resposta com elementos verbais e não verbais do
próprio cartum.
2-
Considere sua resposta à questão
anterior e o fato de os adultos estarem usando roupas formais e, com base nessas
informações , explique qual pode ser a condição socioeconômica dessa família.
3- No
site em que está publicado esse cartum, o autor afirma que fez essa obra após a
prisão “por engano” de um jovem ator negro que teria sido confundido com um
assaltante. Com base nessa informação, qual pode ter sido a intenção do
cartunista ao produzir o cartum?
ATIVIDADE 2- Produção de notícias que evidenciam o preconceito e a desigualdade social.
4- Produzir
uma notícia que evidencie o preconceito e a desigualdade social.
PROFESSORA DIGNAMARA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF69LP06 – LER E INTERPRETAR UMA ENTREVISTA ESCRITA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: identificar e discutir
estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor
alternativas para sua superação
GÊNERO
TEXTUAL: Entrevista Escrita
ATIVIDADE 1
·
Leia com atenção a entrevista
escrita feita pelo jornalista Júlio Lerner à escritora brasileira Clarice
Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro
de 1977, ano da morte da escritora.
Clarice Lispector, de onde veio esse Lispector? É um nome latino, não é?
Eu perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse
que há gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando,
rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que
parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro
livro, Sérgio Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim:
“Essa escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era
meu nome mesmo.
Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente?
Nunca.
Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com
um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram
sobre mim.
Clarice, seu pai fazia o que profissionalmente?
Representações
de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do
espírito.
Há alguém na família Lispector que chegou a escrever alguma coisa?
Eu soube
ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava,
mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho
outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos.
Você chegou a ler as coisas que sua mãe escreveu?
Não, eu
soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um
diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba…
Nas raras entrevistas que você tem concedido surge, quase que
necessariamente, a pergunta de como você começou a escrever e quando?
Antes
de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma
história que não acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também.
Pequenas histórias.
Quando a jovem, praticamente
adolescente Clarice Lispector, descobre que realmente é a literatura aquele
campo de criação humana que mais a atrai, a jovem Clarice tem algum objetivo
específico ou apenas escrever, sem determinar um tipo de público?
Apenas escrever.
Você poderia nos dar uma ideia
do que era a produção da adolescente Clarice Lispector?
Caótica. Intensa. Inteiramente fora da
realidade da vida.
Desse período você se lembra do
nome de alguma produção?
Bem, escrevi várias coisas antes de
publicar meu primeiro livro. Eu escrevia para revistas — contos, jornais. Eu ia
com uma timidez enorme, mas uma timidez ousada. Eu sou tímida e ousada ao mesmo
tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer
publicar?” Aí me lembro que uma vez foi o Raimundo Magalhães Jr. que olhou, leu
um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?” Eu disse: “De
ninguém, é meu”. Ele disse: Você traduziu?” Eu disse: “Não”. Ele disse: “Então
eu vou publicar”. Era sim, era meu trabalho.
Você publicava onde?
Ah, não me lembro… Jornais, revistas.
Clarice, a partir de qual
momento você efetivamente decidiu assumir a carreira de escritora?
Eu nunca assumi.
Por quê?
Eu não
sou uma profissional, eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço
questão de continuar sendo amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação
consigo mesmo de escrever. Ou então com o outro, em relação ao outro. Agora eu
faço questão de não ser uma profissional para manter minha liberdade.
·
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO SOBRE A ENTREVISTA
ESCRITA.
1)
COM BASE NO QUE VOCÊ LEU DESTA ENTREVISTA, FAÇA UM
BREVE COMENTÁRIO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DESSE GÊNERO TEXTUAL PARA DIVERSOS
TIPOS DE LEITORES.
2)
QUAL É A ESTRUTURA DESSA ENTREVISTA ESCRITA?
3)
PARA QUEM VOCÊ ACHA QUE FOI PRODUZIDA ESSA ENTREVISTA,
OU SEJA, QUAL O PÚBLICO-ALVO?
4)
A ENTREVISTA FOI CONDUZIDA EM LINGUAGEM FORMAL OU
INFORMAL?
___________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSORA SORAYA E FABIANO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS: (08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação
entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de
expoente fracionário
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS: Exercícios do caderno do
futuro
________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
ATIVIDADE 1-
A)
Escolha uma modalidade paralímpica que ache
interessante.
B)
Assista a 2 vídeos sobre a modalidade e faça um breve
relato sobre eles. Escreva o nome dos vídeos e a fonte.
C)
Escreva sobre a modalidade ( história, regras, local de
pratica etc.)
D) Produza
imagens (desenhos) ao redor da folha de atividade, personalizando a folha do
caderno( use a criatividade)
Pesquise modalidades Paralímpicas, escolha uma que
mais te desperte interesse e curiosidade, assista a dois vídeos que tratem do
desenvolvimento da atividade e sua pratica. Após a pesquisa, produza um texto
descrevendo as principais características deste esporte e um breve relato sobre
os vídeos assistidos.
Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita
no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis referente a
pesquisa e busca nas plataformas digitais caso não tenham conhecimento prévio.
_______________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA GIZELLE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EFO6LPO5
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Dicas:
Organização e registro de todas atividades, colocando a data e a disciplina.
Estou com muita saudade. Logo
estaremos de volta e mais fortes. Bjkas.
Ler o texto, contido no nosso livro,
na pág.9, Unidade 1, e respondam às questões a) e b).
Com suas palavras descreva o que entendeu sobre
Patrimônio Cultural.
_______________________________________________________________
HISTÓRIA
PROFESSOR CLAUDIO
TEMA ; O Iluminismo.
·
O Século das Luzes.
·
O Método científico.
·
OS Filósofos iluministas.
·
A Enciclopédia.
·
Iluminismo e religião.
·
Iluminismo e política .
·
O despotismo esclarecido.
·
O pensamento econômico.
·
As ideias iluministas na formação do mundo
contemporâneo.
Capa, contra capa, índice,
trabalho e bibliografia.
Digitado ou manuscrito.
A PESQUISA DEVE SER ENTREGUE QUANDO RETORNAREM AS AULAS.
Fonte de Pesquisa : livros
didático de história e sites.
_________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSOR MÁRCIO
Atividade 1
1. Assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Ysuae8VhVos
2. Faça um pequeno
texto mencionando os 5 maiores IDHS e os 5 menores IDHS do Brasil, argumentando o porque deles estarem em condições diferentes dentro de um
mesmo País.
Atividade 2
2. Faça um relatório
explicando as 5 fases na economia de materiais (extração, produção, venda,
consumo e descarte)
Atividade 3
1. Assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ifZ7PNTazgY
2. Faça um relatório pontuando os efeitos
negativos da globalização para os países do 3º mundo.
____________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA SANDRA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Construir
o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto
principais e informações relevantes
Another Day In Paradise
Phil Collins
She calls out to the man on the street
Sir, can you help me?
It's cold and I've nowhere to sleep
Is there somewhere you can tell me?
He walks on, doesn't look back
He pretends he can't hear her
Starts to whistle as he crosses the street
Seems embarrassed to be there
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
Think about it
She calls out to the man on the street
He can see she's been crying
She's got blisters on the soles of her feet
She can't walk but she's trying
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
Just think about it
Oh, Lord, is there nothing more anybody can do?
Oh, Lord, there must be something you can say
You can tell from the lines on her face
You can see that she's been there
Probably been moved on from every place
'Cause she didn't fit in there
Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise
Just think about it
Think about it
It's just another day
For you and me in paradise
It's just another day
For you and me in paradise
Paradise
Just think about it
Paradise
Just think about it
ATIVIDADE 1- “ Another day in
Paradise”
Retire o assunto principal, a
introdução, desenvolvimento, conclusão e as informações relevantes.
ATIVIDADE 2- “ Another day in Paradise”
Aplicativo CMSP para tirar dúvidas
dos alunos.
____________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE
(EF08CI01)
Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e
comparar como a energia e utilizada em residências, comunidades, ou cidades em
relação aos princípios da sustentabilidade
1- A respeito das fontes renováveis de energia, recursos
energéticos que podem regenerar-se em curto espaço de tempo, responda V para as
proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.
( ) São exemplos de
fontes renováveis de energia: energia solar, energia eólica, energia
geotérmica, xisto betuminoso e biomassa.
( ) Os danos provocados pelo uso de fontes renováveis de energia
são mínimos se comparados aos das fontes de energia não renováveis
( ) Apesar de serem consideradas fontes de energia limpa, algumas
fontes renováveis de energia causam impactos no ambiente, como o uso da
biomassa, que provoca aumento do desmatamento.
( ) O Brasil ainda não é conhecido pelo uso de fontes renováveis
de energia porque estes demandam avanços tecnológicos.
Assinale a seqüência correta:
a) VFVV
b) FVFV
c) FVVF
d) VFFV
2- Faça a correta correlação entre os conceitos e as
definições a respeito das fontes renováveis de energia. Em seguida, assinale a
alternativa que contém a seqüência correta:
1. Energia geotérmica
2. Energia eólica
3. Energia solar
( ) Esse tipo de energia pode ser obtido de duas formas:
diretamente, por meio de painéis de células fotovoltaicas, ou indiretamente,
por meio de usinas com coletores.
( ) O calor produzido no interior do planeta Terra é responsável
pelo fornecimento desse tipo de energia.
( ) O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de
aerogeradores.
a) 3,1,2
b) 2,1,3
c) 1,3,2
d) 3,2,1
3- Fonte de
energia amplamente utilizada na atualidade que ainda não encontrou um declínio
mesmo com os avanços produzidos pela Terceira Revolução Industrial. Apesar de
ser altamente poluidora, essa matriz responde por 80% de toda a energia gerada
em âmbito mundial.
O trecho acima refere-se:
a) ao petróleo.
b) aos combustíveis fósseis.
c) às centrais hidrelétricas.
d) ao gás natural.
e) à energia atômica ou nuclear.
4- Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições
aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:
( ) A energia é obtida por meio da
intensidade dos ventos.
( ) A obtenção de energia provém do
calor gerado no interior do planeta.
( ) A energia é obtida por meio da
queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa
Assinale a alternativa correta:
a) 1 – 2 – 3 b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1 d) 3 – 1 – 2
Para ajudar na compreensão dos estudos
____________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
PROFESSOR JOENES
______________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR ADRIANO
PROFESSOR ADRIANO
O que fazer depois que assistir às
aulas?
(Lembrando que será até o retorno das
atividades escolares)
Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas
que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).
Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e
qual plataforma digital você acompanhou:
OBS: O estudante
que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas
outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando
também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É
MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO
MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário