quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADES - 7º ANO- SEMANA DO DIA 27/04/2020

ATIVIDADES A DISTÂNCIA
SEMANA 27/04/2020 À 30/04/2020

7º ANO 
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÁXIMA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais.
 –  Ler e compreender
 – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

TEXTO: PEGA LADRÃO, PAPAI NOEL
Pega ladrão, Papai Noel!
Ele não era bem um Papai Noel, pois trabalhava numa grande loja, a Emperor, aquela grande, da avenida. Consta, inclusive, que fez um curso de seis semanas para testar e aperfeiçoar sua tendência vocacional, obtendo boa nota. Mas seu visual, mesmo sem uniforma, impressionou favoravelmente a banca examinadora: era gordo, como convém a um Papai Noel; tinha olhos da cor do céu e a capacidade de sorrir durante horas inteiras sem nenhum motivo aparente. Aliás, um Papai Noel é isto: uma mancha vermelha que sabe rir e às vezes fala.
         -Você está ótimo! – disse-lhe o chefe da seção de brinquedos. – As crianças vão adorá-lo!
Era véspera de Natal e a loja andava preocupadíssima com as vendas, inferiores ao ano anterior. E preocupada com outra coisa, ainda: o incrível número de furtos, razão por que o Papai Noel além de sorrir e estimular as vendas teria que ser também um olheiro, um insuspeito fiscal de seção.
Ele passeava pelo atraente departamento de brinquedos eletrônicos, juntamente com seu sorriso, e acabara de passar a mão nos cabelos louros de um garotinho, quando viu. Viu o quê? Um homem, e mais que ele, sua mão surrupiando um trenzinho de pilha, imediatamente metido nua bolsa. Interrompendo em meio seu sorriso, Papai Noel deu um passo firme, fez voz de vigia:
          -Por favor, me deixe ver essa bolsa!
Nem todo susto é paralisante: o homem, sem largar a bolsa, saiu em disparada pela seção de brinquedos, empurrando pessoas, chutando coisas, derrubando e pisando em brinquedos. Atrás desse furacão, seguia outro furacão, este encarnado, o Papai Noel, que repetia em cores mais vivas os desastres provocados pelo primeiro. A cena prosseguiu com mais dramaticidade e ruídos na escadaria da loja, pois a seção de brinquedos era no sexto andar. No quarto pavimento, Papai Noel chegou a grampear o ldrão pelo braço, mas este conseguiu escapar, livrando oito degraus entre o quarto e o segundo andares, Aí, novamente, Papai Noel pôs a mão enluvada no fugitivo, mas um grupo de pessoas que saía do elevador poluiu a imagem e ele tornou a ganhar distância.
Na avenida a perseguição teve novos aspectos e emoções. A pista era melhor para corridas, mas ainda maior o número de pessoas e obstáculos. O ladrão, logo à saída da loja, chocou-se com uma mulher que carregava mil pacotes, pacotinhos e pacotões. Foram todos para o chão. Um propagandista de longas pernas de pau fez uma aterrissagem forçada, que o aeroporto de Congonhas teria desaconselhado devido ao mau tempo. O Papai Noel também empurrava, esbarrava e derrubava, aduzindo ao seu esforço o clássico “pega ladrão!”, um refrão tão comum na cidade que não entendo como ainda não musicaram. Na primeira esquina, quase... Um carro bloqueou a fuga do homem, que ficou hesitante enquanto seu colorido perseguidor se aproxima em alta velocidade.
Consta que Papai Noel perseguiu o ladrão inclusive no Minhocão, de ponta a ponta, onde é proibida a circulação de pedestres. Também sem resultado.
A história, que nem história é, podia acabar aqui, mas prefiro que acabe lá.
Lá, onde?
Naquele quarto de subúrbio.
Aquela noite, o ladrão, à meia-noite em ponto, deu para o filho o belo presente das lojas Emperor, o trenzinho de pilha, que tinha luzes diversas e até apitava, excessivamente incrementado para qualquer garoto pobre.
O menino, que sabia dos apuros do pai, não recebeu alegremente a maravilha eletrônica.
-Papai, o senhor não devia ter comprado.
- Mas não comprei.
- Ahn?
- Ganhei.
- De quem?
               - De Papai Noel, ora. Bom cara. Nem precisei pedir, Ele correu atrás de mim e me deu o presente. Disse que a pilha dura três meses. Legal, não?
                                                                                              (Marcos REY)
01.  Enumere os fatos na ordem em que apareceram no texto:
A)   A fuga e a perseguição
B)   A entrega do presente
C)   A apresentação do Papai Noel
D)   A interferência do narrador
E)   O roubo e o flagrante
02.  “Ele não era bem um Papai Noel, pois trabalhava numa grande loja.”
Por essa passagem, entende-se que:
A)   Não existe Papai Noel de verdade.
B)   O verdadeiro Papai Noel não precisa trabalhar em lugar nenhum.
C)   Há muitas pessoas que se fazem passar pelo bom velhinho.
D)   As lojas enganam os seus compradores com falsos velhinhos.
E)   Nem todo Papai Noel gosta do seu trabalho.  
03.  Observando o primeiro parágrafo, pode-se afirmar que um Papai Noel deve ter todas estas características, exceto:
A)   doçura no olhar
B)   sorriso constante
C)   aparência favorável
D)   voz forte e imponente
E)   vocação para o papel
04.  A relação causa-consequência se encontra incorreta em:
A)   A loja vendera pouco.
Contrataram o Papai Noel.
B)   Havia muitos furtos na loja.
O Papai Noel deveria fiscalizar os compradores.
C)   O Papai Noel viu um homem roubando um brinquedo.
O homem fugiu, levando o que roubara.
D)   Havia muitos obstáculos dentro e fora da loja.
Papai Noel não conseguia alcançar o ladrão.
E)   Papai Noel entendeu o motivo de o homem ter roubado o trenzinho.
Papai Noel desistiu da perseguição.
05.  Todos os motivos contribuíram para o insucesso do papai Noel, exceto:
A)   A localização da seção de brinquedos.
B)   O peso do próprio corpo.
C)   A agilidade do homem “ladrão”.
D)   O movimento de clientes dentro da loja.
E)   O trânsito confuso =nas avenidas por onde passaram.
06.  Relacione as ações às palavras:
PERSISTÊNCIA / AUTORITARISMO / AGILIDADE / CARINHO
A) “- Por favor, me deixe ver essa bolsa!”
B) “...acabara de passar a mão nos cabelos louros de um garotinho...”
C) “...Aí, novamente Papai Noel pôs a mão enluvada no fugitivo...”
D)           “...  o homem, sem largar a bolsa, saiu em disparada pela seção de brinquedos...


_____________________________________________________________
MATEMÁTICA
PROFESSOR JANIO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: EF06MA01 e EF07MA01


1) Escreva 3 multiplos de cada número a seguir
A) 3 B) 9 C) 12 D) 20 E) 60

2) Escreva todos os divisores de cada número a seguir
A) 90 B) 75) C) 60 D) 44

3) Quais os divisores comuns de 40 e 30?

4) Na questão anterior, qual o MDC (máximo divisor
comum)?

5) Você está acompanhando as aulas no aplicativo do
Centro de Mídias e pela televisão?

6) O que você está achando do aplicativo do Centro de

Mídias?

PROFESSOR FABIANO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Pesquisar:

1- O que é fração?

2- Dê exemplos de frações:


3- Quais os tipos de frações?

4- Como se escreve a fração por extenso?

5- Dê exemplos:


6- Como se lê as frações decimais?
_______________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR RODRIGO
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.

ATIVIDADE 1-

Assista ao vídeo e relate (escreva) tudo o que você achou interessante e curioso e complemente o texto com informações que você já sabia. Após concluir essa parte escreva sobre as semelhanças e diferenças que os jogos têm com as modalidades esportivas.

https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU  A evolução dos Jogos Eletrônicos

*Existem outros vídeos no Youtube que tratam do assunto e podem ser incluídos na atividade, caso assistam, escrevam também o nome do vídeo assistido.

Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.
*Peçam ajuda para seus responsáveis

ATIVIDADE 2-

Qual seu Jogo Eletrônico predileto ou qual joga atualmente? Fale sobre ele, conte sua história, modos de jogo, origem, empresa desenvolvedora, objetivo do jogo e que influencias positivas e negativas ele pode geral no convívio social. Mínimo de 20 linhas

Observações:
*Toda a parte de pesquisa e escrita deve ser feita no seu Próprio Caderno.

*Peçam ajuda para seus responsáveis

___________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA GIZELLE
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
EF06LP5

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: 

Dicas: Organização e registro de todas as atividades, com datas e disciplinas.
Estou com muita saudade! Logo estaremos juntos e mais fortes! Bjkas.
Leia o texto da pág. 9 e responda às questões a) e b).
Segunda atividade: Com suas palavras, descreva como confeccionaria um instrumento musical, utilizando recicláveis.

_______________________________________________________________

HISTÓRIA
PROFESSOR BRUNO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF07HI04) Identificar as principais características
dos Humanismos e dos Renascimentos,
analisar seus significados, relacionando-os ao
processo da expansão marítima.

ATIVIDADE 1- Leitura do Trecho do texto selecionado sobre o Renascimento e o Humanismo



   “Uma economia-mundo pode-se definir como uma tríplice realidade: – Ela ocupa um espaço geográfico dado; portanto, tem limites que a explicam e que variam, embora com uma certa lentidão. Ocorrem mesmo, forçosamente, de tempos em tempos, mas a longos intervalos, rupturas. Assim foi após as Grandes Descobertas do final do século XV. Assim foi em 1689, quando a Rússia, pela mão de Pedro o Grande, abriu-se para a economia européia. Imaginamos hoje uma franca, total e definitiva abertura das economias da China e da URSS: haveria então uma ruptura dos limites do espaço ocidental, como o que atualmente existe. – Uma economia-mundo aceita sempre um pólo, um centro, representado por uma cidade dominante, outrora uma cidade-Estado, hoje uma capital, entenda-se, uma capital econômica (nos Estados Unidos, Nova Iorque, não Washington). Aliás, podem existir, inclusive de modo prolongado, dois centros simultâneos numa mesma economia-mundo: Roma e Alexandria ao tempo de Augusto, Antônio e Cleópatra; Veneza e Gênova ao tempo da guerra de Chioggia (1378-1381); Londres e Amsterdam no século XVIII, antes da eliminação definitiva da Holanda. Pois um desses dois centros acaba sempre por ser eliminado. Em 1929; o centro do mundo, com um pouco de hesitação, passou assim, sem ambigüidade, de Londres para Nova Iorque. – Toda a economia-mundo se reparte em zonas sucessivas. O núcleo e a região que se estende em torno do centro: as Províncias Unidas (mas não todas as Províncias Unidas) quando Amsterdam domina o mundo no século XVII; a Inglaterra (mas não toda a Inglaterra) quando Londres, a partir da década de 1780, suplanta definitivamente Amsterdam. Depois vêm as zonas intermediárias, em torno desse núcleo central. Finalmente, muito amplas, as margens que, na divisão de trabalho que caracteriza a economia-mundo, são mais subordinadas e dependentes do que participantes. Nessas zonas periféricas, a vida dos homens evoca freqüentemente o Purgatório, ou mesmo o Inferno. E a razão suficiente disso é, realmente, a sua situação geográfica. Estas observações muito rápidas, exigiriam, evidentemente, comentários e justificações. O leitor os encontrará no terceiro volume do meu livro, mas poderá for mar uma noção exata da questão no livro The Modern World-System, de Immanuel Wallerstein, publicado em 1974 nos Estados Unidos e traduzido na França com o título de Le Systeme du monde du XV e siècle à nos jours (ed. Flammarion). Pouco importa que eu não esteja sempre de acordo com o autor sobre tal ou tal ponto, até mesmo sobre uma ou duas linhas gerais. Os nossos pontos de vista, quanto ao essencial, são idênticos, ainda que, para Immanuel Wallerstein, não haja outra economia-mundo além da da Europa, fundada a partir do século XVI somente, enquanto que para mim, muito antes de ter sido conhecido pelo homem da Europa na sua totalidade, desde a Idade Média e mesmo desde a Antigüidade, o mundo ia estava dividido em zonas econômicas mais ou menos centralizadas, mais ou menos coerentes, ou seja, em várias economias-mundos que coexistem. Essas economias coexistentes que só têm entre elas trocas extremamente limitadas situamse no espaço povoado do planeta ;de uma parte `e de outra em regiões limítrofes bastante vastas que o comércio, em geral, tem poucas vantagens em atravessar, salvo raras exceções. Até Pedro o Grande, a Rússia e, em si, uma dessas economias-mundos, vivendo essencialmente de si mesma e para si mesma. O imenso império turco, até ao fim do século XVIII, e também uma dessas economias-mundos. Em contrapartida, o império de Carlos V ou de Filipe II, apesar de sua imensidade, não o é; desde o seu início, está incluído na vasta malha da economia antiga e vivaz constituída a partir da Europa. Pois desde antes de 1492, antes da viagem de Cristóvão Colombo, a Europa,_ mais o Mediterrâneo, com suas antenas voltadas na direção do Extremo Oriente, é também uma economia-mundo, centrada então nas glórias de Veneza. Ela se ampliará com as Grandes Descobertas, anexará o Atlântico, suas ilhas e suas margens, depois o interior, lento em conquistar, do continente americano; multiplicará também seus laços com as economias-mundos, ainda autônomas, que constituem então a Índia, a Insulíndia e a China. Ao mesmo tempo, na própria Europa, seu centro de gravidade deslocar-se-á do sul para o norte, para Antuérpia e depois Amsterdam, e não, sublinhe-se, para os centros do império hispânico ou português, Sevilha ou Lisboa. Assim e possível colocar, no mapa e na história do mundo, um decalque transparente onde, para cada época dada, um traço a lápis delimita grosso modo as várias economias-mundos. Como essas economias mudam lentamente, temos todo o tempo necessário para estuda-Ias, vêIas viver e avaliar-lhes o peso. Lentas em deformar-se, elas assinalam uma história profunda do mundo. Essa história profunda somente a citaremos, porquanto o nosso problema consiste unicamente em mostrar de que modo as sucessivas economias-mundos, construídas na Europa a partir da expansão européia, explicam ou não os jogos do capitalismo e sua própria expansão. Não hesitaríamos em dizer desde ia que essas economias-mundos típicas foram as matrizes do capitalismo europeu e, depois, mundial. É, em todo o caso, a explicação para a qual pretendo encaminhar-me, com bastante prudência e também de um modo bastante lento.” (BRAUDEL, Ferdinand. In “A Dinâmica do Capitalismo”. 1987, págs. 35-37).

ATIVIDADE 2- Responda ao questionário


1 – Quais foram as principais cidades para a Economia Europeia e depois mundial ao longo dos séculos?

2- Qual foi a mudança ocorrida com a geografia da economia mundial com as grandes descobertas?

3-  Pode-se dizer que o capitalismo surge com a expansão europeia?

4- Quais são os “Impérios do Sul” relatados no texto?

_________________________________________________________________

GEOGRAFIA
PROFESSOR CLAUDIO

Tema  :  Território  brasileiro
Questões ;
01 - Sobre  a  formação  do  território,  brasileiro  responda:
a)      Quais  povos  já  habitavam  as  terras  que  hoje  são  o  Brasil  antes  da  chegada  dos  colonizadores  portugueses?
b)Como  o  governo  português dividiu  o  território  para  organizar  sua  exploração?
02 – Sobre  as  macrorregiões brasileira,  responda :
a)      Na  atualidade,  o  Brasil  está  dividido  em  quantas  macrorregiões?  Quais  são  elas?

b)      Em  qual  macrorregiões  você  mora?  Que  característica  específicas dessa  região  estão relacionadas  ao  seu  modo  de  vida?

03 – Cite,  quantos  distritos  tem o município de  São  Paulo, administrado  pelo  prefeito  Bruno Covas e o que  e distrito?


 Fonte  de Pesquisa : livro  de  geografia   do 7°ano, capítulo  4  e  sites.
______________________________________
INGLÊS
PROFESSORA SIMONE
English Activity
Student`s name:                                     Teacher:  Simone/ 7º ano A

1-Read the fact and mark T( for true) or F(for false) according to the information in the text.  (Leia os fatos e marque T( para verdadeiro) ou F( para falso) de acordo com as informações do texto).




Cell phone   


                                    


Mobile phone                          








CHARACTERISTICS: Cell phones were big and very expensive in the past, but now they come in diferente sizes and prices. You can also choose from diferente models and colors.
FUNCTIONS: You can use your cell phone to talk to others, send text messages, play games, go on the internet, take pictures, and much more.
SAFETY and RISKS: Cell phones emit radiation and it is possible that they cause health problems such as changes on brain activity, sleep disorders and even cancer, but there is no conclusive evidence in this respect.
Cell phones can be dangerous for drivers, as they increase the risks for acidentes.
a. (  ) Cell phones and mobile phones are the same thing.
b. (  ) Cell phones have many diferente functions today.
c. (  ) It is certain that cell phones are dangerous for your health.
d. (  ) It is not a good ide ato talk on the cell phone while driving.

e. (  ) Cell phones today are the same as cell phones in the 1970`s.

PROFESSOR IRAN

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.


ATIVIDADE 1-
Responda: Você conhece ou sabe alguma coisa, à respeito das  palavras e das informações abaixo?:


1)Muslim - a follower of the religion of Islam; 2)Ramadan - the ninth month of the Muslim year in which people go on a period of the day without eating; 3)sunrise-sunset: parts of the day when the sun goes up and down in the sky; 4)World Cup - a major football event that takes place every four years; 5) injury - damage done to a person’s body.
(Se for muito necessário, pesquise a tradução das palavras)

Agora, vocês irão ler um texto onde aparecem as palavras apresentadas acima:

Ramadan and the challenge of fasting for Muslim World Cup players

Observant players get creative, breaking 12-hour fast during training and warm-up games ahead of 2018 FIFA tournament

 In this Saturday, June 9, 2018 file photo, Tunisia's head coach Nabil Maloul, left, speaks with Tunisia's Yassine Meriah, who drinks water during a friendly soccer match against Spain in Krasnodar, Russia. (AP Photo, File)
GROZNY, Russia (AP) — Normally, soccer players feigning injury is nothing new. This time it is. For Tunisia players, their goalkeeper slumping to the ground and causing an extended break in play during World Cup warmup games was a precious chance to drink water and eat food for the first time in more than 12 hours. Ramadan, the holy month that requires Muslims to fast and refrain from drinking or eating from sunrise to sunset, has posed serious challenges for some of the teams in their buildup to the World Cup in Russia. (https://www.timesofisrael.com/ramadan-and-the-challenge-of-fasting-for-muslim-world-cup-players/)
Responda: 1- Existe alguma conexão entre as palavras e o texto? 2- De onde este texto vem? 3- Quem escreveu? 4- O que está escrito no título? 5- Quem vai ler este texto? 6- Quando foi escrito?

Agora, responda as perguntas abaixo sobre você. (Se for muito necessário, pesquise a tradução das palavras)

__________________________________________
CIÊNCIAS
PROFESSORA MICHELE


HABILIDADES DESENVOLVIDAS: (EF07CI01A) discutir a aplicação das maquinas simples ( Martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

ATIVIDADE

1-      O que são máquinas simples? Relacione exemplos de máquinas simples básicas.

Explique resumidamente o funcionamento de uma alavanca e dê cinco exemplos de aplicação de alavancas.



Qual o objetivo do plano inclinado, que também é um exemplo de máquinas simples

                                                                 Fonte: http://concurso.cnice.mec.es


3-      Elabore uma hipótese para explicar porque em alguns locais, como representado na figura abaixo, as rampas instaladas apresentam dois ou mais lances a serem percorridos, o que acaba por deixar a distancia maior.


Rampa de uma agência bancaria


Segue um vídeo aula para melhor entendimento https://www.youtube.com/watch?v=1cLd3zoe5WQ
_____________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA
PROFESSOR FABIANO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Competência socioemocionais.

ATIVIDADE 1- Pontos fortes.

São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus objetivos. Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo. Quais são os seus pontos forte.

ATIVIDADE 2 - Pontos Fracos.
São caraterísticas que precisam ser melhoradas e/ou modificadas nas suas atitudes e no seu comportamento.


PROFESSOR JOENES 





______________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR JOENES








PROFESSOR ADRIANO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: O Governo Paulista tem promovido palestras, seminários e debates sobre tecnologia, nas plataformas digitais principalmente na CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) de modo a discutir as mudanças e acréscimos do novo modelo educacional de São Paulo. Uma inclusão digital em tempo de isolamento digital na luta contra o CORONAVÍRUS.

ATIVIDADE 1-
“O que fazer depois que assistir às aulas”
OBS: Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas que asssitiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo)


ATENÇÃO ESSA ATIVIDADE SERÁ PARA TODO PERÍODO DE ISOLAMENTO ATÉ O RETORNO DAS AULAS.
O que fazer depois que assistir às aulas?
(Lembrando que será até o retorno das atividades escolares) 


Registre no seu caderno como se fosse um diário as aulas que assistiu nas plataformas do CMSP – (Centro de Mídias São Paulo).



Data:
Assunto do dia:
O que você absorveu:
Qual foi sua Duvida:
Quais problemas encontrados e qual plataforma digital você acompanhou:


OBS: O estudante que não estiver utilizando a internet pode registrar os livros, apostilas outro meio. Lembrando que também tem a TV (caso também não esteja utilizando também tem de fazer o registro isso no caderno de TECNOLOGIA) RESUMINDO É MUITO IMPORTANTE FAZER O REGISTRO INDEPENDENTE QUAL O MEIO DE UTLIZAÇÃO DO MATERIAL QUE ESTÁ ESTUDANDO EM CASA.



________________________________________________________________














4 comentários: