Atividade de História
Segundo
ano
DISCIPLINA: HÍSTORIA
Prof°. Bruno
Tema: Revolução Francesa e
Império Napoleônico
Habilidade:
1.
Ordenar os eventos históricos que caracterizam o
processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores econômicos, políticos
e sociais
2.
Identificar os principais traços da organização
política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e
organização
3.
Reconhecer a importância da divisão do trabalho
para o processo de Revolução Industrial
Para realizar a atividade leia o
trecho do filósofo Gilles Deleuze:
“I. Histórico
Foucault sitiou as sociedades disciplinares nos séculos XVIII e XIX;
atingem seu apogeu no ínicio da século XX. Elas procedem à organização dos
grandes meios de confinamento. O indivíduo não cessa de passar de um espaço
fechado a outro, cada um com suas leis: primeiro a família, depois a escola
('você não está mais na sua família'), depois a caerna (' você não está mais na
escola'),depois a fábrica, de fez em quando o hospital, eventualmente a prisão,
que é o meio de confinamento por excelência. É a prisão que serve de modelo
analógico: a heroína de Europa 51 pode exclamar, ao ver os operários, 'pensei
estar vendo condenados'... Foucault analisou muito bem o projeto ideal dos
meios de confinamento, visível especialmente na fábrica: concentrar; distribuir
no espaço; ordenar no tempo; compor no espaço-tempo um força produtiva cujo
efeito deve ser superior à soma das forças elementares. Mas o que Foucault
também sabia era da brevidade do modelo: ele sucedia às sociedades de soberania
cujo objetivo e funções eram completamente diferentes (açambarcar, mais do que
organizar a produção, decidir sobre a morte mais do que gerir a vida); a
transição foi feita prograssivamente , e Napoleão [241] parece ter operado a grande
conversão de uma sociedade à outra, Mas as disciplinas, por sua vez, também
conheceriam uma crise, em favor de novas forças que se instalavam lentamente e
que se precipitariam depois da Segunda Guerra Mundial; sociedades disciplinares
é o que já não éramos mais, o que deixávamos de ser.
Encontramo-nos numa crise generalizada de todos os meios de confinamento,
prisão, hospital, fábrica, escola, família. A família é um 'interior', em crise
como qualquer interior, escolar, profissional etc. Os ministros competentes não
param de anunciar reformas supostamente necessárias. Reformar a escola,
reformar a indústria, o hospital, o exército, a prisão; mas todos sabem que
essas instituições estão condenadas, num prazo mais ou menos longo. Trata-se
apenas de gerir sua agonia e ocupar as pessoas, até a instalação de novas
forças que se anunciam. São as sociedades de controle que estão substituindo as
sociedades disciplinares. 'Controle' é o nome que Burroughs propõe para
designar o novo monstro, e que Foucault reconhece como nosso futuro próximo.
Paul Virilio também analisa sem parar as formas ultrarrápidas de controle ao ar
livre, que substituem as antigas disciplinas que operavam na duração de um
sistema fechado. Não cabe invocar produções farmacêuticas extraordinárias,
foramções nucleares, manipulações genéticas, ainda que sejam destinadas a
intervir no novo processo. Não se deve perguntar qual é o regime mais duro, ou
o mais tolerável, pois é em cada um deles que se enfrentam as liberações e as
sujeições. Por exemplo, na crise do hospital como meio de confinamento, a
setorização, os hospitais-dia, o atendimento a domicílio puderam marcar de
ínicio novas liberdades, mas também passaram a integrar mecanismos de controle
que rivalizam com os [242] mais duros confinamentos. Não cabe temer ou esperar,
mas buscar novas armas.”
Fonte: DELEUZE,
Gilles, in “Conversações”. Ed. 34, 2013, págs 223 e 224.
Atividade:
Gilles Deleuze escreve
sobre a mudança da sociedade da soberania para a sociedade de disciplina e
depois para a sociedade de controle, isso implica em grandes mudanças nas leis, costumes, modos de
produção e na sensação de passagem do tempo. Passa-se a usar de espaços
fechados para a criação de uma nova ordem social, que demanda a vigilância
constante e correção do indíviduo e que é superada por uma sociedade onde
predominam espaços abertos e podemos ser vistos e ver em qualquer lugar do
mundo e, consequentemente, sermos vigiados sem a necesidade de termos alguém
por perto. Escreva uma redação de 20 à 30 linhas sobre as mudanças trazidas
pelo período napoleônico e como a tecnologia (Internet, algoritmos , GPS entre
outras) a tecnologia está transformando esse sistema e o nosso modo de vida.
Olá será que daria pra fazer uma vídeo aula explicando o assunto? Ficaria melhor pra.nos de fato aprendermos o conteúdo
ResponderExcluirBoa noite, que tal criar um canal no Youtube?
ResponderExcluircomo se fosse o canal da escola assim vcs poderiam publicar vídeos aulas lá. Criem o canal e passem a conta para os professores,na legenda peçam para eles para colocar o nome da matéria e o ano, assim ficaria até mais fácil de entender, principalmente para pessoas q tem dificuldade de aprendizado!!!