ATIVIDADE
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA CILENE
1ª SÉRIE
RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO.
4 – (UFSM) – Quando
se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100
°C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:
a) a água ferve numa temperatura
maior, pois seu calor específico aumenta.
b) a água ferve numa temperatura
maior, pois a pressão atmosférica é maior.
c) a água ferve numa temperatura
menor, pois a pressão atmosférica é menor.
d) a água ferve na mesma temperatura
de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
e) a água não consegue ferver nessa
altitude
5 – (ENEM) – O
ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições
climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão
dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa
dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos
arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do
líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A
transformação mencionada no texto é a:
a) fusão. b) liquefação. c) evaporação. d) solidificação. e) condensação.
1. Considere os fenômenos a
seguir, cite as evidências de interações e diga se são transformações químicas
ou não:
a) água sanitária em roupa colorida;
________________________________________________________________________________
b) ferver água;
____________________________________________________________________________________
c) obtenção de sal a partir da
água do mar;
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d) enferrujamento de um portão
de ferro;
____________________________________________________________________________________
e) amadurecimento de uma fruta;
_______________________________________________________________________________________
f) evaporação da acetona.
_______________________________________________________________________________________
2. Analise os seguintes
fenômenos e assinale aqueles que podem ser considerados transformações
químicas:
( ) dissolução de sal em água; ( )
explosão de uma bombinha de pólvora;
( ) corrosão de um cano de cobre; ( ) derretimento de um sorvete;
( ) apodrecimento de um pedaço de madeira; ( )
corrosão de uma pia de mármore pelo vinagre;
( ) queima de uma vela; ( ) mistura de suco em pó com água e açúcar.
3- Transformações químicas A
interação entre a energia térmica e o calcário, provoca a transformação do calcário em cal
viva e gás carbônico. Além desse exemplo, o ser humano realiza muitos outros
processos de transformação de materiais que extrai da natureza. Algumas dessas
transformações levam à produção de materiais diferentes dos iniciais, enquanto
outras apenas modificam a aparência deles, tornando-os mais adequados às nossas
necessidades. Nesta atividade, você vai conhecer mais sobre as transformações
químicas.
Complete a primeira coluna da tabela a seguir
com mais três materiais que são muito utilizados pelo ser humano e que podem
ser extraídos diretamente da natureza. A segunda coluna deve ser preenchida com
mais três materiais igualmente importantes, mas que só podem ser obtidos mediante
processos de transformação de matérias-primas.
Materiais
obtidos diretamente da natureza Materiais
obtidos por transformações de matérias-primas
Ouro
=
Cal
=
=
=
=
=
=
4 )Comente de que forma, na Antiguidade,
o domínio do fogo proporcionou ao ser humano melhores condições de:
a) segurança; _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) alimentação; _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) conforto. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Muitas pessoas confundem mudanças de estado físico com a ocorrência
de transformações químicas. Analise os fenômenos a seguir e comente essa ideia.
a) Queima do gás de cozinha. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Evaporação do álcool em
contato com a pele.
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6. Uma ideia muito comum é a de
que são necessárias, pelo menos, duas substâncias interagindo para que ocorra
uma transformação química.
a) Você concorda com essa ideia?
Justifique.
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b) Considere os casos de
transformações químicas a seguir:
Calcinação
do calcário
calcário = cal
viva + gás carbônico
Efervescência da água oxigenada água oxigenada = água + gás
oxigênio
Formação do gás ozônio gás oxigênio =
gás ozônio
7. Analise as transformações
químicas a seguir, classificando-as, quando possível, como instantâneas
(percebem-se sinais de transformação imediatamente, ou seja, em até um segundo
após o início da transformação) ou não instantâneas. Complete com os “Sinais
perceptíveis” e a “Classificação” para cada fenômeno.
Transformação química
|
Sinais perceptíveis
|
Classificação
|
Calcinação do calcário
|
|
|
Interação entre carbonato
de cálcio e ácido clorídrico
|
|
|
Queima do álcool
|
|
|
Apodrecimento de uma fruta
|
|
|
Formação de sólido gelatinoso
(hidróxido de entre soluções cobre)
na interação de sulfato de cobre e
de hidróxido de sódio
|
|
|
Enferrujamento de um portão de
ferro
|
|
|
Cozimento de um ovo
|
|
|
8-Escreva com suas palavras o
significado de transformação revertível.
9-Escreva com suas palavras o
significado de transformação irrevertível.
10. Classifique os
fenômenos como químico ou físico e como reversível ou irreversível
Queima
de uma vela
Amadurecimento de legumes
Hidratação da cal viva
Corrosão do magnésio ou zinco por ácido
Cozimento
de um ovo 1
11-Cite três exemplos de transformações que você considera
instantâneas e três exemplos de transformações não instantâneas._ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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