quinta-feira, 26 de março de 2020

3ª SÉRIE- FILOSOFIA


AULA DE FILOSOFIA PARA OS 3º ANOS – PROFESSOR IGOR.


E.E. RITUCO MITANI.


Tema: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana.
            O que nos faz ser o que somos? O que distingue o ser humano? Essas perguntas já foram feitas diversas vezes na história do mundo e, muito provavelmente, vocês já se fizeram e discutiram entre si. E por que essas questões são relevantes para nós? Respondo. Talvez seja pelo fato de serem perguntas que ajudam a entender melhor quem somos – e por que não de onde viemos e para onde vamos? Fato é que tudo isso se relaciona e muito com a filosofia. Vamos ver!


Será a linguagem aquilo que nos faz ser o que somos?
            Conforme aponta Aristóteles, o ser humano é um ser de linguagem. O filósofo chegou mesmo a dizer que é a linguagem que nos faz humanos, nos diferenciando dos outros animais. O filme Planeta dos macacos: a origem mostra exatamente isso: um chimpanzé que recebe uma droga capaz de deixá-lo mais inteligente dá um salto evolutivo quando aprende a falar. A primeira palavra que pronuncia é “não!”, e em seguida inicia uma rebelião contra os humanos.
            No conto “Um relatório para uma academia” (1917), de Franz Kafka (1883 – 1924), encontramos um relato similar. Um chimpanzé é capturado nas selvas da África e posto numa jaula para ser levado de navio à Europa. Ele procura um modo de se libertar, e logo percebe que a saída é imitar os humanos. Começa a fazer tudo o que os vê fazerem: cospe no chão, bebe cachaça... Aos poucos, vai ficando cada vez mais parecido com os humanos, que se divertem com ele. Até que aprende a falar palavrões, sempre imitando aqueles que o mantinham preso. Ao chegar à Europa, em vez de ser vendido a um zoológico, ele é vendido a um circo. E se torna um artista de sucesso! Nas duas histórias, animais tornam-se humanos quando aprendem a falar como nós.
            É evidente que os animais se comunicam entre si. As abelhas, por exemplo, são capazes de informar umas às outras onde há néctar. E também há comunicação entre os humanos e outras espécies. Existem várias pesquisas que indicam que animais como chimpanzés e cachorros são capazes de reconhecer palavras e expressões humanas. Mas, ainda assim, apenas os humanos se comunicam por meio de uma linguagem articulada.
            O que diferencia nossa linguagem da forma de comunicação dos outros animais e como ela faz com que sejamos humanos?


A linguagem verbal: um sistema simbólico
            A linguagem humana se baseia em palavras (a princípio, palavras orais – sons articulados; depois, também palavras escritas – representações gráficas desses sons ou ideias), que são organizadas em frases e em conjuntos de frases. Simplificadamente, podemos dizer que a linguagem verbal é um sistema simbólico. Por meio desse sistema, nos comunicamos, expressado nossos sentimentos, nossas impressões do mundo, pedimos ajuda, damos ordens. A linguagem verbal é também matéria-prima para várias formas de expressão artística.
            As palavras que compõem qualquer língua humana são símbolos , isto é, formas de representar alguma coisa, seja um objeto, seja uma ação. A palavra cadeira, por exemplo, é um símbolo que representa um objeto usado para sentar. A palavra comer é um símbolo que representa o ato de nos alimentarmos. O símbolo representa alguma coisa por convenção. Isso quer dizer que as pessoas, ao criarem uma palavra, combinam entre si que aquele objeto com espaldar, usado para sentar, será chamado cadeira (caso trate da língua portuguesa), chair (em inglês), chaise (francês), silla (espanhol), e assim por diante. Cada uma dessas palavras aqui escritas possui um correspondente oral. De fato, as palavras escritas formam um conjunto de símbolos gráficos criados com base em nossa fala, que é um conjunto de símbolos orais.
            É por meio desses sistemas simbólicos que nos comunicamos e podemos levar uma vida em comum com outras pessoas. Arnaldo Antunes (1960-) brinca com essas convenções na canção a seguir:


Nome não
os nomes dos bichos não são os bichos
os bichos são:
macaco gato peixe cavalo
macaco gato peixe cavalo
vaca elefante baleia galinha
os nomes das cores não são as cores
as cores são:
preto azul amarelo verde vermelho marrom
os nomes dos sons não são os sons
os sons são
só os bichos são bichos
só as cores são cores
só os sons são
som são, som são
nome não, nome não
nome não, nome não
os nomes dos bichos não são os bichos
os bichos são:
plástico pedra pelúcia ferro
plástico pedra pelúcia ferro
madeira cristal porcelana papel
os nomes das cores não são as cores
as cores são:
tinta cabelo cinema sol arco-íris tevê
os nomes dos sons não são os sons
os sons são
só os bichos são bichos
só as cores são cores
só os sons são
som são, nome não
nome não, nome não
nome não, nome não
ANTUNES, Arnaldo. Nome não. In: Nome (CD). BMG, 1993.



            ATIVIDADE:
1)      De acordo com o texto, o que distingue o ser humano dos outros animais? Você concorda com essa ideia? Justifique.
2)      Embora os demais animais se comuniquem entre si, por que a comunicação humana é diferente? Explique.
3)      Qual é a relação da música Nome não, de Arnaldo Antunes, com as ideias abordadas no texto?



REFERÊNCIAS:
GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. Volume único, 2ª edição. São Paulo, Scipione, 2016.

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