segunda-feira, 23 de março de 2020

9º ano D, 7º ano B/C e 8º A/B/C eD-Tecnologia e Inovação


Documento orientador - Atividades à distância e de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus.
Professor: Adriano (Tecnologia e Inovação)
Escola Estadual Professora Rituco Mitani
Av, Orlando Amoroso, 220 - Jardim Benintendi, Franco da Rocha - SP, 07851-070
Telefone(11) 4449-3598

Fake news e uso de dados: entre o bem e o mal.


O que é FAKE NEWS? “Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) é uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.”

Entender o funcionamento do mundo digital é decisivo para que cada um veja como quer se inserir neste contexto, o que está disposto a dar e a receber sem custo ou o quanto está disposto a pagar pelo uso das plataformas, e também qual é seu papel dentro delas.
“Número de fake news sobre o coronavírus tem aumentado desde a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil. O Governo reforça a necessidade de combate às notícias falsas e à desinformação. O Ministério da Saúde mantém um número de celular para receber denúncias de supostas fake news.”
“Pandemia ou não, o novo coronavírus é grave, tem matado muita gente e deixado outras tantas doentes. Não dá para diminuir a importância, mas também não é motivo para pânico.”
Entender o funcionamento desse mundo digital, seja no que se refere às regras que regem as diversas plataformas, seja quanto ao limite do uso de dados ou às características das fake news, é decisivo para que cada um veja como quer se inserir neste contexto, o que está disposto a dar e a receber sem custo ou o quanto está disposto a pagar pelo uso das plataformas, e também qual é seu papel dentro delas. A polêmica das fake news teve seu lado positivo: o de expor amplamente ao debate público que nem toda informação que circula pelas redes é verdadeira, e o de alertar as pessoas sobre a necessidade de pensar e averiguar a veracidade sobre o que estão lendo e distribuindo nas redes. Estamos vivendo conflitos de ideias e crenças a toda hora, e as redes sociais são o palco que seguirá expondo esses conflitos, o que não significa que tudo é ou será fake news, sob o risco de eliminarmos o caráter democrático do debate nas redes, naquele que é um dos seus principais benefícios.
Por outro lado, cada um terá que ser mais responsável antes de distribuir a informação, antes de disseminá-la como se fosse verdade, fazendo alarde sobre temas tão díspares como uma epidemia de gripe ou os vínculos ilegítimos e ilegais de uma empresa ou de políticos. Assim como terá que avaliar, com atenção, os termos dos contratos que assina na internet, também para cobrar dos fornecedores, com pertinência, qualquer desvio desses termos. Cabe a todos, portanto, praticar e cobrar atitudes mais responsáveis, para que possamos discernir e combater, efetivamente, as fake news em sua origem criminosa, e para que as relações na internet amadureçam, a partir de parâmetros transparentes para todos.





Exercícios:

Procure cinco (5) fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo, à desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo.









ESSE É UM MODELO DE TABELA QUE VOCÊ TERÁ QUE MONTAR PARA COLOCAR AS CINCO (5) FAKE NEWS SOBRE CORONAVÍRUS QUE ESTÁO CIRCULANDO PELO MUNDO.


OBS: PARA CADA FAKE NEWS, UMA (1) UMA TABELA.


















OBS: MUITO IMPORTANTE QUE CONTENHA “FONTES E DATAS”




 Importante também após a leitura, verificar se conhecem outras notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro.











Em seguida elabore um quadro as informações em tópicos apontadas e pesquisado (a) por você (aluno ou aluna), conforme sugestão a seguir:


Por que as pessoas acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?
















Após o levantamento das informações, pense sobre a necessidade de verificar a veracidade das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake news, é importante que saiba que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência à população.


4 comentários: