quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADE - 8º ANO- SEMANA DO DIA 27/04/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 23/04/2020 À 30/04/2020

8º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR SANDRA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Utilizar ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

O Cachimbo da Paz
Gabriel O Pensador


A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
O cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O Presidente deu um tapa no cachimbo
E na hora de voltar pra capital, ficou com preguiça
Trocou seu paletó pelo fio dental
E nomeou o velho índio pra Ministro da Justiça
E o novo ministro, chegando na cidade
Achou aquela tribo violenta demais
Viu que todo cara-pálida vivia atrás das grades
E chamou a TV e os jornais
E disse: Índio chegou trazendo novidade
Índio trouxe o cachimbo da paz

Maresia, sente a maresia
Maresia, uh

Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

Todo mundo experimenta o cachimbo da floresta
Dizem que é do bom, dizem que não presta
Querem proibir, querem liberar
E a polêmica chegou até o Congresso
Tudo isso deve ser pra evitar a concorrência
Porque não é Hollywood, mas é o sucesso
O cachimbo da paz deixou o povo mais tranquilo
Mas o fumo acabou porque só tinha oitenta quilos
E o povo aplaudiu quando o índio partiu pra selva
E prometeu voltar com uma tonelada
Só que quando ele voltou, sujou!
A Polícia Federal preparou uma cilada
O cachimbo da paz foi proibido
Entra na caçamba, vagabundo, vamo pra DP
Êêê, índio tá fodido porque lá o pau vai comer

Maresia, sente a maresia
Maresia, uh

Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

Na delegacia só tinha viciado e delinquente
Cada um com um vício e um caso diferente
Um cachaceiro esfaqueou o dono do bar
Porque ele não vendia pinga fiado
E um senhor bebeu uísque demais
Acordou com um travesti e assassinou o coitado
Um viciado no jogo apostou a mulher
Perdeu a aposta e ela foi sequestrada
Era tanta ocorrência, tanta violência
Que o índio não tava entendendo nada
Ele viu que o delegado fumava um charuto fedorento
E acendeu um da paz pra relaxar
Mas quando foi dar um tapinha
Levou um tapão violento e um chute naquele lugar
Foi mandado pro presídio e no caminho
Assistiu um acidente provocado por excesso de cerveja
Uma jovem que bebeu demais
Atropelou um padre e os noivos na porta da igreja
E pro índio nada mais faz sentido
Com tantas drogas, por que só o seu cachimbo é proibido?

Maresia, sente a maresia
Maresia, uh

Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

Na penitenciária o índio fora da lei
Conheceu os criminosos de verdade
Entrando, saindo e voltando
Cada vez mais perigosos pra sociedade
Aí, cumpádi, tá rolando um sorteio na prisão
Pra reduzir a superlotação
Todo mês alguns presos tem que ser executados
E o índio, dessa vez, foi um dos sorteados
E tentou acalmar os outros presos
Peraí, vamo fumar um cachimbinho da paz
Eles começaram a rir
E espancaram o velho índio até não poder mais
E antes de morrer ele pensou: Essa tribo é atrasada demais!
Eles querem acabar com a violência
Mas a paz é contra a lei e a lei é contra a paz
E o cachimbo do índio continua proibido
Mas se você quer comprar é mais fácil que pão
Hoje em dia ele é vendido pelos mesmos bandidos
Que mataram o velho índio na prisão

Maresia, sente a maresia
Maresia, uh

Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

Maresia, sente a maresia
Maresia, uh

Apaga a fumaça do revólver, da pistola (maresia, sente a maresia)
(Maresia) Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça
Apaga a fumaça do revólver, da pistola (maresia, sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa (maresia, uh)
Apaga a fumaça do revólver, da pistola (maresia, sente a maresia)
(Maresia) Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

Apaga a fumaça do revólver, da pistola (maresia)
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola (sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa (maresia)
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça (uh)

Apaga a fumaça do revólver, da pistola (maresia)
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola (sente a maresia)
Acende, puxa, prende, passa (maresia)
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

ATIVIDADE 1- Música “Cachimbo da Paz”

TEMPO PREVISTO: 03 aulas

Questões: 
1) o que se entende por norma padrão e norma não padrão?
2) Essa música apresenta qual norma? Justifique.
3) Tem alguma palavra escrita de forma errada? Se tiver qual?
4) O que significa cachimbo da paz?
5) O que significa maresia?
6) Qual é o sujeito do verbo encontrou?
7) Qual o gênero do texto musical?
8) A frase: “ai cumpadi, significa norma padrão ou não? Justifique.
9) Qual o significado da palavra tapa?


ATIVIDADE 2- Música “Cachimbo da Paz”
TEMPO PREVISTO: 03 aulas
1)      Faça um breve resumo da música.
2)      Quais os tempos e modos verbais mais usados?
3)      Qual é o assunto principal da música?
4)      Apresenta gírias? Se sim exemplifique.
5)      O que é linguagem formal e informal?
6)      A linguagem apresentada é formal ou informal?
7)      O que é variação linguística?
8)      Há alguma variação linguística? Se houver exemplifique.
9)      Você acha que a pontuação é correta? 

PROFESSORA SIMONE 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Analisar tema/ questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais

ATIVIDADE 1-  Preconceitos e desigualdades-  Tema de relevância social. Após a leitura dos textos, os alunos deverão analisar a linguagem verbal e não verbal, inferindo a intencionalidade de cada um.


Observe os dois cartuns.

1- As personagens do cartum 1 estão se despedindo. Para onde cada um provavelmente está indo? Justifique sua resposta com elementos verbais e não verbais do próprio cartum.
2-   Considere sua resposta à questão anterior e o fato de os adultos estarem usando roupas formais e, com base nessas informações , explique qual pode ser a condição socioeconômica dessa família.
3- No site em que está publicado esse cartum, o autor afirma que fez essa obra após a prisão “por engano” de um jovem ator negro que teria sido confundido com um assaltante. Com base nessa informação, qual pode ter sido a intenção do cartunista ao produzir o cartum?

ATIVIDADE 2-  Produção de notícias que evidenciam o preconceito e a desigualdade social.

4- Produzir uma notícia que evidencie o preconceito e a desigualdade social.

PROFESSORA DIGNAMARA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF69LP06 – LER E INTERPRETAR UMA ENTREVISTA ESCRITA


GÊNERO TEXTUAL: Entrevista Escrita

ATIVIDADE 1
·         Leia com atenção a entrevista escrita feita pelo jornalista Júlio Lerner à escritora brasileira Clarice Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro de 1977, ano da morte da escritora.
Clarice Lispector, de onde veio esse Lispector? É um nome latino, não é? 
Eu perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando, rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.

Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente?
Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim.
Clarice, seu pai fazia o que profissionalmente?
Representações de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do espírito.
Há alguém na família Lispector que chegou a escrever alguma coisa?
Eu soube ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos.
Você chegou a ler as coisas que sua mãe escreveu?
Não, eu soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba…
Nas raras entrevistas que você tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou a escrever e quando?
Antes de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma história que não acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também. Pequenas histórias.
Quando a jovem, praticamente adolescente Clarice Lispector, descobre que realmente é a literatura aquele campo de criação humana que mais a atrai, a jovem Clarice tem algum objetivo específico ou apenas escrever, sem determinar um tipo de público?
Apenas escrever.
Você poderia nos dar uma ideia do que era a produção da adolescente Clarice Lispector?
Caótica. Intensa. Inteiramente fora da realidade da vida.
Desse período você se lembra do nome de alguma produção?
Bem, escrevi várias coisas antes de publicar meu primeiro livro. Eu escrevia para revistas — contos, jornais. Eu ia com uma timidez enorme, mas uma timidez ousada. Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?” Aí me lembro que uma vez foi o Raimundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?” Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: Você traduziu?” Eu disse: “Não”. Ele disse: “Então eu vou publicar”. Era sim, era meu trabalho.
Você publicava onde?
Ah, não me lembro… Jornais, revistas.
Clarice, a partir de qual momento você efetivamente decidiu assumir a carreira de escritora?
Eu nunca assumi.
Por quê?
Eu não sou uma profissional, eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço questão de continuar sendo amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever. Ou então com o outro, em relação ao outro. Agora eu faço questão de não ser uma profissional para manter minha liberdade.
·         RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO SOBRE A ENTREVISTA ESCRITA.

1)      COM BASE NO QUE VOCÊ LEU DESTA ENTREVISTA, FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DESSE GÊNERO TEXTUAL PARA DIVERSOS TIPOS DE LEITORES.

2)      QUAL É A ESTRUTURA DESSA ENTREVISTA ESCRITA?

3)      PARA QUEM VOCÊ ACHA QUE FOI PRODUZIDA ESSA ENTREVISTA, OU SEJA, QUAL O PÚBLICO-ALVO?

4)      A ENTREVISTA FOI CONDUZIDA EM LINGUAGEM FORMAL OU INFORMAL?

___________________________________________________________

MATEMÁTICA
PROFESSORA SORAYA E FABIANO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:   Exercícios do caderno do futuro
________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO 


HABILIDADES DESENVOLVIDAS: identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação 

ATIVIDADE 1-

A)    Escolha uma modalidade paralímpica que ache interessante.
B)    Assista a 2 vídeos sobre a modalidade e faça um breve relato sobre eles. Escreva o nome dos vídeos e a fonte.
C)    Escreva sobre a modalidade ( história, regras, local de pratica etc.)
D)    Produza imagens (desenhos) ao redor da folha de atividade, personalizando a folha do caderno( use a criatividade)
Pesquise modalidades Paralímpicas, escolha uma que mais te desperte interesse e curiosidade, assista a dois vídeos que tratem do desenvolvimento da atividade e sua pratica. Após a pesquisa, produza um texto descrevendo as principais características deste esporte e um breve relato sobre os vídeos assistidos.

Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis referente a pesquisa e busca nas plataformas digitais caso não tenham conhecimento prévio.

_______________________________________________________________

ARTE
PROFESSORA GIZELLE

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EFO6LPO5


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: 
Dicas: Organização e registro de todas atividades, colocando a data e a disciplina.
Estou com muita saudade. Logo estaremos de volta e mais fortes. Bjkas.

Ler o texto, contido no nosso livro, na pág.9, Unidade 1, e respondam às questões a) e b).
Com suas palavras descreva o que entendeu sobre Patrimônio Cultural.

_______________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSOR CLAUDIO

TEMA ; O Iluminismo.
·         O Século das Luzes.
·         O Método científico.
·         OS Filósofos iluministas.
·         A Enciclopédia.
·         Iluminismo e religião.
·         Iluminismo e política .
·         O despotismo esclarecido.
·         O pensamento econômico.
·         As ideias iluministas na formação do mundo contemporâneo.
Capa, contra capa, índice, trabalho e bibliografia.
Digitado ou manuscrito.

A PESQUISA DEVE SER ENTREGUE QUANDO RETORNAREM AS AULAS. 

Fonte de Pesquisa : livros didático de história e sites.
_________________________________________________________

GEOGRAFIA
PROFESSOR MÁRCIO

Atividade 1
2. Faça um pequeno texto mencionando os 5 maiores IDHS e os 5 menores IDHS do Brasil,  argumentando o porque deles  estarem em condições diferentes dentro de um mesmo País.

Atividade 2                                               
2. Faça um relatório explicando as 5 fases na economia de materiais (extração, produção, venda, consumo e descarte)

Atividade 3
2.  Faça um relatório pontuando os efeitos negativos da globalização para os países do 3º mundo.
____________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA SANDRA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principais e informações relevantes


Another Day In Paradise
Phil Collins

She calls out to the man on the street
Sir, can you help me?
It's cold and I've nowhere to sleep
Is there somewhere you can tell me?

He walks on, doesn't look back
He pretends he can't hear her
Starts to whistle as he crosses the street
Seems embarrassed to be there

Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise

Think about it

She calls out to the man on the street
He can see she's been crying
She's got blisters on the soles of her feet
She can't walk but she's trying

Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise

Just think about it

Oh, Lord, is there nothing more anybody can do?
Oh, Lord, there must be something you can say

You can tell from the lines on her face
You can see that she's been there
Probably been moved on from every place
'Cause she didn't fit in there

Oh, think twice
Cuz it's another day for you and me in paradise
Oh, think twice
Cuz it's another day for you
You and me in paradise

Just think about it
Think about it



It's just another day
For you and me in paradise

It's just another day
For you and me in paradise

Paradise
Just think about it

Paradise

Just think about it


ATIVIDADE 1-  “ Another day in Paradise”

Retire o assunto principal, a introdução, desenvolvimento, conclusão e as informações relevantes.

ATIVIDADE 2- “ Another day in Paradise”

Aplicativo CMSP para tirar dúvidas dos alunos.
____________________________________________________________________

CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia e utilizada em residências, comunidades, ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade

1- A respeito das fontes renováveis de energia, recursos energéticos que podem regenerar-se em curto espaço de tempo, responda V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.
 ( ) São exemplos de fontes renováveis de energia: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, xisto betuminoso e biomassa.
( ) Os danos provocados pelo uso de fontes renováveis de energia são mínimos se comparados aos das fontes de energia não renováveis
( ) Apesar de serem consideradas fontes de energia limpa, algumas fontes renováveis de energia causam impactos no ambiente, como o uso da biomassa, que provoca aumento do desmatamento.
( ) O Brasil ainda não é conhecido pelo uso de fontes renováveis de energia porque estes demandam avanços tecnológicos.
Assinale a seqüência correta:
a) VFVV
b) FVFV
c) FVVF
d) VFFV

2- Faça a correta correlação entre os conceitos e as definições a respeito das fontes renováveis de energia. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta:
1. Energia geotérmica
2. Energia eólica
3. Energia solar
( ) Esse tipo de energia pode ser obtido de duas formas: diretamente, por meio de painéis de células fotovoltaicas, ou indiretamente, por meio de usinas com coletores.
( ) O calor produzido no interior do planeta Terra é responsável pelo fornecimento desse tipo de energia.
( ) O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de aerogeradores.
a) 3,1,2
b) 2,1,3
c) 1,3,2
d) 3,2,1

3- Fonte de energia amplamente utilizada na atualidade que ainda não encontrou um declínio mesmo com os avanços produzidos pela Terceira Revolução Industrial. Apesar de ser altamente poluidora, essa matriz responde por 80% de toda a energia gerada em âmbito mundial.
O trecho acima refere-se:
a) ao petróleo.
b) aos combustíveis fósseis.
c) às centrais hidrelétricas.
d) ao gás natural.
e) à energia atômica ou nuclear.
4- Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:
(  ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.
(  ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.
(  ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa
Assinale a alternativa correta:
a) 1 – 2 – 3      b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1      d) 3 – 1 – 2

Para ajudar na compreensão dos estudos

____________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA
PROFESSOR JOENES




______________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR ADRIANO

O que fazer depois que assistir às aulas?
(Lembrando que será até o retorno das atividades escolares) 


Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).



Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e qual plataforma digital você acompanhou:


OBS: O estudante que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.















Nenhum comentário:

Postar um comentário