quinta-feira, 26 de março de 2020

1ª SÉRIE - QUÍMICA

ATIVIDADE 
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA CILENE
1ª SÉRIE

RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO.

4 – (UFSM) – Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:

a) a água ferve numa temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.
b) a água ferve numa temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.
c) a água ferve numa temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.
d) a água ferve na mesma temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
e) a água não consegue ferver nessa altitude
5 – (ENEM) – O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) fusão.       b) liquefação.         c) evaporação.    d) solidificação.        e) condensação.
Exercícios sobre fenômenos químicos e físicos.
1. Considere os fenômenos a seguir, cite as evidências de interações e diga se são transformações químicas ou não:
a) água sanitária em roupa colorida;
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 b) ferver água;
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 c) obtenção de sal a partir da água do mar;
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 d) enferrujamento de um portão de ferro;
____________________________________________________________________________________
e) amadurecimento de uma fruta;
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 f) evaporação da acetona.
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 2. Analise os seguintes fenômenos e assinale aqueles que podem ser considerados transformações químicas:

 (  ) dissolução de sal em água;                                   (  ) explosão de uma bombinha de pólvora;
 (  ) corrosão de um cano de cobre;                           (  ) derretimento de um sorvete;
 (  ) apodrecimento de um pedaço de madeira;      (  ) corrosão de uma pia de mármore pelo vinagre;
 (  ) queima de uma vela;                                              (  ) mistura de suco em pó com água e açúcar.

3- Transformações químicas A interação entre a energia térmica  e  o  calcário,  provoca a transformação do calcário em cal viva e gás carbônico. Além desse exemplo, o ser humano realiza muitos outros processos de transformação de materiais que extrai da natureza. Algumas dessas transformações levam à produção de materiais diferentes dos iniciais, enquanto outras apenas modificam a aparência deles, tornando-os mais adequados às nossas necessidades. Nesta atividade, você vai conhecer mais sobre as transformações químicas.
 Complete a primeira coluna da tabela a seguir com mais três materiais que são muito utilizados pelo ser humano e que podem ser extraídos diretamente da natureza. A segunda coluna deve ser preenchida com mais três materiais igualmente importantes, mas que só podem ser obtidos mediante processos de transformação de matérias-primas. 

Materiais obtidos diretamente da natureza     Materiais obtidos por transformações de matérias-primas
                 Ouro                                                        =                                    Cal                    
                                                                                  =
                                                                                  =
                                                                                      =
                                                                                 =
                                                                                 =
                                                                                =


       4 )Comente de que forma, na Antiguidade, o domínio do fogo proporcionou ao ser humano melhores condições de:
         a) segurança; ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) alimentação; _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c) conforto. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Muitas pessoas confundem mudanças de estado físico com a ocorrência de transformações químicas. Analise os fenômenos a seguir e comente essa ideia.

 a) Queima do gás de cozinha. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 b) Evaporação do álcool em contato com a pele.
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6. Uma ideia muito comum é a de que são necessárias, pelo menos, duas substâncias interagindo para que ocorra uma transformação química.
a) Você concorda com essa ideia? Justifique.
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b) Considere os casos de transformações químicas a seguir:
Calcinação   do   calcário                                            calcário     =      cal viva + gás carbônico
Efervescência da água oxigenada                       água   oxigenada    =      água    +   gás oxigênio                              
 Formação do gás ozônio                                       gás oxigênio   =         gás ozônio
7. Analise as transformações químicas a seguir, classificando-as, quando possível, como instantâneas (percebem-se sinais de transformação imediatamente, ou seja, em até um segundo após o início da transformação) ou não instantâneas. Complete com os “Sinais perceptíveis” e a “Classificação” para cada fenômeno. 

Transformação química
Sinais perceptíveis
Classificação
 Calcinação do calcário


 Interação entre carbonato
de cálcio e ácido clorídrico




Queima do álcool


 Apodrecimento de uma fruta


Formação de sólido gelatinoso
(hidróxido de entre soluções cobre)
na interação de sulfato de cobre e
de hidróxido de sódio




Enferrujamento de um portão de ferro 


Cozimento de um ovo



8-Escreva com suas palavras o significado de transformação revertível.

9-Escreva com suas palavras o significado de transformação irrevertível.


 10. Classifique os fenômenos como químico ou físico   e  como reversível ou irreversível

Queima de uma vela
 Amadurecimento de legumes
Hidratação da cal viva
 Corrosão do magnésio ou zinco por ácido
Cozimento de um ovo 1

11-Cite três exemplos de transformações que você considera instantâneas e três exemplos de transformações não instantâneas._  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


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