ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 27/04/2020 À 30/04/2020
7º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÁXIMA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
– Ler e
compreender
–
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre o
texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
TEXTO:
PEGA LADRÃO, PAPAI NOEL
Pega ladrão, Papai Noel!
Ele
não era bem um Papai Noel, pois trabalhava numa grande loja, a Emperor, aquela
grande, da avenida. Consta, inclusive, que fez um curso de seis semanas para
testar e aperfeiçoar sua tendência vocacional, obtendo boa nota. Mas seu
visual, mesmo sem uniforma, impressionou favoravelmente a banca examinadora:
era gordo, como convém a um Papai Noel; tinha olhos da cor do céu e a
capacidade de sorrir durante horas inteiras sem nenhum motivo aparente. Aliás,
um Papai Noel é isto: uma mancha vermelha que sabe rir e às vezes fala.
-Você
está ótimo! – disse-lhe o chefe da seção de brinquedos. – As crianças vão
adorá-lo!
Era véspera de Natal e a
loja andava preocupadíssima com as vendas, inferiores ao ano anterior. E
preocupada com outra coisa, ainda: o incrível número de furtos, razão por que o
Papai Noel além de sorrir e estimular as vendas teria que ser também um
olheiro, um insuspeito fiscal de seção.
Ele passeava pelo atraente
departamento de brinquedos eletrônicos, juntamente com seu sorriso, e acabara
de passar a mão nos cabelos louros de um garotinho, quando viu. Viu o quê? Um
homem, e mais que ele, sua mão surrupiando um trenzinho de pilha, imediatamente
metido nua bolsa. Interrompendo em meio seu sorriso, Papai Noel deu um passo
firme, fez voz de vigia:
-Por
favor, me deixe ver essa bolsa!
Nem todo susto é
paralisante: o homem, sem largar a bolsa, saiu em disparada pela seção de
brinquedos, empurrando pessoas, chutando coisas, derrubando e pisando em
brinquedos. Atrás desse furacão, seguia outro furacão, este encarnado, o Papai
Noel, que repetia em cores mais vivas os desastres provocados pelo primeiro. A
cena prosseguiu com mais dramaticidade e ruídos na escadaria da loja, pois a
seção de brinquedos era no sexto andar. No quarto pavimento, Papai Noel chegou
a grampear o ldrão pelo braço, mas este conseguiu escapar, livrando oito
degraus entre o quarto e o segundo andares, Aí, novamente, Papai Noel pôs a mão
enluvada no fugitivo, mas um grupo de pessoas que saía do elevador poluiu a
imagem e ele tornou a ganhar distância.
Na
avenida a perseguição teve novos aspectos e emoções. A pista era melhor para
corridas, mas ainda maior o número de pessoas e obstáculos. O ladrão, logo à
saída da loja, chocou-se com uma mulher que carregava mil pacotes, pacotinhos e
pacotões. Foram todos para o chão. Um propagandista de longas pernas de pau fez
uma aterrissagem forçada, que o aeroporto de Congonhas teria desaconselhado
devido ao mau tempo. O Papai Noel também empurrava, esbarrava e derrubava,
aduzindo ao seu esforço o clássico “pega ladrão!”, um refrão tão comum na
cidade que não entendo como ainda não musicaram. Na primeira esquina, quase...
Um carro bloqueou a fuga do homem, que ficou hesitante enquanto seu colorido
perseguidor se aproxima em alta velocidade.
Consta que Papai Noel
perseguiu o ladrão inclusive no Minhocão, de ponta a ponta, onde é proibida a
circulação de pedestres. Também sem resultado.
A
história, que nem história é, podia acabar aqui, mas prefiro que acabe lá.
Lá, onde?
Naquele
quarto de subúrbio.
Aquela noite, o ladrão, à
meia-noite em ponto, deu para o filho o belo presente das lojas Emperor, o
trenzinho de pilha, que tinha luzes diversas e até apitava, excessivamente
incrementado para qualquer garoto pobre.
O menino, que sabia dos
apuros do pai, não recebeu alegremente a maravilha eletrônica.
-Papai,
o senhor não devia ter comprado.
-
Mas não comprei.
-
Ahn?
-
Ganhei.
- De
quem?
-
De Papai Noel, ora. Bom cara. Nem precisei pedir, Ele correu atrás de mim e me
deu o presente. Disse que a pilha dura três meses. Legal, não?
(Marcos
REY)
01. Enumere
os fatos na ordem em que apareceram no texto:
A) A
fuga e a perseguição
B) A
entrega do presente
C) A
apresentação do Papai Noel
D) A
interferência do narrador
E) O
roubo e o flagrante
02. “Ele
não era bem um Papai Noel, pois trabalhava numa grande loja.”
Por essa
passagem, entende-se que:
A) Não
existe Papai Noel de verdade.
B) O
verdadeiro Papai Noel não precisa trabalhar em lugar nenhum.
C) Há
muitas pessoas que se fazem passar pelo bom velhinho.
D) As
lojas enganam os seus compradores com falsos velhinhos.
E) Nem
todo Papai Noel gosta do seu trabalho.
03. Observando
o primeiro parágrafo, pode-se afirmar que um Papai Noel deve ter todas estas
características, exceto:
A) doçura
no olhar
B) sorriso
constante
C) aparência
favorável
D) voz
forte e imponente
E) vocação
para o papel
04. A
relação causa-consequência se encontra incorreta em:
A) A
loja vendera pouco.
Contrataram o
Papai Noel.
B) Havia
muitos furtos na loja.
O Papai Noel
deveria fiscalizar os compradores.
C) O
Papai Noel viu um homem roubando um brinquedo.
O homem
fugiu, levando o que roubara.
D) Havia
muitos obstáculos dentro e fora da loja.
Papai Noel
não conseguia alcançar o ladrão.
E) Papai
Noel entendeu o motivo de o homem ter roubado o trenzinho.
Papai Noel
desistiu da perseguição.
05. Todos
os motivos contribuíram para o insucesso do papai Noel, exceto:
A) A
localização da seção de brinquedos.
B) O
peso do próprio corpo.
C) A
agilidade do homem “ladrão”.
D) O
movimento de clientes dentro da loja.
E) O
trânsito confuso =nas avenidas por onde passaram.
06. Relacione
as ações às palavras:
PERSISTÊNCIA
/ AUTORITARISMO / AGILIDADE / CARINHO
A) “-
Por favor, me deixe ver essa bolsa!”
B) “...acabara
de passar a mão nos cabelos louros de um garotinho...”
C) “...Aí,
novamente Papai Noel pôs a mão enluvada no fugitivo...”
D) “... o
homem, sem largar a bolsa, saiu em disparada pela seção de brinquedos...
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MATEMÁTICA
PROFESSOR JANIO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EF06MA01 e EF07MA01
1) Escreva 3 multiplos de cada número a seguir
A) 3 B) 9 C) 12 D) 20 E) 60
2) Escreva todos os divisores de cada número a seguir
A) 90 B) 75) C) 60 D) 44
3) Quais os divisores comuns de 40 e 30?
4) Na questão anterior, qual o MDC (máximo divisor
comum)?
5) Você está acompanhando as aulas no aplicativo do
Centro de Mídias e pela televisão?
6) O que você está achando do aplicativo do Centro de
Mídias?
PROFESSOR FABIANO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
1- O que é fração?
2- Dê exemplos de frações:
3- Quais os tipos de frações?
4- Como se escreve a fração por extenso?
5- Dê exemplos:
6- Como se lê as frações decimais?
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EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Identificar as
transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços
das tecnologias.
ATIVIDADE 1-
Assista ao vídeo e relate (escreva) tudo o que
você achou interessante e curioso e complemente o texto com informações que
você já sabia. Após concluir essa parte escreva sobre as semelhanças e
diferenças que os jogos têm com as modalidades esportivas.
https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU A evolução dos Jogos Eletrônicos
*Existem outros vídeos no Youtube que tratam do
assunto e podem ser incluídos na atividade, caso assistam, escrevam também o
nome do vídeo assistido.
Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita
no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis
ATIVIDADE 2-
Qual seu Jogo Eletrônico predileto ou qual joga
atualmente? Fale sobre ele, conte sua história, modos de jogo, origem, empresa
desenvolvedora, objetivo do jogo e que influencias positivas e negativas ele
pode geral no convívio social. Mínimo de 20 linhas
Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita
no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis
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ARTE
PROFESSORA GIZELLE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF06LP5
|
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Dicas:
Organização e registro de todas as atividades, com datas e disciplinas.
Estou com muita saudade! Logo
estaremos juntos e mais fortes! Bjkas.
Leia o texto da pág. 9 e responda às
questões a) e b).
Segunda atividade: Com suas palavras, descreva
como confeccionaria um instrumento musical, utilizando recicláveis.
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HISTÓRIA
PROFESSOR BRUNO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF07HI04)
Identificar as principais características
dos
Humanismos e dos Renascimentos,
analisar
seus significados, relacionando-os ao
processo da
expansão marítima.
ATIVIDADE 1- Leitura do Trecho do texto selecionado sobre o Renascimento
e o Humanismo
“Uma economia-mundo
pode-se definir como uma tríplice realidade: – Ela ocupa um espaço geográfico
dado; portanto, tem limites que a explicam e que variam, embora com uma certa
lentidão. Ocorrem mesmo, forçosamente, de tempos em tempos, mas a longos
intervalos, rupturas. Assim foi após as Grandes Descobertas do final do século
XV. Assim foi em 1689, quando a Rússia, pela mão de Pedro o Grande, abriu-se
para a economia européia. Imaginamos hoje uma franca, total e definitiva
abertura das economias da China e da URSS: haveria então uma ruptura dos
limites do espaço ocidental, como o que atualmente existe. – Uma economia-mundo
aceita sempre um pólo, um centro, representado por uma cidade dominante, outrora
uma cidade-Estado, hoje uma capital, entenda-se, uma capital econômica (nos
Estados Unidos, Nova Iorque, não Washington). Aliás, podem existir, inclusive
de modo prolongado, dois centros simultâneos numa mesma economia-mundo: Roma e
Alexandria ao tempo de Augusto, Antônio e Cleópatra; Veneza e Gênova ao tempo
da guerra de Chioggia (1378-1381); Londres e Amsterdam no século XVIII, antes
da eliminação definitiva da Holanda. Pois um desses dois centros acaba sempre
por ser eliminado. Em 1929; o centro do mundo, com um pouco de hesitação,
passou assim, sem ambigüidade, de Londres para Nova Iorque. – Toda a
economia-mundo se reparte em zonas sucessivas. O núcleo e a região que se
estende em torno do centro: as Províncias Unidas (mas não todas as Províncias
Unidas) quando Amsterdam domina o mundo no século XVII; a Inglaterra (mas não
toda a Inglaterra) quando Londres, a partir da década de 1780, suplanta
definitivamente Amsterdam. Depois vêm as zonas intermediárias, em torno desse
núcleo central. Finalmente, muito amplas, as margens que, na divisão de
trabalho que caracteriza a economia-mundo, são mais subordinadas e dependentes
do que participantes. Nessas zonas periféricas, a vida dos homens evoca
freqüentemente o Purgatório, ou mesmo o Inferno. E a razão suficiente disso é,
realmente, a sua situação geográfica. Estas observações muito rápidas,
exigiriam, evidentemente, comentários e justificações. O leitor os encontrará
no terceiro volume do meu livro, mas poderá for mar uma noção exata da questão
no livro The Modern World-System, de Immanuel Wallerstein, publicado em 1974
nos Estados Unidos e traduzido na França com o título de Le Systeme du monde du
XV e siècle à nos jours (ed. Flammarion). Pouco importa que eu não esteja
sempre de acordo com o autor sobre tal ou tal ponto, até mesmo sobre uma ou
duas linhas gerais. Os nossos pontos de vista, quanto ao essencial, são
idênticos, ainda que, para Immanuel Wallerstein, não haja outra economia-mundo
além da da Europa, fundada a partir do século XVI somente, enquanto que para
mim, muito antes de ter sido conhecido pelo homem da Europa na sua totalidade,
desde a Idade Média e mesmo desde a Antigüidade, o mundo ia estava dividido em
zonas econômicas mais ou menos centralizadas, mais ou menos coerentes, ou seja,
em várias economias-mundos que coexistem. Essas economias coexistentes que só
têm entre elas trocas extremamente limitadas situamse no espaço povoado do
planeta ;de uma parte `e de outra em regiões limítrofes bastante vastas que o
comércio, em geral, tem poucas vantagens em atravessar, salvo raras exceções.
Até Pedro o Grande, a Rússia e, em si, uma dessas economias-mundos, vivendo
essencialmente de si mesma e para si mesma. O imenso império turco, até ao fim
do século XVIII, e também uma dessas economias-mundos. Em contrapartida, o
império de Carlos V ou de Filipe II, apesar de sua imensidade, não o é; desde o
seu início, está incluído na vasta malha da economia antiga e vivaz constituída
a partir da Europa. Pois desde antes de 1492, antes da viagem de Cristóvão Colombo,
a Europa,_ mais o Mediterrâneo, com suas antenas voltadas na direção do Extremo
Oriente, é também uma economia-mundo, centrada então nas glórias de Veneza. Ela
se ampliará com as Grandes Descobertas, anexará o Atlântico, suas ilhas e suas
margens, depois o interior, lento em conquistar, do continente americano;
multiplicará também seus laços com as economias-mundos, ainda autônomas, que
constituem então a Índia, a Insulíndia e a China. Ao mesmo tempo, na própria
Europa, seu centro de gravidade deslocar-se-á do sul para o norte, para
Antuérpia e depois Amsterdam, e não, sublinhe-se, para os centros do império
hispânico ou português, Sevilha ou Lisboa. Assim e possível colocar, no mapa e
na história do mundo, um decalque transparente onde, para cada época dada, um
traço a lápis delimita grosso modo as várias economias-mundos. Como essas
economias mudam lentamente, temos todo o tempo necessário para estuda-Ias,
vêIas viver e avaliar-lhes o peso. Lentas em deformar-se, elas assinalam uma
história profunda do mundo. Essa história profunda somente a citaremos,
porquanto o nosso problema consiste unicamente em mostrar de que modo as
sucessivas economias-mundos, construídas na Europa a partir da expansão
européia, explicam ou não os jogos do capitalismo e sua própria expansão. Não
hesitaríamos em dizer desde ia que essas economias-mundos típicas foram as
matrizes do capitalismo europeu e, depois, mundial. É, em todo o caso, a
explicação para a qual pretendo encaminhar-me, com bastante prudência e também
de um modo bastante lento.” (BRAUDEL, Ferdinand. In “A Dinâmica do
Capitalismo”. 1987, págs. 35-37).
ATIVIDADE 2- Responda ao questionário
1 – Quais foram as principais cidades para a Economia Europeia e depois
mundial ao longo dos séculos?
2- Qual foi a mudança ocorrida com a geografia da economia mundial com
as grandes descobertas?
3- Pode-se dizer que o
capitalismo surge com a expansão europeia?
4- Quais são os “Impérios do Sul” relatados no texto?
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GEOGRAFIA
PROFESSOR CLAUDIO
Tema : Território
brasileiro
Questões ;
01 - Sobre a formação
do território, brasileiro
responda:
a)
Quais
povos já habitavam
as terras que
hoje são o
Brasil antes da
chegada dos colonizadores
portugueses?
b)Como o governo
português dividiu o território
para organizar sua
exploração?
02 – Sobre as macrorregiões brasileira, responda :
a)
Na
atualidade, o Brasil
está dividido em
quantas macrorregiões? Quais
são elas?
b)
Em
qual macrorregiões você
mora? Que característica específicas dessa região
estão relacionadas ao seu
modo de vida?
03 – Cite, quantos distritos
tem o município de São Paulo, administrado pelo
prefeito Bruno Covas e o que e distrito?
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INGLÊS
PROFESSORA SIMONE
English
Activity
Student`s name: Teacher: Simone/ 7º ano A
1-Read the fact and
mark T( for true) or F(for false) according to the information in the text. (Leia os fatos e marque T( para verdadeiro) ou F( para falso) de acordo
com as informações do texto).
Cell phone
Mobile phone
CHARACTERISTICS:
Cell phones were big and very expensive in the past, but now they come in
diferente sizes and prices. You can also choose from diferente models and
colors.
FUNCTIONS: You can use your cell phone to talk to others, send
text messages, play games, go on the internet, take pictures, and much more.
SAFETY and
RISKS: Cell phones emit radiation
and it is possible that they cause health problems such as changes on brain
activity, sleep disorders and even cancer, but there is no conclusive evidence
in this respect.
Cell phones can be dangerous
for drivers, as they increase the risks for acidentes.
a. ( ) Cell
phones and mobile phones are the same thing.
b. ( ) Cell
phones have many diferente functions today.
c. ( ) It is
certain that cell phones are dangerous for your health.
d. ( ) It is not
a good ide ato talk on the cell phone while driving.
e. ( ) Cell
phones today are the same as cell phones in the 1970`s.
PROFESSOR IRAN
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua
inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos,
primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
ATIVIDADE 1-
Responda:
Você conhece ou sabe alguma coisa, à respeito das palavras e das informações abaixo?:
1)Muslim - a
follower of the religion of Islam; 2)Ramadan
- the ninth month of the Muslim year in which people go on a period of the day
without eating; 3)sunrise-sunset:
parts of the day when the sun goes up and down in the sky; 4)World Cup - a major football event that
takes place every four years; 5) injury
- damage done to a person’s body.
(Se
for muito necessário, pesquise a tradução das palavras)
Agora, vocês irão ler um texto onde aparecem as palavras apresentadas
acima:
Ramadan and the challenge of fasting for
Muslim World Cup players
Observant players get creative, breaking 12-hour fast during training and
warm-up games ahead of 2018 FIFA tournament
In this Saturday, June 9, 2018 file photo, Tunisia's
head coach Nabil Maloul, left, speaks with Tunisia's Yassine Meriah, who drinks
water during a friendly soccer match against Spain in Krasnodar, Russia. (AP
Photo, File)
GROZNY,
Russia (AP) — Normally, soccer players feigning injury is nothing new. This
time it is. For Tunisia players, their goalkeeper slumping to the ground and
causing an extended break in play during World Cup warmup games was a precious
chance to drink water and eat food for the first time in more than 12 hours.
Ramadan, the holy month that requires Muslims to fast and refrain from drinking
or eating from sunrise to sunset, has posed serious challenges for some of the
teams in their buildup to the World Cup in Russia. (https://www.timesofisrael.com/ramadan-and-the-challenge-of-fasting-for-muslim-world-cup-players/)
Responda: 1- Existe alguma conexão entre as
palavras e o texto? 2- De onde este texto vem? 3- Quem escreveu? 4- O que está
escrito no título? 5- Quem vai ler este texto? 6- Quando foi escrito?
Agora,
responda as perguntas abaixo sobre você. (Se for muito necessário, pesquise a tradução das palavras)
CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE
PROJETO DE VIDA
PROFESSORA MICHELE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07CI01A)
discutir a aplicação das maquinas simples ( Martelo, tesoura, uma alavanca,
roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas.
ATIVIDADE
1-
O que são máquinas simples? Relacione exemplos de
máquinas simples básicas.
Explique resumidamente o funcionamento de uma
alavanca e dê cinco exemplos de aplicação de alavancas.
Qual o objetivo do plano inclinado, que também é
um exemplo de máquinas simples
3-
Elabore uma hipótese para explicar porque em alguns
locais, como representado na figura abaixo, as rampas instaladas apresentam
dois ou mais lances a serem percorridos, o que acaba por deixar a distancia
maior.
Rampa de uma agência bancaria
Segue um vídeo aula para melhor
entendimento https://www.youtube.com/watch?v=1cLd3zoe5WQ
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PROFESSOR FABIANO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS:
Competência socioemocionais.
ATIVIDADE 1- Pontos fortes.
São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus objetivos.
Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo. Quais são os seus
pontos forte.
ATIVIDADE 2 - Pontos Fracos.
São caraterísticas que
precisam ser melhoradas e/ou modificadas nas suas atitudes e no seu
comportamento.
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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR JOENES
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR JOENES
PROFESSOR ADRIANO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: O Governo Paulista tem promovido palestras,
seminários e debates sobre tecnologia, nas plataformas digitais principalmente
na CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) de modo a discutir as mudanças e
acréscimos do novo modelo educacional de São Paulo. Uma inclusão digital em
tempo de isolamento digital na luta contra o CORONAVÍRUS.
ATIVIDADE
1-
“O que
fazer depois que assistir às aulas”
OBS: Registre no seu caderno como se fosse um diário as
aulas que asssitiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo)
O que fazer depois que assistir às aulas?
(Lembrando que será até o retorno das atividades escolares)
Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).
Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e qual plataforma digital você acompanhou:
OBS: O estudante que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.
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professor claudio isso esta certo:e o que e distrito?
ResponderExcluirnao era pra estar escrito:e o que é distrito?
Tem até que dia pra entregar tudo??,e como entrava
ResponderExcluirda para entregar as aaps
ResponderExcluirda para entregar as aaps
ResponderExcluir